Como é morar no Rio de Janeiro? Conheça os pontos positivos da cidade maravilhosa
- 3 de março de 2023
- Equipe Riva
- 16 minutos de leitura
Morar no Rio de Janeiro é contar com uma ampla variedade de opções culturais, gastronômicas e naturais para atender a diferentes estilos de vida.
A vibrante vida noturna na cidade oferece uma ampla seleção de bares e restaurantes, que vão desde restaurantes renomados em todo o Brasil até o tradicional combo de caldo de feijão com cerveja no final da tarde.
Além disso, o Rio oferece diversas atividades de lazer, incluindo shows internacionais e importantes jogos de futebol no Estádio do Maracanã.
E para quem procura estar mais perto da natureza, investir em uma casa ou comprar um apartamento é uma ótima escolha.
Portanto, confira mais detalhes sobre cada região da capital fluminense, as vantagens de se mudar para lá e indicações dos melhores bairros e empreendimentos residenciais.
Onde morar no Rio de Janeiro: conheça mais sobre as regiões
Esta é a segunda maior cidade do Brasil em termos de população e é composta por mais de 160 bairros, divididos em quatro zonas: Zona Sul, Zona Oeste, Centro do Rio e Zona Norte, cada uma com sua própria história e cultura distintas.
Sendo assim, ao escolher onde morar no Rio de Janeiro, é importante levar em consideração o tempo de deslocamento entre cada região. A Zona Sul é ideal para quem frequenta a região para trabalho ou lazer, pois muitas atividades podem ser realizadas a pé.
Por outro lado, o bairro de Botafogo oferece uma ampla gama de recursos, incluindo hospitais, supermercados, academias, bares, restaurantes e shoppings, além de boa mobilidade com o metrô.
Então, confira mais detalhes sobre cada uma das áreas no Rio!
Sul
A Zona Sul do Rio de Janeiro é uma região rica em oportunidades para o lazer e o bem-estar.
Com uma variedade de bairros para atender a diferentes gostos e estilos de vida, a Zona Sul é uma das áreas mais cosmopolitas da cidade, rodeada de pontos turísticos emblemáticos, como o Cristo Redentor e o Jardim Botânico.
Além disso, a ótima mobilidade urbana faz com seja fácil se deslocar na região de carro, ônibus ou metrô.
Alguns dos bairros mais famosos da Zona Sul incluem Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme e Botafogo e a área também oferece opções de lazer, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Floresta da Tijuca, as praias de Copacabana e Ipanema e muito mais.
E com 14 estações de metrô e fácil acesso a ônibus, a Zona Sul é uma região perfeita para se viver, trabalhar e se divertir.
Norte
Ao morar no Rio de Janeiro, na Zona Norte você encontra um mercado imobiliário aquecido, tendo acesso fácil a lugares como o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a cidade de Niterói.
A região é servida por duas linhas do Metrô Rio, a 1-Laranja e a 2-Verde, e também é atravessada por importantes vias de acesso, como a Avenida Brasil e a Linha Amarela.
Além disso, a Zona Norte do Rio de Janeiro é rica em atrações turísticas e culturais, como a Floresta da Tijuca, o Jardim Zoológico, museus, igrejas históricas e o estádio Maracanã.
Por isso, a Zona Norte é uma excelente opção para quem procura morar em uma região versátil e próxima a atrações turísticas e culturais.
Oeste
A Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma região populosa, com 41 bairros. Ela tem opções variadas de lazer, incluindo o Parque Estadual da Pedra Branca, a praia da Barra da Tijuca e o shopping Village Mall.
Sendo assim, quem se interessa por morar no Rio de Janeiro deve saber que trata-se de uma área conhecida por ser uma mais tranquila em termos de segurança, com alguns bairros considerados os melhores da cidade.
Além disso, a região possui uma vasta extensão territorial, o que leva a uma baixa densidade demográfica e grande pluralidade de valores de imóveis e metro quadrado.
E embora seja principalmente residencial, a Zona Oeste também tem muitas opções de shoppings e lojas de rua, além de ser famosa por suas praias, sendo a Barra da Tijuca a maior e mais extensa.
Centro
O centro do Rio de Janeiro tem uma mistura de tradição e modernidade com marcos arquitetônicos e culturais como a Catedral Metropolitana, Paço Imperial, e Theatro Municipal.
Além disso, há muitas opções gastronômicas, incluindo Confeitaria Colombo, Bar Luiz, Casa Villarino, Restaurante Rio Minho, e Casa Paladino. O centro também tem museus históricos como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte do Rio.
Também vale a pena destacar o Museu do Amanhã, que promove diversas reflexões sobre os caminhos da sociedade no mundo.
E para quem gosta da noite, o centro fica perto da Lapa, onde há bares e casas de shows como o Carioca da Gema, Leviano Bar, Circo Voador e Fundição Progresso.
O que considerar na hora de decidir morar no Rio?
Ir para outra cidade é uma decisão que deve ser tomada com cautela. Afinal, trata-se de uma mudança em diversas áreas de nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Portanto, veja alguns pontos que você deve considerar antes de morar no Rio de Janeiro!
Mobilidade
A mobilidade no Rio de Janeiro é composta por diversas opções, como metrô, BRT, trem, táxis, carros de aplicativo, ônibus, barcas, bikes, aeroportos, rodoviária e VLT.
Contudo, o Metrô Rio é o transporte mais utilizado e tem três linhas, sendo referência por ter um vagão exclusivo para mulheres durante horários de pico.
Além disso, o Táxi Rio oferece um aplicativo com preços acessíveis e possibilidade de simulação de preço antes da corrida.
Também vale destacar que a cidade conta com dois aeroportos: Santos Dumont, próximo da Zona Sul e destinado a voos nacionais, e o Galeão, destinado a voos internacionais e mais econômico.
Já a Rodoviária do Rio permite viagens mais acessíveis a São Paulo e o VLT é moderno e leva passageiros a pontos turísticos.
Educação
Quem pensa em morar no Rio de Janeiro deve saber que a cidade é rica em opções de educação, incluindo escolas públicas para a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tanto municipais, estaduais quanto federais e privadas.
Além disso, a região ainda oferece acesso a um dos mais importantes polos universitários do Brasil, com instituições públicas e privadas de destaque.
Por exemplo, a “Cidade Universitária” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa grande parte da Ilha do Fundão e possui mais de cinco milhões de metros quadrados de área total, incluindo importantes centros de pesquisa.
Também estão presentes:
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO);
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio);
- Instituto Militar de Engenharia (IME).
Serviços
O Rio de Janeiro oferece uma ampla variedade de opções de comércio e serviços para sua população de milhões de habitantes, mas as características dos estabelecimentos variam de acordo com as regiões.
Então, nas Zonas Norte e Sul, região Central e em parte da Zona Oeste, por exemplo, existem muitas lojas e pequenos mercados, além de shoppings.
Por outro lado, na região da Barra da Tijuca há prioridade para grandes shoppings, hipermercados e centros comerciais.
Natureza e suas belezas
Muitas pessoas pensam em morar no Rio de Janeiro pela incrível beleza natural típica da cidade, que traz mais sensação de tranquilidade e bem-estar.
Afinal, até quem mora a muito tempo na região ainda é capaz de se surpreender com os cenários encantadores, dignos de cartões postais.
Não é atoa que muitos dos pontos turísticos do Rio contam com a presença abundante da natureza, como o Jardim Botânico, o Arpoador, a Floresta da Tijuca e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Até mesmo o Cristo Redentor, um monumento construído por pessoas, não seria tão impressionante se não estivesse cercado por uma paisagem tão bela e impressionante.
Praias
Determinar as praias mais incríveis do Rio de Janeiro é um desafio, pois cada pedaço da cidade tem sua própria marca, seja por suas ondas fortes para surfar, por um pôr do sol espetacular ou simplesmente por areia quente para descansar.
O Rio possui dezenas de praias, mas é importante entender suas intenções na cidade, pois as praias cariocas possuem estilos variados.
Isso porque enquanto algumas são valorizadas pela beleza, outras são destacadas pela atividade em si e nem sempre pela natação.
A emblemática Praia do Arpoador é um local fundamental para a história do surfe no Brasil, pois foi aí que o esporte começou a se popularizar e já recebeu etapas da Liga Mundial de Surfe.
Devido ao seu caráter tradicional, costuma estar lotado, mas uma de suas vantagens é que é possível surfar à noite graças à iluminação pública. As ondas por lá começam a quebrar perto das pedras, podem chegar a 2,5 metros e é possível ver uma forte correnteza.
Além disso, a Praia de Ipanema, famosa pelo hit “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é uma das praias preferidas dos moradores e turistas, principalmente pela vista do pôr do sol única, que garante fotos perfeitas.
Contudo, caso deseje mergulhar, tenha cuidado, pois as ondas são geralmente fortes e acompanhadas de muita correnteza.
Outra praia que vale a pena o destaque é a de Copacabana, uma ótima escolha para quem gosta de praticar atividades físicas.
Lá também é um ótimo ponto de encontro carioca, muito frequentado durante o dia e à noite.
Quais os bairros para morar no Rio de Janeiro?
Agora que você conhece as maiores vantagens de morar no Rio de Janeiro, confira alguns bairros que valem a pena considerar na hora de procurar um imóvel.
Barra da tijuca
A Barra da Tijuca é uma área nobre do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades da natureza e com fácil acesso a recursos importantes. Entre eles estão restaurantes, shoppings, hospitais, faculdades, farmácias, escolas e meios de transporte público.
Contudo, depois dos Jogos Olímpicos de 2016, a região recebeu uma melhoria na infraestrutura, incluindo a construção de novos prédios e uma ampla gama de opções de lazer, como praias, trilhas e esportes ao ar livre.
Além disso, o Barra Shopping, localizado na famosa Avenida das Américas, é um dos destaques do bairro.
Por isso, a Riva oferece unidades para venda no Duet Barra, um empreendimento completo que une o melhor da vida urbana com a tranquilidade da natureza.
Dessa forma, você pode optar por apartamentos com 2 ou 3 quartos e infraestrutura completa de lazer e segurança.
O empreendimento conta com salão de jogos, espaço de churrasqueira, piscina infantil e adulto, horta e até um mini mercado. Além do pet place, academia e bicicletário que podem contribuir com a sua qualidade de vida.
Copacabana
Copacabana é um dos bairros mais famosos e procurados do Brasil, graças a sua praia, estátuas de personagens históricos e calçadão.
Portanto, o bairro oferece uma ampla gama de serviços, incluindo hospitais e comércio, e é bem servido por transporte público, com três estações de metrô e muitos pontos de ônibus.
Contudo, o padrão de vida é de classe média alta, com o preço do metro quadrado em torno de R$ 11,2 mil. Além disso, Copacabana é conhecida por sua segurança, tornando-a uma opção atraente para quem procura um lugar para viver.
Recreio dos Bandeirantes
O bairro do Recreio dos Bandeirantes é uma opção para quem procura morar em contato com a natureza, com a vantagem de ter serviços como escolas e hospitais.
Portanto, é uma área conhecida por suas praias, que atraem surfistas, e por seu planejamento, com avenidas largas e prédios baixos.
Também vale destacar que o bairro é cercado por parques e mata, e também sedia eventos como o Rock in Rio e a Bienal do Livro.
Mas mesmo que as opções de transporte público não sejam tão diversificadas, há linhas de ônibus e a linha TransOlímpica do BRT disponíveis.
Sendo assim, um ótimo empreendimento no bairro é o Vibe Barra Soul. Afinal, trata-se de um dos melhores lançamentos da região, com alto padrão de acabamento, área de lazer completa e localização privilegiada, perto do comércio e das praias.
E além desses, você pode conferir mais detalhes sobre os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro!
Você encontra empreendimentos Riva no Rio de Janeiro!
Morar no Rio de Janeiro é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, trata-se de uma das cidades mais emblemáticas do país, com uma cultura muito rica, boa infraestrutura, uma mistura única entre urbanismo e natureza e muitas opções de lazer.
Por isso, se você estiver pensando em comprar um apartamento no Rio, você pode conferir ainda mais empreendimentos Riva Incorporadora. Assim contará com atendimento digital personalizado, mão de obra super qualificada e muitos outros benefícios! Confira:
E para conferir ainda mais informações sobre os melhores locais para morar no Brasil, acompanhe o Blog da Riva Incorporadora!