Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Guarda-roupa planejado: vantagens e dicas para escolher o seu

  • 20 de junho de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Guarda-roupa planejado: vantagens e dicas para escolher o seu Riva Incorporadora

Descubra as vantagens de um guarda-roupa planejado e aprenda a escolher o modelo perfeito para otimizar o espaço e melhorar a organização.

Ter um guarda-roupa planejado vai além de garantir uma estética personalizada ao ambiente. É uma forma de ter um espaço mais organizado e prático com um móvel que atende às demandas de cada pessoa ou família.

No entanto, antes de iniciar qualquer projeto, é importante entender o que são móveis planejados, quais são suas vantagens e até como escolher o melhor tipo de guarda-roupa para a sua necessidade.

Neste conteúdo, vamos abordar esses temas e outras questões relevantes que podem transformar um quarto comum em um lugar funcional, espaçoso, confortável e com muito estilo. Acompanhe!

O que é um móvel planejado?

Antes de aprofundar as vantagens e dicas para escolher um guarda-roupa planejado, é importante compreender o conceito desse item. Os móveis planejados são peças personalizadas, projetadas e fabricadas conforme as necessidades e especificações pessoais.

Ou seja, diferentemente dos modulados, que têm tamanhos e formatos padronizados, os móveis planejados são feitos sob medida, considerando a área disponível e as preferências de cada cliente. Essa solução é perfeita para apartamentos pequenos, por exemplo.

Dessa forma, esse mobiliário costuma ter design exclusivo, além de ser fabricado com materiais de alta qualidade. É uma excelente maneira de otimizar o espaço e manter os ambientes, roupas e outros itens organizados, mesmo naqueles dias em que a rotina está mais agitada.

Quais são as vantagens dos móveis planejados?

Ao optar pelos móveis planejados, é possível aproveitar diversas vantagens que refletem não apenas na decoração dos ambientes, mas também no bem-estar de quem vive no local, já que favorecem a organização e, consequentemente, facilitam a limpeza.

Como esse tipo de móvel oferece soluções de armazenamento eficientes e adaptadas às preferências dos moradores, ele funciona muito bem em todos os tipos de espaços — quartos, salas, cozinhas, lavanderias e escritórios, por exemplo.

Além disso, móveis planejados valorizam o empreendimento, pois tornam o ambiente mais funcional e esteticamente diferenciado. Assim, se houver o interesse em alugar ou vender o imóvel, o retorno financeiro será consideravelmente maior.

Entre algumas opções de móveis que normalmente são planejados estão armários de cozinha, estantes para salas e escritórios e guarda-roupas, que podem ser divididos em categorias, como o guarda-roupa planejado casal e o guarda-roupa planejado solteiro.

Guarda-roupa planejado

Como escolher seu guarda-roupa planejado?

Antes de solicitar um projeto de guarda-roupa planejado, é importante considerar algumas questões, como o tamanho do móvel, suas funcionalidades, o material, a cor e até o design da peça. Entenda mais o que cada um desses termos significa na prática! 

Tamanho do móvel 

Para começar, um guarda-roupa não deve ocupar todo o quarto. Então, é necessário manter uma harmonia com os demais elementos do ambiente para que ele favoreça a decoração. Assim, meça o espaço disponível conforme as orientações do profissional do projeto.

Também é importante avaliar a quantidade de peças de roupas, calçados e acessórios que serão alocados no móvel, a proporcionalidade do guarda-roupa no cômodo e até outras dicas do responsável pelo planejamento.

Portas e gavetas do guarda-roupa 

Outro ponto importante é avaliar as opções de portas, gavetas e outras divisórias do guarda-roupa, considerando as necessidades de armazenamento e o aproveitamento do espaço.

Além disso, é necessário ficar de olho na abertura das portas e gavetas, ou seja, se elas têm espaço para isso ou se há a necessidade de criar alternativas, como as portas de correr.

Por último, as portas e acessórios devem combinar com o estilo da peça e podem ser valorizados com a inclusão de detalhes. Um bom exemplo são os espelhos nas portas que trazem iluminação e sensação de amplitude ao cômodo.

Material e design do guarda-roupa 

Materiais como MDF e MDP podem oferecer um bom custo-benefício e contam com várias possibilidades de acabamento. Ao optar por um móvel feito com madeira maciça, o desembolso pode ser mais elevado, mas a valorização da peça é maior devido à durabilidade e beleza do material.

Em relação ao design, o espaço interno deve ser valorizado e o exterior pode harmonizar com outros itens do local. Um nicho específico para a televisão ou uma abertura para embutir a cama e otimizar o ambiente são ótimos exemplos.

Cor do guarda-roupa planejado

A escolha das cores também é relevante, sendo importante harmonizar o guarda-roupa com a decoração do quarto de modo que o móvel vá além da funcionalidade, promovendo um melhor visual.

Cores neutras, como branco, bege, cinza ou tons de madeira, são escolhas seguras e versáteis, já que se adaptam facilmente ao ambiente e proporcionam a sensação de tranquilidade e aconchego. Além disso, são mais duradouras em relação às tendências de cores que podem sair e voltar à moda de tempos em tempos.

Outra questão é quanto às tonalidades. Quando escuras, tendem a sobrecarregar o espaço. Cores claras, no entanto, favorecem a iluminação natural e costumam causar uma sensação de amplitude.

Qual é o valor do guarda-roupa planejado?

O valor do guarda-roupa planejado pode variar consideravelmente de acordo com vários fatores, como tamanho e material do guarda-roupa, empresa escolhida para fazer o móvel, a complexidade do projeto e até a região em que a peça vai ser fabricada.

Sendo assim, é essencial solicitar cotações em diferentes lugares para ter uma ideia mais precisa dos valores praticados no mercado e encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. Cada empresa pode ter sua própria política de preços e formas de calcular o valor do guarda-roupa planejado.

Qual é o melhor tipo de guarda-roupa planejado? 

Escolher um guarda-roupa planejado é uma decisão que traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de ter um ambiente organizado, funcional e esteticamente agradável. Além de valorizar o imóvel, o que é um grande atrativo financeiro.

Ainda assim, vale ressaltar que o melhor tipo de guarda-roupa é aquele que se adequa às suas necessidades e atende às suas preferências de decoração.

Agora que você tem todas as informações necessárias, já pode começar a elaborar o projeto do seu guarda-roupa planejado e tornar seu ambiente um lugar prático, espaçoso e com muito estilo. Se você gostou dessas dicas, vai adorar saber como transformar o quarto do casal em um espaço acolhedor e romântico. Confira em Quarto de casal decorado: inspire-se com essas ideias!


Post Anterior
Festa junina em casa: saiba como fazer com estas dicas
Próximo post
Como é morar no bairro Pechincha no RJ?