Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Aprenda a montar um cronograma de limpeza doméstica

  • 17 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Aprenda a montar um cronograma de limpeza doméstica Riva Incorporadora

Morar bem é também morar num lugar limpo e organizado. Entenda como estabelecer isso na sua casa.

Quando falamos em limpeza doméstica, não estamos falando apenas da beleza do ambiente, mas de como isso pode influenciar sua qualidade de vida, bem-estar e até a saúde.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Você é o tipo de pessoa dona de casa que sabe como montar um cronograma de limpeza? Se não tem ideia de como cumprir essa tarefa, aproveite para conferir todas as dicas até o final do texto!

Importância da limpeza do apartamento

O conceito de limpeza é relativo entre as pessoas. Para algumas, basta uma boa faxina de vez em quando para deixar a casa limpa, enquanto outras gostam de cuidar diariamente sem deixar as tarefas (e a sujeira!) acumularem.

Essa concepção pode variar e cada um tem direito de manter sua casa como achar melhor, não é verdade? Não há certo e errado. A questão é que a limpeza não pode ser deixada de lado, pois influencia diretamente na sua saúde.

Já parou para pensar sobre isso? Viver em um lugar desagradável afeta seu bem-estar físico e mental, afastando a cada dia a possibilidade de ter uma vida equilibrada e feliz.

O acúmulo de poeiras, fungos, bactérias e toxinas é capaz de prejudicar seu sistema respiratório, por exemplo. Isso é muito mais difícil de acontecer quando os cômodos estão limpos e arejados. Limpeza e organização também favorecem a criatividade, promovem a sensação de paz e ainda garantem que você se sinta satisfeito ao chegar em casa.

Criando um cronograma de arrumação doméstica

Não há uma única regra para limpar e arrumar a casa. Cada pessoa tem suas necessidades e preferências, mas o cronograma é um recurso que vai facilitar essa missão independentemente de como ele for estruturado. Ou seja, a grande dica é montar esse plano de ação para organizar as tarefas.

A seguir, saiba quais são os passos essenciais.

1. Pense em todas as tarefas

Antes de qualquer coisa, pense em todas as tarefas que fazem parte da rotina de limpeza da sua casa. Quem mora em casa com quintal e jardim, por exemplo, precisa incluir atividades que não estão nas preocupações dos moradores de apartamento.

Então, faça uma boa análise do espaço que você mora para identificar tudo o que precisa ser feito, considerando também o tempo que cada uma dessas tarefas exige para que o seu cronograma seja bem realista. Por exemplo, tirar o pó de alguns itens de decoração leva menos tempo do que limpar os vidros da janela. Esses detalhes facilitam a organizar as tarefas da melhor forma possível.

Nessa etapa, a principal dica é não pensar apenas no básico, tipo varrer o chão ou colocar as roupas para lavar. Dedique um tempo para examinar realmente tudo, desde virar o colchão de vez até lavar os tapetes ou trocar o filtro do ar-condicionado.

2. Estabeleça a frequência de cada uma

Nem tudo segue a mesma rotina, não é mesmo? Arrumar a cama normalmente é uma atividade diária, assim como lavar louças ou retirar o lixo que está cheio. Porém, nem todos os dias lavamos o banheiro ou limpamos o interior da geladeira.

Junto com cada tarefa, escreva qual a frequência ideal para que ela seja realizada e crie listas separadas de acordo com esse critério. Uma boa sugestão é ter listas diárias, semanais, mensais e semestrais ou anuais.

Outro ponto importante para quem não limpa a casa toda de uma vez é estabelecer o que vai ser feito em cada dia pensando na periodicidade. Se você troca a roupa de cama uma vez por semana, fica mais fácil determinar que isso vai ser feito na segunda-feira (por exemplo) para não esquecer.

3. Compre todos os materiais necessários

Ao visualizar tudo, você também vai perceber quais são os materiais necessários para cumprir cada tarefa. Ter as ferramentas (vassoura, rodo, panos etc.) e os produtos certos faz toda a diferença, podendo economizar tempo e esforço.

Veja o que você já tem e faça uma lista do que ainda deve ser comprado, se for o caso. Inclusive, considere investir em equipamentos um pouco mais caros que podem facilitar o seu dia a dia.

4. Defina os responsáveis por cada atividade

Talvez você tenha ajuda de outras pessoas para manter sua casa limpa. Quem compartilha o lar com mais gente costuma dividir as tarefas ou pode ser que contratar alguém para fazer os serviços domésticos seja a sua opção.

Em todo caso, o cronograma de limpeza é importante e serve como um guia para qualquer um que for cuidar disso. Na hora de detalhar cada atividade, não esqueça de definir quem é o responsável por ela.

Quer os melhores resultados? A dica é deixar que cada um faça o que prefere ou que sabe fazer melhor. As tarefas mais chatas e inevitáveis ficam por último, mas não podem ficar de fora do planejamento.

5. Organize sua rotina de acordo com o cronograma

Depois de ter todo o cronograma organizado no papel ou em uma versão eletrônica, comece a pensar em como gerenciar sua rotina para dar conta de tudo. Fazer uma boa gestão do tempo é um dos segredos das pessoas produtivas.

Ainda que você tenha ajuda, é natural que algumas tarefas dependam de você, tipo separar roupas para doação ou organizar seu armário. Evite deixar que as tarefas se acumulem e que isso possa prejudicar a arrumação da sua casa.

Essa última dica tem a ver com atitude: não adianta ter o planejamento pronto e não segui-lo. Deixe em um local de fácil acesso para lembrar dos compromissos de cada dia, revisando e fazendo ajustes sempre que for necessário.

Enfim, com estas etapas vai ser prático montar seu cronograma de limpeza doméstica. Organização e disciplina são dois fatores que ajudam a poupar seu tempo, principalmente para conseguir conciliar todos os seus afazeres e ainda curtir os momentos livres. Ter sua casa limpa e arrumada, com certeza, vai deixar sua vida mais feliz!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajudar outros amigos na mesma missão!


Post Anterior
Os princípios da felicidade
Próximo post
Vale a pena investir em imóveis em 2022?