Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Vantagens de morar em apartamento: confira os pontos mais importantes

  • 7 de novembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 15 minutos de leitura
Vantagens de morar em apartamento: confira os pontos mais importantes Riva Incorporadora

Se está difícil escolher, elencamos algumas vantagens de morar em apartamento que vão facilitar a sua decisão!

Escolher uma casa, sítio ou qualquer outro lugar como moradia tem os seus benefícios. Contudo, morar em apartamento ainda é o sonho de muitos que desejam sair do aluguel.

Afinal, as pessoas se atraem pela praticidade e segurança que um condomínio oferece, sendo esses motivos cruciais na hora de comprar um apartamento.

Mesmo assim, toda escolha normalmente tem prós e contras, certo? Por isso, é essencial pesá-los para não se arrepender e acabar transformando o sonho em pesadelo.

Será que você faz parte do grupo que gosta de morar em apartamento? Então, confira o nosso artigo para descobrir todas as vantagens. Boa leitura!

Escolhendo morar em casa ou apartamento

Ter um lar feliz é o que importa. Afinal, esse é o lugar no qual passamos boa parte do tempo, guardamos os nossos pertences, recebemos pessoas queridas e construímos nossas vidas.

Contudo, o imóvel perfeito é algo muito relativo, pois isso depende bastante das necessidades e gostos de cada um.

A verdade é que chega um momento da vida que podemos (ou precisamos) escolher onde morar. Nesse momento, surge a grande questão na cabeça de muitas pessoas: casa ou apartamento?

Há quem não tenha dúvida, enquanto outros analisam ponto a ponto de cada alternativa para tomar a decisão.

Seja para alugar ou comprar, pesquisar com antecedência e analisar as opções disponíveis é mesmo uma ótima ideia.

As casas podem ser mais espaçosas e garantir mais privacidade. Contudo, elas também exigem mais manutenção e costumam ser mais caras do que apartamentos.

Além disso, o mercado imobiliário atual prefere investir na construção de condomínios amplos, com diversos atrativos, sendo ideal para famílias grandes que não desejam morar em casas.

Se você ainda tem dúvidas em qual é a melhor escolha para você, continue lendo nosso artigo. A seguir, vamos apresentar algumas vantagens de morar em apartamento!

Família feliz em novo apartamento. Imagem ilustrativa para texto vantagens de morar em apartamento.

Por que morar em apartamento?

Independente se você irá morar em casa ou apartamento, sempre faça uma análise da construtora responsável pelo imóvel para ter mais vantagens.

Isso é importante porque a compra de um empreendimento como esse afeta várias esferas da sua vida, especialmente as suas finanças em longo prazo.

Assim, a empresa responsável deve garantir a segurança do imóvel, e oferecer boas opções de financiamento que estejam de acordo com a sua capacidade de pagamento.

Inclusive, quer saber mais sobre a importância da educação financeira na aquisição de imóveis? Então, confira o artigo da Riva Incorporadora sobre o tema!

Após a escolha da construtora, você pode partir para a compra do seu apartamento. Ainda não tem certeza? Então, confira alguns benefícios de morar em um!

1. Segurança

Esse, com certeza, é visto como um dos maiores benefícios dos apartamentos. 

Boa parte dos prédios têm vigias ou monitoramento 24 horas, o que oferece uma sensação de segurança mais profunda para os moradores.

Além disso, as casas que não fazem parte de condomínios acabam ficando mais expostas, ao contrário dos apartamentos em que o acesso é mais difícil

Logo, uma das vantagens de morar em apartamento é que reduz bastante as chances de assalto ou invasão, enquanto numa casa isso pode acontecer com mais facilidade.

Contudo, o risco de assaltos ou outros problemas relacionados com a violência são situações que precisamos considerar, especialmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Portanto, quem viaja com frequência pode fechar a porta do seu apartamento e ficar um tempo fora com mais tranquilidade. 

Afinal, é super comum que os moradores de casas fiquem mais apreensivos de não ter ninguém para vigiar a residência enquanto estão distantes.

2. Opções de lazer

A não ser que você tenha uma casa grande e cheia de espaço para montar o seu próprio centro de lazer, morar em um prédio reúne diversas opções em um único local.

Por exemplo, vários edifícios contam com piscina, academia, área de churrasco, quadras de esporte, playground infantil, salão de festas, entre outros. 

Desse modo, ainda que o seu prédio não tenha tantas opções, ter uma ou outra já pode fazer a diferença para o seu bem-estar.

Para famílias com crianças ou adolescentes essa pode ser uma boa solução para os filhos conviverem com outras pessoas em um ambiente seguro e reservado.

Existem ainda condomínios que oferecem aulas individuais ou coletivas, facilitando a vida de quem mora no local.

E o melhor disso é que você não precisa se preocupar com limpeza e manutenção, visto  que a taxa de condomínio costuma incluir esses gastos para todos os moradores. 

3. Convivência com a vizinhança

Há quem diga que o problema dos apartamentos é a vizinhança.

No entanto, vale lembrar que dá pra ter problemas com os vizinhos mesmo vivendo em uma casa, então não faz sentido excluir a opção de morar em um apartamento por esse motivo.

Sim, o risco de não dar sorte com os vizinhos é real, mas pense pelo lado positivo: você pode conhecer pessoas maravilhosas e criar laços de amizade.

São inúmeras as histórias de pessoas que moram no mesmo edifício e se tornam amigos para a vida, dividem tarefas, se reúnem frequentemente e ainda ajudam a olhar o lar um do outro.

Sabe quando você viaja e não tem quem alimente seu animal de estimação ou cuide das plantas? Isso pode acontecer e fica mais fácil ter um vizinho bem próximo.

Quando o prédio tem regras de convivência bem-definidas, as chances de ter problemas são menores.

Além disso, você pode consultar o nosso artigo com dicas para garantir uma boa convivência com os vizinhos. Desse modo, você não terá nenhuma dificuldade!

4. Economia

Já citamos o lazer nesse texto, mas agora vamos olhar pela ótica da economia. 

Quem mora em casa sabe que os custos de manutenção podem ser bem altos, especialmente quando se tem piscina, jardim, serviço de segurança, portão elétrico, e assim por diante.

Esses itens envolvem gastos periódicos para manutenção, como é o caso do jardineiro que vai aparar suas plantas para deixar a casa bonita e “habitável”. 

Outros acabam gerando despesas muitas vezes imprevistas, o que pode afetar seu bolso de uma hora para outra.

Em um prédio, os gastos podem até ser maiores dependendo dos serviços oferecidos, mas esses custos são compartilhados e há maior previsibilidade deles

Inclusive, reformas estruturais no edifício costumam envolver todos os moradores, enquanto problemas em uma casa caem nas costas de apenas uma pessoa.

Para não ter dúvidas, participe das reuniões de condomínio e tenha conhecimento das regulamentações do prédio.

Essas reuniões são o momento certo de tirar suas dúvidas, dar a sua opinião sobre os assuntos discutidos, definir questões de orçamento e fazer parte das decisões.

Sala ampla de apartamento. Imagem ilustrativa para texto vantagens de morar em apartamento.

5. Praticidade no dia a dia

As praticidades do dia a dia ajudam quem tem uma rotina corrida, como ter alguém para receber as correspondências, cuidar da segurança do seu lar, lidar com as demandas de manutenção, entre outros.

Para algumas pessoas, essa pode parecer uma das vantagens mais bobas de se morar em um apartamento. Todavia, muita gente que mora em casa passa por esse tipo de problema e gostaria de não lidar com ele.

Outro ponto é que prédios conseguem abrigar mais pessoas morando em uma localização estratégica, o que também garante praticidade. 

Além disso, nem sempre em regiões privilegiadas encontramos casas pela própria limitação de espaço dos terrenos.

E não há nada pior do que não ter muitas opções em termos de deslocamento, especialmente nas pessoas que moram nos grandes centros urbanos.

O que avaliar no apartamento antes de morar nele?

Agora que você já sabe as vantagens de morar em um apartamento, é muito importante conhecer alguns critérios que fazem toda a diferença na hora de escolher um imóvel.

Antes de tudo, avalie as suas necessidades e de sua família. Isso sempre deve vir em primeiro lugar, pois é muito importante estar em um espaço que atenda aos seus desejos.

Inclusive, adquirir um apartamento simboliza algumas mudanças que podem afetar o estilo de vida de uma família. Por isso, converse e escute as opiniões de cada um.

Espaço disponível

Um dos grandes dilemas para quem decide morar em apartamento é o espaço disponível, ainda mais porque há um estigma em relação ao tamanho desses empreendimentos.

No entanto, há apartamentos de todos os tamanhos que se adequam às necessidades de diferentes perfis de pessoas. Assim, considere o espaço disponível de acordo com a sua realidade.

A quantidade de quartos e banheiros, por exemplo, faz toda a diferença para famílias que têm filhos. Além disso, esses aspectos afetam a quantia do imóvel, o que exige um planejamento prévio.

Caso compre o imóvel na planta, peça para ver projeções ou fotos de outros empreendimentos similares. Desse modo, você tem uma boa ideia do espaço disponível.

Localização 

Outro aspecto crucial diz respeito à localização do empreendimento, tendo em vista que isso impacta diretamente na sua qualidade de vida.

É muito importante procurar apartamentos que se encontrem próximos a supermercados, farmácias, hospitais, padarias e demais estabelecimentos.

Outra dica é pensar na sua mobilidade dentro da cidade. O prédio está perto de pontos de ônibus e metrô? É possível andar de carro na região ou há muito trânsito?

Além disso, também analise o bairro do apartamento que deseja morar e a região como um todo. Você deve conferir como é a segurança da área onde deseja comprar o apartamento.

Um imóvel bem localizado tende a valorizar com o tempo, se tornando um ótimo investimento para o comprador.

Infraestrutura do prédio e do condomínio

A infraestrutura do prédio é um dos fatores que você deve atentar, pois problemas nessa área costumam ser complicados de resolver.

Muitas pessoas compram apartamentos em edifícios antigos e precisam lidar com demandas estruturais, como vazamentos, problemas com teto e piso, elevadores que não funcionam, e assim por diante.

Nesse sentido, adquirir um imóvel novo oferece mais vantagens, visto que ele não costuma ter tais problemas.

Outra vantagem de empreendimentos novos é que eles costumam incorporar mais áreas na sua infraestrutura do que os prédios antigos.

Espaços como área de lazer, salão de festas, piscina, playground e afins podem fazer a diferença na hora de você fechar negócio com a construtora.

Por fim, é muito importante ter ciência da cultura do condomínio. Isso significa conhecer as regras sobre as áreas de uso comum, recolhimento do lixo, limpeza das áreas, dedetização, entre outros.

vários prédios próximos em cidade.

Valores e financiamento

Esse é um dos aspectos que mais preocupam as pessoas, pois há uma impressão geral de que morar em um apartamento é muito caro, o que reduz suas vantagens.

Na verdade, atualmente é possível encontrar diversos empreendimentos desse tipo com preços populares e vários tipos de financiamento que cabem no seu bolso.

Inclusive, a maior parte das pessoas recorrem ao financiamento para adquirir o seu imóvel, afinal nem todo mundo dispõe do dinheiro para fazer essa compra à vista.

Então, observe as condições para pagamento que a construtora disponibiliza e como isso se relaciona com as suas finanças.

Isso é central para se tomar a melhor decisão possível. Dessa maneira, você evita o endividamento e ainda consegue alcançar o sonho do apartamento próprio sem ter dores de cabeça.

Agora que você está pronto para morar em um apartamento, conte com a Riva!

Bom, agora você já conhece as vantagens de morar em apartamento e o que analisar nele, que tal conhecer as suas opções de imóveis com a Riva Incorporadora

Os nossos empreendimentos se localizam em regiões privilegiadas dos principais estados brasileiros, com toda a qualidade e facilidade de acesso que você e sua família necessitam.

Além disso, investimos na capacitação profissional dos nossos profissionais. Dessa forma, nossos imóveis têm acabamento diferenciado, sendo modernos e funcionais.

Portanto, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de adquirir um apartamento da Riva Incorporadora!

Será que seus amigos também têm dúvidas sobre morar em apartamento? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude a espalhar as dicas.

E não esqueça de navegar pelo Blog da Riva Incorporadora para ler outros artigos exclusivos!


Post Anterior
Descubra mais sobre os tipos de tecido para sofá e qual a melhor opção para seu lar
Próximo post
Saiba como é morar em Campinas e conheça o empreendimento certo para você