Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O que é e como instalar um forro de gesso acartonado?

  • 3 de agosto de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
O que é e como instalar um forro de gesso acartonado? Riva Incorporadora

Conheça os diferentes tipos de gesso acartonado, saiba quais são suas vantagens e escolha o mais adequado para compor seu ambiente.

Você está pensando em renovar a decoração do seu ambiente ou precisa resolver problemas de isolamento térmico e acústico? Então, o forro de gesso acartonado pode ser a solução ideal para o seu projeto.

Porém, antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o que é esse material, quais são as suas principais vantagens em relação a outros tipos de forro e como ele pode ser instalado. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, em que você encontrará informações que ajudarão a compreender melhor essa alternativa tão popular atualmente. Continue a leitura e confira!

O que é o forro de gesso acartonado?

O forro de gesso acartonado, também conhecido como drywall, é um sistema de revestimento interno muito utilizado em construções e reformas. Ele é composto por placas de gesso fixadas em uma estrutura metálica, formando um conjunto resistente e versátil. 

Esse tipo de forro permite a criação de diferentes formas, curvas e níveis, proporcionando um acabamento esteticamente agradável. Por esses motivos, ele tem ganhado cada vez mais espaço em casas e apartamentos, se tornado uma solução eficiente para diversos tipos de projetos.

Principais vantagens do forro de gesso acartonado

Agora que você já sabe o que é esse material, é hora de entender por que ele pode ser tão vantajoso em relação a outros tipos de forro. Entre os seus principais benefícios estão facilidade e rapidez de instalação

Ao contrário do gesso liso, que demanda tempo para secagem e acabamento, a placa de gesso acartonado para forro permite uma aplicação mais ágil, uma vez que ela é pré-fabricada e pronta para ser fixada. 

Outra vantagem que merece destaque é o fato do processo de instalação ser mais limpo e produzir menos resíduos, reduzindo o impacto ambiental em sua obra. Além disso, o forro de gesso acartonado contribui para a diminuição do ruído, proporcionando um ambiente mais confortável e silencioso.

Mais um ponto interessante é a versatilidade desse material, uma vez que é possível criar decoração de diferentes efeitos, como iluminação embutida em sancas e cortineiros. Outra alternativa é a instalação de luminárias, caixas de som e outros dispositivos sem a necessidade de quebrar a estrutura.

Qual é a diferença entre gesso liso e acartonado?

Embora ambos sejam utilizados em revestimentos internos, esses tipos de acabamentos têm características distintas e que valem a pena ser conhecidas para garantir uma escolha correta e uma aplicação que gere ótimos resultados.

O gesso liso é aplicado diretamente sobre a superfície, como tijolos ou blocos, e requer um tempo maior de secagem. Já o forro de gesso acartonado, como mencionado, é composto por placas fixadas em uma estrutura metálica, o que proporciona uma instalação mais rápida e fácil. 

Quais são os tipos de gesso acartonado?

Existem diferentes tipos de gesso acartonado disponíveis no mercado, cada um com características específicas para atender às necessidades de cada projeto. Entre os tipos mais comuns, destacam-se o ST, o RU e o RF.

Gesso acartonado ST

O gesso acartonado ST, também conhecido como standard, é o tipo mais comum e que é muito utilizado em ambientes internos secos, como salas, quartos e escritórios. Suas principais características são:

  • resistência mecânica — proporcionando uma superfície sólida e estável para a construção do forro;
  • excelente acabamento — permitindo a aplicação de tintas, texturas e papéis de parede para personalizar o ambiente;
  • versatilidade — possibilitando a criação de diferentes formas e elementos arquitetônicos, como sancas, cortineiros e curvas, garantindo um visual sofisticado e moderno.

Gesso acartonado RU

Já o gesso acartonado RU, ou resistente à umidade, é indicado para áreas em que a exposição à umidade é mais frequente, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Entre suas características, podemos destacar:

  • resistência à umidade — sendo construído para resistir à ação da água e da umidade, ele evita danos e proliferação de fungos;
  • camada especial de revestimento — incluindo característica que confere proteção contra a umidade, mantendo a integridade do material;
  • durabilidade — sendo projetado para resistir ao contato com a água e manter suas propriedades estruturais e estéticas por um longo período.

Gesso acartonado RF

O gesso acartonado RF, ou resistente ao fogo, por sua vez, é utilizado em locais que requerem maior proteção contra incêndios, como escadas e saídas de emergência de edifícios. Suas características mais importantes são:

  • resistência ao fogo — contendo aditivos retardantes de chama em sua composição, que reduzem a propagação de incêndios e fornecem maior proteção em situações de risco;
  • segurança — contribuindo para a proteção em ambientes, uma vez que retarda a propagação do fogo e permite a evacuação segura das pessoas em caso de emergência;
  • atendimento a normas técnicas — sendo fabricado em conformidade com as normas técnicas de resistência ao fogo, garantindo sua eficácia em situações de incêndio.

Passo a passo da instalação do forro de gesso acartonado

É importante ressaltar que a instalação do forro de gesso acartonado deve ser realizada por um profissional qualificado. Isso é necessário para garantir a segurança e um ótimo resultado, afinal, a tarefa requer conhecimentos técnicos e habilidades específicas. 

A seguir, apresentamos um passo a passo geral da instalação. Confira!

Planejamento

Defina o projeto, determinando comprimento, largura e espessura do forro de gesso acartonado. Verifique também se há a necessidade de instalar isolamento acústico, térmico ou hidráulico.

Estrutura metálica

Monte a estrutura de aço galvanizado, seguindo as especificações do projeto.

Fixação das placas

Fixe as placas de gesso nas estruturas metálicas, utilizando parafusos próprios para essa finalidade.

Acabamento

Realize o tratamento das juntas entre as placas com massa própria para drywall. Em seguida, lixe as áreas tratadas para obter um acabamento uniforme.

Pintura e finalização

Após a secagem completa da massa, aplique a pintura desejada e instale os acabamentos, como molduras e dispositivos elétricos.

Escolha o gesso acartonado ideal para o seu projeto

Como você pode notar, o forro de gesso acartonado apresenta-se de diferentes tipos, cada um com suas características e aplicações específicas. Por isso, ao escolher o mais adequado para o seu projeto, considere as necessidades do ambiente, como resistência mecânica, resistência à umidade ou ao fogo.

Lembre-se de consultar um profissional especializado para obter orientações e garantir a escolha correta, proporcionando um forro durável, esteticamente agradável e seguro para o seu ambiente.
Agora que você já sabe como o forro de gesso acartonado pode ser uma boa alternativa, entenda quais são as vantagens de investir em um apartamento studio!


Post Anterior
Como é morar na região da Barra Funda, em São Paulo (SP)?
Próximo post
Sobradinho DF: confira os benefícios de morar na região