Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como é morar em Belo Horizonte?

  • 27 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Como é morar em Belo Horizonte? Riva Incorporadora

A cidade fundada em 1897 é repleta de programas culturais e de lazer. Conheça!

Se a hospitalidade dos mineiros é famosa, sua capital também precisava ser receptiva. E Belo Horizonte parece cumprir essa promessa. A cidade de 487 bairros e 2.530.701 habitantes, tem atrativos e recursos para todas as pessoas.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Você já conhece BH? Venha conhecer as possibilidades da “menor cidade grande do mundo”!

Morando na capital mineira

Antes de mais nada, é bom saber sobre as características principais da cidade. Belo Horizonte é um dos maiores municípios da região sudeste, sendo o sexto mais populoso do país.

Uma curiosidade é que a cidade foi planejada e apresenta muita influência francesa em sua área central, como da Praça da Liberdade. Ao invés dos planos quadriculares, a intenção era dar um ar mais moderno e garantir que a cidade fosse bem arborizada.

Não por acaso, uma das principais avenidas é chamada de Contorno e, originalmente, deveria abrigar toda a área urbana central dentro dos seus limites. Anos depois, as fronteiras foram ultrapassadas e o município cresceu muito além do previsto pelo projeto inicial.

Outros fatos característicos de BH são seus morros, as montanhas ao redor, o clima tropical úmido e uma boa infraestrutura para os seus moradores. Todos os setores são bem desenvolvidos, com destaque para o comércio variado e uma forte veia industrial. No quesito educação, Belo Horizonte também não deixa a desejar com várias opções de instituições de ensino espalhadas pela cidade.

Estilo de vida de BH

Os mineiros são conhecidos como um povo tranquilo e receptivo. É comum encontrar pessoas falando que BH é uma metrópole com ares de cidade do interior, o que pode ser uma vantagem para quem quer manter uma vida tranquila sem deixar de ter acesso a tudo que uma grande cidade pode oferecer. A cidade ficou até conhecida como “a menor cidade grande do mundo”.

Falando em diversão, não dá para ignorar o fato de que Belo Horizonte é famosa por ser a capital mundial dos bares, com cerca de 14 mil estabelecimentos reconhecidos. Essa fama não fica apenas por conta da existência dos bares, mas também pela criação de diversos eventos em que os bares concorrem aos melhores petiscos e bebidas.

A vida noturna é agitada, podendo ser aproveitada de diversas formas. Muitos preferem se encontrar na região leste da cidade, onde bares tradicionais se misturam com estabelecimentos de roupagem hipster e diferente. Outros preferem as calçadas fechadas da região da Savasssi, com uma boa dezena de bares para experimentar. Também existe a região do bairro Lourdes, com restaurantes e bares elegantes e convidativos. Além de outros como os bares do centro ou de bairros, que todo ano apresentam novidades.

Ou seja, enquanto a cidade tem o seu lado tranquilo de parques e praças, tem também o seu agito com bares, restaurantes, teatros e casas dançantes.

Custo de vida

Como quase toda capital brasileira, o custo de vida não fica entre os mais baixos do país. Porém, comparado com São Paulo, os preços são sim bem mais baixos, embora não seja possível dizer que BH é uma cidade barata para quem pretende manter um padrão de vida luxuoso.

Em relação à moradia, a diferença de valores entre bairros pode ser considerável. A região centro-sul é a mais cara, por ser considerada uma localização estratégica. No entanto, há excelentes opções de casas e apartamentos espalhados por toda a cidade.

Comprar um apartamento e viver no bairro de Lourdes, por exemplo, pode ser semelhante à vida que se leva nas áreas valorizadas de SP. Por outro lado, você pode encontrar alternativas mais acessíveis, incluindo a chance de financiar um apartamento ao invés de pagar aluguel.

Mobilidade

Os moradores de Belo Horizonte que dependem de transporte público contam principalmente com as linhas de ônibus que circulam pela cidade, porque o metrô atende uma malha ainda pequena. Aliás, esse é um dos maiores desafios da gestão municipal há algum tempo.

O trânsito também já é um problema na capital, sobretudo em horários de pico. A pouca diversidade de meios de transporte para a população acaba deixando as vias urbanas bastante lotadas no dia a dia, o que gera lentidão e impacta um pouco a qualidade de vida de quem fica preso no tráfego. Porém, paulistas e cariocas chegam a dizer que os mineiros não têm tanto o que reclamar!

A boa notícia são os meios alternativos. Nas regiões centrais, Belo Horizonte possui ciclovias. Além disso, são diversos os grupos de ciclistas que incentivam essa prática na cidade, ainda que com morros em algumas partes. E também se pode encontrar facilmente grupos criativos de corrida urbana, o que faz com que a visibilidade para o pedestre e o ciclista aumentem. Vale anotar que BH também tem grupos de patinação.

O que fazer em Belo Horizonte?

Morar em BH é encontrar diferentes opções de lazer nas horas vagas. Além das oportunidades para quem estuda e trabalha, não faltam passeios que atendam a todos os gostos.

“O belorizontino pode fazer passeios com turmas de cachorros, aulas de danças em algumas praças, passeios para reconhecer a arquitetura da cidade, corridas criativas, encontros para plantar árvores pela cidade, encontros para falar outras línguas em alguns cafés, encontros para falar de filosofia, falar de gastronomia, falar de teatro, praticamente de qualquer assunto. O belorizontino que não quiser se sentir sozinho, sempre pode encontrar alguma atividade compatível com a sua perspectiva de vida”, comenta Diorela Kelles, moradora de Belo Horizonte e criadora do projeto @vistadacidade nas redes sociais.

Os centros comerciais diversos são, desde espaços populares, a shoppings e lojas mais luxuosos. BH tem casas de shows, milhares de restaurantes e uma veia cultural forte — ou seja, quem gosta de arte vai encontrar muitos eventos.

Há ainda as atrações ao ar livre, como praças e parques abertos ao público. A Praça da Liberdade provavelmente é uma das mais belas e famosas, já que abriga a antiga sede do governo de Minas Gerais. Inclusive, em BH encontramos alguns projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer que são conhecidos mundialmente, como a tão famosa Igreja da Pampulha.

Apesar da distância do litoral, quem vive na capital mineira pode aproveitar a proximidade com as cidades históricas (Ouro Preto, Mariana, Sabará etc) e as paisagens naturais que ficam ao seu entorno. O aeroporto de Confins, que fica em uma cidade vizinha, tem uma boa oferta de voos domésticos e internacionais.

Melhores bairros para morar em Belo Horizonte

Quem pretende morar em Belo Horizonte e está procurando um imóvel precisa conhecer um pouco de cada bairro, certo? Na verdade, essa escolha pelo melhor lugar depende muito do perfil do morador, suas preferências e necessidades.

Tem gente que prefere morar perto do trabalho para não gastar muito tempo no deslocamento diário, enquanto outras pessoas gostam de morar em regiões que sejam mais tranquilas e afastadas. Quem gosta de fazer tudo a pé e valoriza a diversidade de opções no comércio tende a escolher bairros mais centrais, por exemplo.

De maneira geral, a cidade é tranquila, embora a segurança pública seja uma questão enfrentada em todo o Brasil. A Savassi é certamente um dos bairros mais famosos e tradicionais da cidade. Outras boas sugestões em BH são: Buritis, Nova Suíça, Santo Antônio, Pampulha, Barreiro, Salgado Filho, Santa Efigênia e Funcionários.

O que mais importa é achar um imóvel que atenda às suas expectativas e que faça da experiência de morar em Belo Horizonte a melhor possível! Se você tinha alguma dúvida, saiba que vai encontrar muita coisa boa na cidade — desde uma culinária gostosa até boas oportunidades de emprego e opções de passeio.

Gostou de conhecer melhor a capital do estado de Minas Gerais? Aproveite a oportunidade de conhecer os empreendimentos Riva em BH e escolher um para chamar de seu!


Post Anterior
Confira a lista de todos os documentos para financiar um imóvel
Próximo post
Crédito associativo imobiliário: entenda o que é e como utilizá-lo