Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Cantinho do café: como decorar esse espaço? Confira!

  • 20 de julho de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Cantinho do café: como decorar esse espaço? Confira! Riva Incorporadora

Já pensou em ter um cantinho do café na sua casa? Aprenda a decorar e deixar esse espaço perfeito para servir essa deliciosa bebida.

Se você é uma pessoa que aprecia um bom café, provavelmente já sonhou em ter um espaço na sua casa dedicado a essa paixão. Montar um cantinho do café é uma ótima alternativa, afinal, esse é um local aconchegante e personalizado, onde você pode desfrutar de uma xícara da sua bebida favorita e relaxar. 

Confira, neste artigo, o que é esse ambiente, qual o melhor lugar para ele, quais são os itens indispensáveis e como decorá-lo da melhor maneira. Continue a leitura e descubra as principais informações sobre o assunto!

O que é um cantinho do café?

Essa é uma das tendências de decoração que tem ganhado cada vez mais espaço dentro dos lares. O cantinho do café é dedicado especialmente para apreciar essa deliciosa bebida de forma tranquila e como uma experiência única

Há algumas variações para esse local, podendo ser desde uma pequena área na cozinha até um canto aconchegante em sua sala de estar, por exemplo. Com elementos decorativos e funcionais, ele é feito para proporcionar uma atmosfera relaxante e convidativa para desfrutar de um café, seja só ou em boa companhia. 

Qual é o melhor lugar para fazer o cantinho do café?

Quem quer criar esse cantinho em casa, muitas vezes fica na dúvida sobre qual seria a melhor área para proporcionar mais conforto e compor bem a decoração. Mas a boa notícia é que ele pode ser montado em diversos cômodos, dependendo das preferências e também do espaço disponível. 

A cozinha é um local popular, especialmente próximo à área em que se prepara as bebidas, porém não é preciso se limitar a esse ambiente. Outras opções também muito usadas são a sala de estar e a sala de jantar. Porém, o escritório ou até mesmo um espaço vazio em um corredor podem comportar um cantinho do café simples ou bem sofisticado.

Na hora de decidir o canto ideal, é necessário considerar aspectos como a praticidade e a facilidade de acesso. A iluminação natural também deve ser observada para que se aproveite ao máximo o espaço. Além disso, esse deve ser um lugar que se adapte ao estilo de vida dos moradores, com tudo o que precisam para passarem momentos tranquilos ali.

O que é preciso ter no cantinho do café?

Para criar um cantinho do café perfeito, é muito importante ter alguns itens essenciais. Aqui estão algumas sugestões do que não pode faltar:

  • Máquina de café ou cafeteira: esse é o principal utilitário do seu espaço, por isso é necessário fazer a escolha certa, optando por um modelo que atenda às suas preferências e necessidades;
  • Xícaras e canecas: investir em louças bonitas e de qualidade é algo que contribui muito para que você possa apreciar sua bebida com estilo e tenha uma ótima experiência;
  • Utensílios e acessórios: outros itens que devem compor seu ambiente são colheres, filtros, moedores, bandeja para cantinho do café e outros acessórios que facilitem o momento de preparar ou servir a bebida;
  • Armazenamento para café: ter recipientes herméticos ou caixas específicas para manter seu café fresco e organizado também é outra prioridade para o cantinho;
  • Área de preparação: não se deve esquecer de providenciar uma bancada ou um aparador para cantinho do café com todos os utensílios e ingredientes à mão, como açúcar, adoçantes e colheres de medida.

Dicas para decorar o seu cantinho do café

Além de pensar na forma de equipar seu espaço, é muito importante investir em uma bela decoração. Isso é fundamental para criar um ambiente agradável e acolhedor no seu cantinho do café. A seguir, listamos algumas dicas para você se inspirar!

Escolha uma paleta de cores

Uma boa ideia é optar por cores que transmitam tranquilidade e conforto, como tons terrosos e neutros, ou um tom vibrante para adicionar um toque de energia. Pinte as paredes ou escolha móveis e acessórios que estejam em harmonia com a paleta escolhida.

Shelving,Unit,With,Modern,Coffee,Machine,,Cups,And,Snacks,Near

Adicione plantas

O verde tem o potencial de trazer vida e frescor ao ambiente. Coloque vasos com plantas de baixa manutenção, como suculentas, ervas aromáticas ou plantas de folhagem, para trazer um toque de natureza ao seu cantinho do café.

Invista em uma iluminação adequada

Outro item importante é a iluminação, sendo fundamental para criar uma atmosfera acolhedora. Use luzes indiretas, como luminárias de mesa ou abajures, para deixar o ambiente mais relaxante. Se possível, aproveite a luz natural durante o dia, posicionando seu cantinho próximo a uma janela.

Aposte em quadros e elementos decorativos

Mais uma alternativa é adicionar quadros, pôsteres ou placas com frases relacionadas ao café para personalizar o espaço. Você também pode incluir objetos decorativos, como xícaras vintage, bandejas de madeira ou até mesmo um quadro-negro no qual pode escrever mensagens ou desenhos relacionados a essa maravilhosa bebida.

Modern,Coffee,Machine,On,Kitchen,Table

Produza aconchego com tecidos

Se possível, utilize almofadas, tapetes e cortinas para trazer conforto e texturas ao ambiente. Escolha tecidos que combinem com a estética do seu cantinho do café e que sejam fáceis de limpar.

Crie o seu cantinho do café perfeito 

Ter um ambiente desses em sua casa é uma maneira maravilhosa de desfrutar de momentos relaxantes e prazerosos, ou seja, você transforma uma simples xícara da sua bebida em uma experiência única. Então, para compor o seu cantinho do café, decoração e definição dos itens são fatores muito importantes para que se tenha um ambiente acolhedor e personalizado.

Seja para um cantinho do café na sala de estar, na sala de jantar ou em qualquer outro local, aproveite essas dicas e deixe seu ambiente de um jeito que atenda ao seu gosto e estilo, além de tornar seu lar muito mais agradável. 

E se você está pensando em renovar sua cozinha ou criar uma bancada dedicada ao café, confira agora mesmo dicas para escolher o material e a cor da bancada de cozinha!


Post Anterior
Tabela SAC: o que é, como funciona, cálculo e muito mais
Próximo post
Confira o ganhador da campanha Verão de Ofertas Rivas 2023