Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Bairro residencial ou bairro comercial: qual escolher?

  • 24 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 21 minutos de leitura
Bairro residencial ou bairro comercial: qual escolher? Riva Incorporadora

Quer saber o que analisar na hora de escolher entre o bairro residencial ou o bairro comercial? Encontre a resposta neste artigo!

Decidir pela compra de um imóvel pode exigir algum esforço, afinal, muitas variáveis devem ser analisadas antes de bater o martelo. 

Então, para acertar na busca e evitar o máximo de inconvenientes possível, considere a escolha entre bairro residencial ou bairro comercial.

Na hora de comprar um apartamento, muitas pessoas verificam apenas a localização e não consideram o tipo de bairro, podendo se arrepender da decisão.

Por isso, descreveremos neste post as principais diferenças entre essas duas opções a fim de ajudar você na sua escolha, que leva em conta a sua forma de viver e suas preferências. 

Confira conosco e tenha uma excelente leitura!

Em que consiste um bairro residencial?

Um bairro residencial é projetado especialmente para a construção de residências familiares

Sendo assim, tudo o que se desenvolve nesse espaço se volta à promoção do bem-estar e  conforto dos moradores, sempre dando prioridade à qualidade de vida das pessoas.

Portanto, esses bairros costumam ter ruas amplas, limpas e arborizadas, e menos movimento de trânsito, sendo ideal para quem possui um estilo de vida mais tranquilo.

Além disso, há uma preocupação em levar instalações de primeira necessidade para a população, como escolas, comércio local, clínicas etc. 

Ou seja, nas grandes cidades, correspondem a uma mini cidade do interior.

Imagem vista de cima de um bairro. Ilustrativa para texto bairro residencial ou bairro comercial.

E o que é um bairro comercial?

Como o próprio nome indica, o bairro comercial prioriza o acesso aos serviços e ao comércio, com boa parte de empreendimentos desse tipo.

Ele se localiza, geralmente, na região central das cidades, se caracterizando pelo intenso tráfego de gente e veículos ao longo do dia e, às vezes, durante a noite.

Para quem reside nesses bairros, a praticidade pode ser uma grande aliada na hora de encurtar distâncias, principalmente para quem prefere não dirigir um carro o tempo todo.

Tipos de bairros

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que existem diversos tipos de bairros residenciais e comerciais nas grandes cidades brasileiras.

Assim como há diferentes tipos de decoração dos ambientes de uma casa, o mesmo se aplica aos bairros de um município.

Portanto, conhecer essas diferenças influencia diretamente na hora de selecionar se você vai se mudar para um bairro residencial ou um bairro comercial.

Para te ajudar nisso, vamos listar 5 estilos de bairros mais comuns nas metrópoles brasileiras. Continue lendo para conhecê-los!

Bairros tradicionais

Os bairros tradicionais são os mais antigos da cidade, compostos por prédios de arquitetura clássica da região. Em alguns lugares, há até prédios tombados pelo patrimônio histórico local.

Geralmente, esses espaços ficam próximos à região central do município, tendo uma melhor infraestrutura urbana e maior oferta de serviços.

Portanto, na maior parte das vezes, um bairro comercial é um tradicional, embora existam casos de um bairro residencial que reúne essas características mais antigas. 

Na Zona Sul de São Paulo, por exemplo, podemos encontrar o Ipiranga, um dos bairros residenciais mais antigos da cidade.

Então, na hora de escolher um imóvel, é importante perceber que esses empreendimentos exigem maiores reformas. Ainda há os casos de prédios tombados, que precisam seguir algumas regras para essas adaptações.

Bairros novos

Por sua vez, os bairros novos consistem nos mais recentes da cidade. Isso significa que geralmente concentram obras mais modernas e atualizadas, mas também se localizam em regiões mais afastadas.

Como exemplo, citamos os bairros onde se criam empreendimentos populares e habitacionais subsidiados pelo Governo.

Outra desvantagem dos bairros mais recentes é a ausência de estabelecimentos comerciais próximos e as construções em andamento, que geram barulhos do maquinário e pessoas circulando no local.

Em contrapartida, eles se apresentam como excelentes oportunidades para investimentos em imóveis, visto que são regiões em desenvolvimento no município.

Bairros turísticos

Esses bairros concentram o maior número de hotéis, pousadas e restaurantes, e se referem àqueles próximos dos pontos turísticos da região.

Assim, se tratam de bairros localizados nas áreas nobres das cidades, com grande volume de turistas na região e empreendimentos comerciais.

Próximo à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Recreio dos Bandeirantes é um dos bairros turísticos mais procurados, devido às suas belas praias e opções de lazer para os viajantes e moradores.

Logo, se você busca morar em algum lugar com essas características, tenha em mente que o valor dos imóvel é consideravelmente mais alto que de outras regiões da cidade.

Bairros étnicos

A história do Brasil está intimamente ligada com a influência de diversos povos estrangeiros no território, como portugueses, africanos, italianos, alemães, japoneses, dentre outros.

Então, a presença desses povos contribuiu para o surgimento dos bairros étnicos, compostos por grupos familiares de diferentes etnias e raças.

Nesses locais, é possível encontrar pessoas falando idiomas estrangeiros, comidas típicas de países distantes, edifícios com arquiteturas diferenciadas, e assim por diante.

Esses espaços são ideais para quem busca se integrar em culturas diferentes sem precisar sair do país, além de conhecer tradições diferentes e como elas foram incorporadas às nossas.

Bairros boêmios

Por fim, os bairros boêmios são ótimas opções para pessoas que gostam da agitação noturna, com seus bares e baladas.

Geralmente, eles também são turísticos. Contudo, em algumas cidades, a diferença consiste na ausência de hotéis e pousadas nos bairros boêmios. 

Inclusive, muitas pessoas da própria cidade se deslocam para esses lugares com o intuito de se divertirem.

Morar nesses bairros, no entanto, exige uma certa adaptação ao ambiente. Se você não gosta de barulho, talvez essa não seja uma boa opção para morar!

Agora que você sabe os tipos de bairros existentes, vamos listar alguns prós e contras de optar por um bairro comercial ou um bairro residencial. Acompanhe o post e saiba mais!

Região com muitos bares. Imagem ilustrativa para texto bairro residencial ou bairro comercial.

Prós e contras do bairro residencial

Antes de se mudar para qualquer lugar, é extremamente importante que você faça um levantamento dos prós e contras, pensando na sua realidade.

Dessa maneira, você conseguirá selecionar entre um bairro comercial e um bairro residencial da melhor maneira possível e sem arrependimentos futuros.

Outro aspecto importante é considerar as variáveis em conjunto e não separadamente.

Um imóvel bem localizado, mas que possui um tamanho pequeno que não se adequa à sua realidade pode causar frustrações e impactar nos níveis de felicidade de sua família.

Então, pense com bastante cautela antes de tomar qualquer decisão. Agora, confira os prós e contras do bairro residencial.

Segurança

A segurança é uma das grandes preocupações dos brasileiros, tendo em vista os níveis crescentes de violência nas cidades.

Assim, os níveis de segurança dos bairros residenciais se constituem como uma das vantagens mais atrativas para quem busca tranquilidade e sossego.

Bairros comerciais costumam ter maior tráfego durante a noite e serem mais visados por criminosos, especialmente aqueles mais próximos de áreas ricas da cidade.

No entanto, reiteramos que você precisa analisar essas variáveis de forma conjunta.

Por exemplo, um bairro comercial de uma área mais rica ou próxima do centro também conta com um maior policiamento, enquanto um bairro residencial mais afastado pode ter maiores problemas nesse sentido.

Portanto, estude com cautela e não tome uma decisão impulsiva na hora de escolher entre um bairro residencial e um bairro comercial.

Qualidade de vida

Manter uma boa qualidade de vida tem se tornado um desafio em muitas cidades. Dito isso, esse fator é extremamente relevante para a maioria das pessoas. 

Sendo assim, bairros residenciais podem oferecer esse benefício, já que contam com condomínios e casas com grande espaço de áreas comuns.

Dessa maneira, as pessoas conseguem usufruir de um ambiente externo durante suas atividades de lazer, o que não costuma se encontrar nos bairros comerciais.

Nesses bairros há oferta de comércio local, farmácias, padarias, supermercados, praças, academias, restaurantes e tudo o que as famílias precisam para ter uma vida confortável.

Tamanho dos imóveis

No passado, os imóveis de um bairro residencial costumavam ser maiores que os de um bairro comercial, o que fazia toda a diferença para quem aprecia um quintal com espaço para as crianças brincarem.

Além disso, era possível desfrutar do jardim e da piscina com certa privacidade, ou seja, sem a presença de edifícios imensos ao redor.

Hoje em dia, no entanto, imóveis amplos neste tipo de bairro são mais difíceis de se encontrar, pois as construtoras dão preferência aos empreendimentos menores, que se adaptam melhor às rotinas familiares atuais. 

Ainda assim, para quem tem um projeto familiar, é possível adaptar o local para acomodar todas as necessidades da família.

Investimento valorizado

A aquisição de um apartamento ou uma casa é um bom investimento. Então, quem compra um imóvel espera ter um retorno financeiro equivalente. 

Logo, apostar em imóveis que se localizam em bairros residenciais, principalmente os mais novos, pode ser um excelente negócio.

Sempre que há um novo estabelecimento ou uma obra de infraestrutura, a valorização do local aumenta e isso tende a melhorar ainda mais com o tempo.

Distâncias

Em contrapartida, a principal desvantagem de boa parte dos bairros residenciais diz respeito à sua grande distância dos locais de trabalho.

O comércio mais badalado e muitas empresas importantes se situam nas regiões centrais das cidades, que podem ficar fora do alcance de quem reside em bairros mais longes. 

Desse modo, muita gente precisa contar com transporte coletivo ou outros meios para se locomover.

Em muitos centros urbanos, as pessoas chegam a perder de 2 a 3 horas no trânsito apenas para se deslocarem para o trabalho. Isso gera grandes níveis de estresse e insatisfação pessoal. 

Prós e contras do bairro comercial

A seguir, vamos apresentar os prós e contras de se morar em um bairro comercial em contraste com um bairro residencial. Novamente, enfatizamos que você precisa analisar as variáveis conjuntamente.

Região movimentada com muitos comércios. Imagem ilustrativa para texto bairro residencial ou bairro comercial.

Praticidade

Para quem precisa privilegiar a praticidade, um imóvel em bairro comercial pode ser a melhor alternativa, já que tudo está ao alcance das mãos

No entanto, nesses locais há um predomínio de apartamentos menores e, nos grandes centros, desenham-se as plantas dos empreendimentos com o objetivo de facilitar o dia a dia de pessoas que levam uma vida mais agitada.

Outro aspecto importante é que esses imóveis costumam ser projetos arquitetônicos que otimizam os pequenos espaços, com aposta em mobiliário moderno e projetos multifuncionais. 

Dessa forma, os preços ficam mais atrativos e acessíveis, especialmente para pessoas que se encontram no processo de financiamento do primeiro apartamento.

Opções de transporte

Os centros das cidades são áreas estratégicas, por isso, as linhas de trens, ônibus e metrôs circulam pelos bairros próximos, o que facilita a mobilidade. 

Isso também possibilita o deslocamento fácil de qualquer ponto do bairro para outros locais da cidade mais afastados.

Por último, o projeto urbano para locomoção nas ruas tem como intuito facilitar o deslocamento dos veículos, o que contribui para uma melhor fluidez do trânsito.

Alternativas de cultura e lazer

Quem reside em um bairro comercial dispõe de mais facilidade para frequentar um shopping, um cinema e, também, museus, centros culturais, casas de shows e assim por diante. 

É bom lembrar que muitas atrações culturais são gratuitas ou custam muito pouco, o que contribui ainda mais com seu acesso e com o orçamento dos moradores.

Poluição

Esse é um dos principais pontos negativos para quem decide morar em bairros comerciais, já que nessas regiões os excessos estão por toda parte. 

Trata-se de um território com muita movimentação e circulação intensa de pessoas e isso resulta em todo tipo de poluição, tanto dos carros quanto sonora e visual.

Para quem não abre mão da tranquilidade e do silêncio, isso pode ser um empecilho. Portanto, analise se você tem disposição para lidar com esse problema.

Além disso, o ar mais poluído nunca é o melhor amigo de quem tem problemas respiratórios, como rinite e asma, principalmente no inverno e quando o tempo está mais seco.

Dificuldade para estacionar

Encontrar um lugar para estacionar um carro em regiões centrais das cidades grandes, como São Paulo, chega a ser um luxo. 

Quem continua usando muito o carro, mesmo morando no centro, precisa pensar bem no assunto antes de fazer sua escolha.

Por outro lado, o problema de vagas para carros pode ser um entrave ainda maior para quem sai de bairros distantes e perde muito tempo no centro tentando estacionar.

É importante, ainda, verificar se o condomínio no qual você pretende morar oferece vagas de estacionamento.

Sendo assim, mudar para um bairro comercial se adequa melhor às pessoas que não têm carro ou que o utilizam apenas para viagens mais longas.

Conforme observamos nos prós e contras acima descritos, a escolha entre bairro residencial e bairro comercial se concentra principalmente no seu estilo de vida ou das suas demandas.

De qualquer forma, as duas alternativas oferecem boas oportunidades de ter uma vida bem estruturada e confortável.

Para isso, é importante definir também o tipo de imóvel para morar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este post da Riva Incorporadora com 10 dicas essenciais para comprar o seu apartamento!

Fatores a considerar na escolha entre bairro residencial e bairro comercial

Agora que você sabe os prós e contras do bairro residencial e do bairro comercial, está na hora de considerar alguns critérios que influenciam na compra do seu imóvel.

Aliás, nunca tome uma decisão crucial como essa sem analisar todos os aspectos, como as taxas de juros, os tipos de financiamento, as financiadoras envolvidas, e assim por diante.

Também verifique a credibilidade da construtora perante os órgãos reguladores e a reputação que ela possui com os clientes.

Com uma simples busca na internet, você encontra essas informações e pode planejar a aquisição do seu apartamento próprio sem dores de cabeça.

Tendo isso em mente, confira agora 4 fatores fundamentais que você deve considerar na hora de se mudar para um bairro, seja ele residencial ou comercial.

Rotina familiar

Em primeiro lugar, veja como é a rotina de sua família e se o bairro oferece suporte para que o seu cotidiano se torne mais fácil

Assim, o imóvel se localiza em uma região próxima a hospitais, colégios, supermercados, farmácias e afins? A distância de seu futuro apartamento até esses lugares é viável?

Outro elemento importante consiste nas vias de acesso e as opções de transporte público. Mesmo que você tenha carro, imprevistos ocorrem e você pode precisar dessas alternativas.

Logo, verifique se existem muitos engarrafamentos nos horários de pico ou se existem boas condições para transitar pela região com tranquilidade.

Família reunida em sala de casa.

Valorização do local

Uma casa ou apartamento também são formas de investir no seu futuro, então nada mais justo que analisar o aspecto financeiro que envolve essa aplicação.

Dito isso, considere que você pode querer vender seu imóvel ou se mudar para outra região. Então, é melhor escolher um bairro em ascensão do que uma região barata, mas que apresenta maior dificuldade para negociar uma venda.

Nesse sentido, um bairro comercial oferece menos vantagens do que um bairro residencial. Isso acontece porque há uma alta concentração de pessoas na região, o que atrai mais assaltos e furtos.

Regiões residenciais tendem a se valorizar mais com o tempo, visto que as pessoas sempre buscam lugares mais tranquilos para morar. Isso também significa que esses bairros são mais caros, o que exige um maior planejamento financeiro familiar.

Estrutura do imóvel e do condomínio

Ao considerar esses aspectos, você pode focar na estrutura do imóvel e do condomínio em si, relacionando-a com as suas necessidades.

Antes de tudo, se certifique de que o imóvel possui os elementos de infraestrutura básica, como água, luz, gás, internet, esgoto, e assim por diante.

Também é possível encontrar empreendimentos populares com uma estrutura de condomínio excelente, composta de jardins bem cuidados, espaços de lazer e áreas verdes amplas.

Aliás, é importante lembrar que esses aspectos influenciam diretamente no bem-estar dos moradores, pois quanto mais opções o ambiente oferecer, melhor será morar no lugar.

Considere o conforto

Por último, mas não menos importante, considere também o conforto na hora de escolher um apartamento, seja em um bairro residencial ou em um bairro comercial.

Hoje em dia, muitas construções são menores, voltadas para a realidade de pessoas que trabalham fora e não passam muito tempo dentro de casa.

Por outro lado, os apartamentos maiores costumam ficar nas regiões mais afastadas, exigindo um deslocamento maior para quem trabalha no centro da cidade.

Se você tem uma família grande, por exemplo, não é interessante morar em um apartamento menor, ainda que mais barato e perto das regiões centrais.

Faça a escolha que proporcione um maior conforto para você e os seus familiares, e também analise se o tamanho da casa está de seu agrado. Desse modo, você se certifica de que escolheu o melhor apartamento possível!

Agora que você já sabe como escolher o melhor bairro, conte com a Riva para adquirir seu imóvel

Com as nossas dicas, ficou mais simples escolher entre o bairro residencial e o bairro comercial para adquirir o seu imóvel.

Mas se você estiver em busca de apartamentos seguros e de qualidade, você precisa conhecer a Riva Incorporadora.

Nós oferecemos empreendimentos localizados nas melhores cidades brasileiras, com atendimento personalizado e opções de financiamento acessíveis que cabem no seu bolso.

Além disso, nossos projetos são modernos e funcionais, feitos por profissionais qualificados em canteiros de obras sustentáveis e seguros.

Portanto, conheça os imóveis da Riva Incorporadora e dê o primeiro passo em direção à conquista do seu apartamento próprio!

Também não esqueça de conferir o Blog da Riva Incorporadora para ter acesso a novos conteúdos e mais dicas sobre imóveis. Aguardamos você!


Post Anterior
Saiba como montar uma adega em casa e manter seus vinhos bem armazenados
Próximo post
4 diferenciais que só um apartamento Riva pode entregar