Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Saiba como criar uma lista de tarefas domésticas e dividir com outras pessoas da casa

  • 25 de novembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Saiba como criar uma lista de tarefas domésticas e dividir com outras pessoas da casa Riva Incorporadora

Com a correria do dia a dia e a falta de tempo para dar conta de nossas atividades, nada melhor do que criar uma lista de tarefas domésticas para manter sua casa sempre organizada.

Afinal, com um cronograma bem estabelecido, você poderá inserir os cuidados com a casa em sua rotina, sem precisar abdicar do seu horário de descanso.

Por isso, a Riva decidiu escrever este artigo, no qual vamos apresentar dicas de como criar uma lista de tarefas domésticas, as vantagens dessa organização e muito mais.

Por isso, recomendamos que leia este texto até o fim. Boa leitura!

Como criar uma lista de tarefas domésticas

Quando você for montar uma lista de tarefas domésticas, é muito importante que todas as pessoas envolvidas na divisão das funções participem da criação do cronograma.

Afinal, quando todos têm a oportunidade de participar desse momento, evitam-se conflitos na hora de executar as atividades.

Além disso, é fundamental saber tudo o que será necessário fazer para manter a casa organizada. Portanto, veja o checklist a seguir.

pessoa com luva e esponja limpando espelho. Imagem ilustrativa para texto lista de tarefas domésticas.

Faça uma lista das atividades a realizar

Manter o lar organizado não é sinônimo apenas de fazer a faxina. Além disso, fazer isso juntos não quer dizer que basta dividir as tarefas.

Por isso, é fundamental criar uma lista com todas as tarefas domésticas, que vão desde fazer a lista do supermercado, até limpar o chão.

Isso porque, há tarefas que exigem maior esforço braçal, como limpar janelas e aspirar o pó, e também as atividades mentais, como montar o cardápio da semana.

Desse modo, anote tudo o que for necessário, desde as atividades mais simples até as mais complicadas, para fazer uma divisão justa entre os participantes da organização.

Defina a forma de separar as tarefas

Na hora de fazer sua lista de tarefas domésticas, você pode escolher entre separá-las por cômodos ou por atividades.

Assim, é possível listar todos os cômodos da casa, como cozinha, quartos, banheiro, sala etc, e atribuir as tarefas de arrumação do ambiente à pessoa que ficará responsável pelo cômodo.

Por outro lado, a lista pode ser organizada por tarefas, de modo que cada pessoa ficará responsável por um número específico de atividades.

Lembrando que as atribuições podem ser feitas de acordo com o que cada pessoa mais gosta de fazer, para que a organização não se torne um problema.

Atribua responsabilidades

A divisão de responsabilidades na lista de tarefas domésticas é uma parte muito importante, e ela pode envolver até mesmo as crianças.

Por exemplo, você pode passar atividades como guardar os brinquedos aos filhos, de modo que eles se acostumem a participar dos momentos de organização.

Com isso, conforme crescem, eles podem receber outras responsabilidades, como tirar o lixo e colocar a roupa para lavar, por exemplo.

Dessa forma, todos os moradores da casa terão a chance de perceber que manter a casa organizada é trabalhoso e, assim, terão mais consciência para mantê-la arrumada.

Como dividir as tarefas domésticas

Para não precisar fazer tudo em um único dia, a lista de tarefas domésticas pode ser dividida entre os dias da semana. Assim, as atividades ficam mais leves.

Logo, quando for montar a lista, determine quais são mais fáceis, mais demoradas, mais rápidas, mais urgentes etc.

Isso porque, dessa forma, vai ser possível identificar quais atividades são diárias, e quais podem estar espalhadas entre as semanas e os meses.

Do mesmo modo, quando for executar os itens da lista, priorize as mais complicadas, para que, depois disso, as demais atividades fluam com mais agilidade.

Você sabia que pode contar com aplicativos que ajudam a fazer essas listas? A seguir, falaremos sobre alguns.

crianças ajudando na lista de tarefas domésticas.

Aplicativos que facilitam essa divisão

Se você acha que fazer uma lista de tarefas domésticas é complicado, pode se tranquilizar, pois não apenas papel e caneta ajudam nesse momento.

Afinal, hoje em dia, há vários aplicativos que ajudam a montar listas de forma fácil e fazer o acompanhamento das tarefas.

Um deles é o ColorNote, que tem uma interface em forma de post-it. Com isso, é possível criar listas por cores, gerando uma espécie de “código” que facilita identificar a que atividades cada lista se refere.

Além disso, existe outro aplicativo, chamado Trello, o qual tem um visual simples e intuitivo, que permite criar cartões para separar as tarefas.

Para fazer uma lista de tarefas domésticas no Trello, é só criar um cartão para cada dia e inserir as responsabilidades em cada um. 

É interessante frisar que ambos os aplicativos estão disponíveis para celulares Android e iOS. 

Vantagens de fazer uma lista de tarefas domésticas

Como você viu até aqui, fazer uma lista de tarefas domésticas pode ser uma boa opção para ajudar a focar nas atividades de organização da casa, sem precisar ocupar muito tempo.

Assim, mesmo que você tenha uma carga horária de trabalho elevada, filhos para cuidar, dentre outras responsabilidades, cuidar do lar pode se tornar menos pesado.

Por isso, separamos algumas vantagens de criar uma listagem de atividades domésticas para você perceber o quanto ela pode ser útil.

  • Diminuir o tempo gasto com afazeres domésticos;
  • Reduzir a preguiça de fazer as tarefas;
  • Evitar a sujeira e a bagunça acumuladas;
  • Ter mais tempo livre para lazer;
  • Manter a organização da casa.

Viu só como pode ser muito melhor ter uma lista de tarefas domésticas bem definidas? Por isso, não perca mais tempo e organize a sua da forma como achar melhor.

Agora ficou ainda mais fácil manter a casa limpa!

Agora você sabe que deixar a casa organizada pode ser muito fácil, não há desculpa para não fazer a sua lista de tarefas domésticas.

Com essa visão de arrumação, você pode comprar um apartamento ou uma casa sem medo, pois sabe que conseguirá manter seu lar arrumado por mais tempo.

Portanto, coloque em prática as dicas que trouxemos neste artigo e facilite o seu dia a dia.

E se você gostou deste texto e quer mais dicas para a organização da sua casa, confira outras publicações do Blog da Riva Incorporadora.

CTA Riva.

Post Anterior
Conheça mais sobre o suporte de parede para bicicleta e como esse item é muito útil
Próximo post
Como comprar um apartamento sozinha (o)? Entenda os cuidados necessários e dicas úteis