Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como funciona a valorização de imóveis? Aprenda a calcular!

  • 30 de janeiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Como funciona a valorização de imóveis? Aprenda a calcular! Riva Incorporadora

Entenda como funciona e como calcular a valorização de imóveis e conheça os principais pontos que agregam valor a esse bem!

A valorização de imóveis é um dos pontos mais importantes a avaliar na hora de investir em um apartamento, casa ou outro tipo de empreendimento. Afinal, ela determina se o investimento foi um bom negócio, gerando apreciação do imóvel, ou se houve depreciação.

Por isso, é de extrema importância saber como calcular a valorização de um imóvel e entender quais pontos podem influenciar ou não nessa questão.

Neste artigo, você descobrirá como funciona a valorização de imóveis, como mensurar e quais os pontos a se atentar para escolher um imóvel que valorizará ao longo dos anos.

Como funciona a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis nada mais é do que o aumento do valor do bem ao longo do tempo — o que influencia diretamente o quanto você pode pedir em uma venda ou aluguel. Diversos fatores determinam a valorização, incluindo a localização e as benfeitorias feitas. Por isso, é muito importante estar atento ao fazer um investimento imobiliário

Confira, a seguir, os pontos que podem valorizar o seu bem.

Localização

A localização do imóvel é, com certeza, um dos fatores que mais influencia a valorização do bem. Bens situados em regiões centrais e com uma boa rede de comércio e serviços ao redor são os que mais costumam valorizar, justamente pela facilidade de acesso, tanto na mobilidade dentro de uma cidade quanto na praticidade de ter tudo por perto no dia a dia.

Entretanto, muitas outras regiões em uma cidade podem ser pontos de valorização, como bairros mais residenciais que contam com bons serviços no entorno ou áreas mais verdes e próximas a espaços de lazer e entretenimento. Por isso, é importante estar sempre atento ao mercado e às localizações mais visadas em sua cidade.

A segurança também é essencial quando falamos de um local que agrega valor, o que dá muita visibilidade a bairros mais tranquilos e que tenham pontos de delegacias próximos.

Infraestrutura do condomínio

Falando em segurança, hoje em dia os condomínios têm ganhado cada vez mais adeptos quando falamos de investimento imobiliário. Afinal, são espaços fechados que garantem maior proteção aos moradores, mas não só isso. Os condomínios mais novos têm cada vez mais elementos de infraestrutura que valorizam os imóveis.

Áreas de lazer, como piscina, playground, churrasqueiras e salões de festa, assim como academia, espaço pet e de coworking são alguns dos ambientes que têm agregado ainda mais valor a condomínios novos, que já são bastante valorizados por sua modernidade e estilo.

Reformas e melhorias

Cuidar sempre da manutenção, fazer reformas e benfeitorias, melhorando a estrutura e o conforto, são outros pontos que podem valorizar muito o imóvel. Além de estar com a estrutura em dia e com as instalações elétricas e hidráulicas em perfeito estado, investir em uma boa arquitetura e em um design de interior que valorizem a estética pode aumentar bastante o valor do bem.

Construtora reconhecida

Investir em um bem construído por uma incorporadora de boa reputação também é fundamental para garantir a valorização. Isso porque o tempo de mercado e o reconhecimento das construtoras refletem a qualidade dos imóveis, garantindo que tenham uma boa estrutura, com segurança e durabilidade.

Além disso, boas construtoras hoje em dia também têm investido em projetos mais sustentáveis, priorizando condomínios que façam reúso de água e implementem estratégias de economia de energia, além de coleta seletiva e automação residencial. Tudo isso traz ainda mais valorização.

A Riva contribui para uma urbanização mais sustentável e, consequentemente, para a valorização de imóveis ao usar materiais recicláveis e uma gestão de resíduos no processo de construção e projetar áreas verdes dentro de seus empreendimentos, proporcionando uma conexão maior dos moradores com a natureza.

Como mensurar a valorização de um imóvel? 

Para mensurar a valorização de um empreendimento, é importante levar em consideração todos os pontos citados acima, pois eles afetam diretamente a taxa de valorização de imóveis, que determina o cálculo do aumento de valor ao longo do tempo.

Não existe apenas um cálculo específico para determinar o quanto um imóvel pode valorizar, mas é possível encontrar diversas calculadoras de valorização de imóveis online para ajudar a ter uma noção. Além disso, a valorização leva em consideração diversos índices de mercado, como IGP-M, INCC e IPCA. Confira, em detalhes, alguns deles:

  • FipeZAP: principal índice que acompanha os valores de imóveis residenciais e comerciais com base em anúncios de venda;
  • Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M): índice mais usado no ajuste de valores de aluguéis;
  • Índice Nacional de Custos da Construção (INCC): índice que monitora os custos da construção civil que influenciam os preços;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): principal índice inflacionário do Brasil que vem sendo utilizado também para ajustar valores de contratos de aluguel e financiamento imobiliário;
  • Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R): índice que quantifica a valorização de imóveis comprados por meio de financiamento imobiliário;
  • Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais (IVG-R): índice que monitora a variação dos valores de avaliação dos bens.

Solicitar uma avaliação do valor venal também é uma boa maneira de descobrir a sua valorização. Esse valor é uma estimativa de preço determinada pelo Poder Público para cada imóvel e a avaliação de um especialista pode ser solicitada geralmente na prefeitura em que o imóvel se localiza. 

O valor venal não só determina o valor atual, com base numa avaliação minuciosa das condições do bem, como também é usado para calcular impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Qual a média de valorização anual dos imóveis?

A valorização anual demonstra quanto um imóvel valorizou ao longo de um ano, auxiliando proprietários e investidores a acompanharem a apreciação ou depreciação do bem nesse período. 

Entre 2018 e 2023, segundo o índice FipeZAP, os imóveis chegaram a valorizar até 40% acima da inflação nas melhores cidades para investir em imóveis no Brasil, onde o metro quadrado subiu até 16%, demonstrando uma grande valorização nos últimos 5 anos.

E, para ter uma ideia mais geral, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a média anual de valorização do preço dos imóveis somou 12,2% entre os anos de 2012 e 2022, com a tendência de seguir a valorização de mais de 10% anualmente.

Como escolher um imóvel que gerará boa valorização?

Com todas as informações que demos até aqui, já ficou mais fácil saber como investir em imóveis que vão ter boa valorização no futuro, certo? Escolher empreendimentos novos, situados em boa localização, de preferência em condomínios fechados com área de lazer e construídos por incorporadoras renomadas no mercado imobiliário são alguns pontos fundamentais para garantir a valorização do seu imóvel. 

Além disso, é importante estar atento ao mercado imobiliário e aos principais índices que influenciam a taxa de valorização de imóveis. Assim, você fica mais seguro de que seu investimento gerará bons frutos, com apreciação de valores para venda ou aluguel.

A Riva Incorporadora tem o compromisso de apoiar os brasileiros a fazerem bons investimentos, oferecendo imóveis de alta qualidade e valorização garantida. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos empreendimentos!


Post Anterior
O que é a habitação de interesse social? Entenda a importância
Próximo post
Decoração de carnaval: dicas práticas para enfeitar seu apartamento