Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como comprar um apartamento sozinha (o)? Entenda os cuidados necessários e dicas úteis

  • 28 de novembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como comprar um apartamento sozinha (o)? Entenda os cuidados necessários e dicas úteis Riva Incorporadora

Conquistar um imóvel próprio é o objetivo de grande parte dos brasileiros. Por isso, é comum a dúvida de como comprar um apartamento sozinha (o)

De forma geral, adquirir um imóvel em conjunto com outra pessoa traz algumas vantagens, principalmente relacionadas à composição de renda. Contudo, realizar esse processo de forma individual é totalmente possível.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com um passo a passo para que você possa tornar essa meta uma realidade. 

Continue a leitura e confira!

Como funciona a compra de um apartamento sozinha (o)?

Depois de tomar a decisão de adquirir um imóvel, você deve saber como comprar um apartamento sozinha (o). Para isso, você pode contar com o suporte de uma incorporadora especializada, como a Riva.

Assim, você terá o suporte de profissionais com experiência no mercado e toda a segurança necessária para encarar essa nova jornada.

A partir disso, você poderá considerar a melhor forma de pagamento, pensando nos valores à vista ou propostas de financiamento.

Os últimos passos são mais burocráticos e envolvem a transferência de propriedade do imóvel por meio da escritura, registro e pagamento de taxas como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

pessoas negociando um imóvel. Imagem ilustrativa para texto como comprar um apartamento sozinha (o).

Organize um planejamento financeiro

Para saber como comprar um apartamento sozinha (o), o primeiro passo é elaborar um planejamento financeiro consciente. Afinal, a conquista de um imóvel é algo que envolve sonhos e muita empolgação.

Por isso, você deverá ser bem responsável financeiramente e procurar formas de guardar ou investir recursos colocando esse objetivo como prioridade.

Sendo assim, para ter um valor como ponto de partida, você pode pensar primeiramente em juntar o dinheiro que servirá como entrada na compra.

Geralmente, esse valor gira em torno de 10% do valor do imóvel. Portanto, se pegarmos um apartamento que custa R$ 300 mil como exemplo, você precisaria de R$ 30 mil para iniciar o processo.

Pesquise sobre o mercado imobiliário

Além de reunir os recursos financeiros necessários, entender como comprar um apartamento sozinha (o) também envolve um entendimento sobre o mercado imobiliário para a avaliação correta das oportunidades.

Isso porque, embora esse seja um dos setores econômicos mais estáveis do país, ele também possui seus períodos de altos e baixos.

Portanto, depois de tomar uma decisão importante como essa, você deve analisar o mercado de maneira mais abrangente, com o apoio de consultores especializados a fim de encontrar o melhor negócio para a sua realidade.

Comprar um apartamento sozinha (o): novo, usado ou na planta?

Para comprar um apartamento sozinha (o) você poderá optar por formas de pagamento distintas e tipos de imóveis diferentes: novo, usado ou na planta. Cada um com vantagens específicas.

Sendo assim, um imóvel novo é ideal para quem faz questão de investir em um projeto mais atualizado e com mais garantias nos processos de fabricação. Afinal, a construção será recente e os materiais estarão todos novos e sem defeitos.

Por outro lado, você pode encontrar apartamentos usados por um preço menor, dependendo do tempo de uso e estado de conservação. 

Além dessas opções, você ainda deve considerar adquirir um imóvel na planta. Isso quer dizer que ele ainda está sendo construído e, por isso, as suas chances de conseguir condições especiais na negociação são maiores.

Escolha a localização ideal

Com o tipo de imóvel definido, o próximo passo para comprar um apartamento é encontrar a localização ideal. Para isso, você pode começar com passeios despretensiosos pela cidade, avaliando o estilo das construções e movimentações do bairro.

Além disso, converse com amigos próximos e parentes para conhecer experiências de várias regiões diferentes. Nesta etapa, quanto mais informações você conseguir, menos surpresas terá no futuro.

Não se esqueça, também, de avaliar a qualidade da rede de serviços local, incluindo acessos à alimentação, supermercados, sistemas de saúde, educação, lazer e segurança.

Da mesma forma, analise as condições de transporte público disponíveis e a qualidade das vias e situação do trânsito para transporte particular, se for o caso.

Realize uma boa visita ao imóvel

Agora, você já está muito perto de comprar um apartamento sozinha (o). Afinal, já terá decidido e se programado para diversas decisões importantes.

Sendo assim, este é o início de uma das etapas mais gostosas, embora trabalhosas, de todo o processo: as visitas ao imóvel.

Portanto, aproveite este momento para verificar se todas as informações do anúncio condizem com a realidade e tirar todas as suas dúvidas a respeito da propriedade. 

Além disso, faça medições levando em consideração as suas ideias de decoração e mobília, anote informações importantes para não se esquecer depois, e tire fotos dos pontos que mais te agradarem ou não.

Reúna a documentação necessária

Por fim, você deve se preparar com antecedência e separar uma série de documentos necessários para a compra de um imóvel. Afinal, imagine encontrar o apartamento perfeito e não poder se mudar por irregularidades na documentação?

Sendo assim, confira os documentos que são normalmente exigidos em um contrato imobiliário:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovantes de renda, residência e estado civil;

Compre seu empreendimento com a ajuda da Riva

Agora você já sabe como comprar um apartamento sozinha (o). Para isso, não há nenhum segredo, basta que você tenha um bom planejamento financeiro, encontre boas oportunidades à venda e conte com o suporte necessário para fazer a escolha certa.

Por isso, a Riva Incorporadora trabalha para te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos. Sempre com localização privilegiada, boas opções de lazer e projetos elaborados de forma sustentável.

Então, você poderá contar com uma estrutura completa de atendimento digital personalizada, que te acompanhará desde o primeiro contato até a assinatura do seu contrato eletrônico. Tudo feito com o máximo de flexibilidade e segurança.

E para continuar conferindo os melhores conteúdos sobre o mercado imobiliário, continue acompanhando o Blog da Riva Incorporadora!

CTA Riva.

Post Anterior
Saiba como criar uma lista de tarefas domésticas e dividir com outras pessoas da casa
Próximo post
Conheça as flores que gostam de sol e saiba como cultivá-las em casa