Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como comprar apartamento: 10 dicas essenciais

  • 2 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 23 minutos de leitura
Como comprar apartamento: 10 dicas essenciais Riva Incorporadora

Comprar apartamento é um passo importante. Por isso, vale a pena ficar de olho nas principais dicas para fazer a escolher certa!

A dúvida sobre como comprar um apartamento costuma surgir entre aqueles que buscam realizar o sonho da casa própria ou mesmo trocar de residência. Afinal, esse tipo de aquisição é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa, não é mesmo?

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Não apenas por sair do aluguel e ter um cantinho para chamar de seu, mas porque esse momento irá fazer com que se reavalie objetivos e hábitos. E vamos combinar: até mesmo mudar para bairros ou regiões próximas reserva surpresas.

Quem opta por comprar um apartamento ainda deve estar atento a uma série de fatores antes de fechar o negócio. Ou seja, se possui filhos e existe alguma escola por perto, ou se procura algum local próximo ao trabalho, se o local é seguro, dentre outros.

Por isso, a Riva Incorporadora preparou este artigo exclusivo para te auxiliar com dicas de como comprar um apartamento. Com mais de 40 anos participando do sonho da casa própria de tantos brasileiros, fizemos um texto especial com 10 dicas importantes.

Confira com a gente e boa leitura!

Afinal, quais os benefícios associados à compra de um apartamento?

De modo geral, é possível lembrar da célebre frase que diz que pagar aluguel é gastar um dinheiro que nunca irá retornar. Entretanto, esse não é o único benefício de adquirir uma casa ou apartamento próprios.

Há pontos a se considerar que vão além da questão financeira e se relacionam diretamente a questões emocionais ou afetivas. 

Por exemplo, a sensação de ter um lugar para chamar de seu, criar ambientes que serão um oásis após um dia cansativo de trabalho. Ou ainda, conseguir receber os amigos ou a família para festas ou um fim de semana

E as vantagens não param por aí. Tanto para quem escolhe comprar um apartamento na planta ou novo, há ainda a questão de conseguir personalizar cada cantinho com suas preferências e gostos.

Afinal, quem mora de aluguel certamente já passou por esse tipo de problema. Pois vale a pena investir em um design arrojado e criativo, se em algum momento você pode precisar sair da residência?

E quantos não mantiveram itens que não eram do seu agrado, apenas pela impossibilidade de trocá-los ou pelas exigências de um contrato de locação? 

Este é outro ponto importante ao pensar em como comprar um apartamento: sendo seu, ele deixa de ser apenas uma residência. Ele pode se tornar, em sua totalidade, em um lar. E isso, certamente, é uma conquista incrível, não é mesmo?

1. Localização do imóvel

Antes de mais nada, você deve considerar a localização do imóvel e se ela atende às suas necessidades. Além disso, optar por comprar um apartamento em regiões mais tradicionais e desenvolvidas pode ter um maior valor agregado.

No entanto, bairros em desenvolvimento são boas opções para quem deseja, inclusive, ver o novo imóvel se valorizar.

Afinal, um novo bairro costuma atrair novos comércios e também novas edificações. Com o passar do tempo, você pode ter um tesouro em mãos e vendê-lo por um valor maior ainda do que quando o comprou. 

Outra dica que permeia a localização do seu futuro apartamento é passar pela região em dias e horários diferentes para entender como você se sente naquele lugar.

Fique atento, pois essa é uma dica de ouro para quem procura saber como investir em imóveis e não sabe por onde começar.

2. Principais vias na região

A segunda dica para saber como comprar um apartamento é levar em consideração as principais vias de acesso na sua região.

De modo geral, quanto mais vias perto do seu futuro apartamento, mais fácil será o acesso aos locais e serviços essenciais no dia a dia. Além disso, é importante analisar o trânsito em horários de pico, possíveis pedágios ou particularidades destas vias.

Por exemplo, há ruas e avenidas que apresentam problemas frequentes em períodos de chuvas ou possuem condições precárias que podem dificultar o tráfego em momentos pontuais.

3. Transporte no bairro: facilidade ao acesso é essencial

Metrô e ônibus são necessidades presentes na vida da maioria das pessoas. Em tempos atuais, eles contribuem para quem deseja economizar com combustível, tempo ou manutenção do carro próprio.

Por isso, a facilidade de acesso ao transporte público é essencial no quesito geográfico para que você possa ter agilidade no seu dia a dia. Não se esqueça, portanto, deste detalhe quando for a avaliar como comprar um apartamento.

como comprar um apartamento (capa)

4. Infraestrutura de telecomunicação do bairro

Hoje ninguém mais vive sem internet, concorda? Então, antes de assinar os contratos do novo apartamento, é essencial verificar a disponibilidade de serviços na região. Cheque se há fibra óptica e se os principais provedores estão disponíveis no bairro.

Outra boa prática nesse sentido, assim que você estiver com o endereço em mente, é entrar em contato com as operadoras e verificar a disponibilidade do alcance para a região.

Essa pequena dica evita uma série de dores de cabeça. Afinal, a última coisa que você espera é que você realize o sonho do apartamento próprio e se depare somente após a compra que o local possui serviços escassos, não é?

Uma boa dica para os entusiastas da tecnologia, é conferir como montar um lar inteligente. 

5. Horário que o sol bate no apartamento

Esse é um ponto de atenção essencial quando o assunto é adquirir um apartamento ou casa. Isso porque ter a luz do sol batendo de forma direta na residência é benéfico e importante.

Porém, há horários em que a incidência solar pode deixar o ambiente muito quente e desconfortável. Por isso, quando você for comprar o seu apartamento, lembre-se que a luz da manhã é mais suave e a da tarde pode trazer um calor demasiado ao local. 

Se houver disponibilidade orçamentária, uma boa dica, caso você goste de um apartamento que seja um pouco mais quente, é fazer um investimento em um ar condicionado.

6. Tamanho das janelas

Janelas mais amplas são pontos positivos porque abrem espaço para que mais luz natural entrem em cada cômodo do apartamento. Logo, considere como um item indispensável à questão sobre como comprar um apartamento.

A maior parte dos condomínios não autoriza a troca ou mudança de janelas ou portas, por isso, certifique-se antes de saber como comprar um apartamento, caso ele tenha janelas muito pequenas.

Além disso, outro benefício associado ao tamanho das janelas é mais ventilação aos ambientes.Então, lembre-se: as medidas de cada entrada de ar precisam de atenção especial.

7. Acessibilidade a serviços essenciais

Qual é a disponibilidade de comércio no bairro onde você vai comprar apartamento, já checou? Supermercados, bancos, escolas, hospitais, clínicas e academias são itens que tornam a vida mais prática.

Essa dica é fundamental para todos, mas varia de acordo com cada perfil. Afinal, caso você tenha filhos, a proximidade à escola, áreas de lazer ou postos de saúde fazem a diferença. Por sua vez, se levar uma vida mais fitness, academias e hortifrutis perto contribuirão para uma vida mais saudável.

Outro ponto importante que deve ser verificado é a existência de farmácias nas intermediações do seu futuro apartamento. Em caso de emergência, o ideal é ter uma por perto para que você não viva um momento adverso.

8. Segurança

A segurança costuma ser o principal item na escolha de uma casa ou apartamento. E não é por menos: deixar de sair de casa por medo torna a rotina muito mais preocupante. Por isso, considere pontos como:

  • Policiamento na região;
  • Estatísticas de assaltos e furtos;
  • Frequência de ocorrências relacionadas à acidentes de trânsito ou crimes;
  • Recursos como câmeras, controles de acesso ou profissionais na portaria do prédio ou condomínio, entre outros.

9. Iluminação

A iluminação da região é um ponto que anda de mãos dadas com a segurança. Para aqueles que precisam sair à noite, estar em um local iluminado faz a diferença.

Agora, se você quer dicas de iluminação artificial para o seu novo imóvel, a Riva incorporadora já tratou do assunto no artigo: conheça os tipos de iluminação e suas funcionalidades. 

comprar um apartamento

10. Qualidade da construtora

Saber de qual construtora ou incorporadora é esse apartamento que você vai comprar é importante para ter garantias de qualidade. Verifique o que clientes dizem e como estão as redes sociais dessas empresas, certo?

E na dúvida, você já sabe: conte com a expertise e excelência da Riva Incorporadora para obter as melhores soluções sobre como comprar um apartamento ou casa.

Dica extra para comprar um apartamento: leve em conta a sua situação financeira atual

Para comprar seu apartamento, a questão financeira também deve ser levada em conta. Vale a pena fazer investimentos e aplicações que tragam bons resultados, até pensando na compra de móveis e itens de decoração. 

Outra opção é consultar linhas de crédito ou mesmo vender seu imóvel atual e financiar o restante. Entenda as melhores possibilidades para o seu bolso e dê esse passo importante.

Casa ou apartamento: qual escolher?

Há soluções que respondem sobre como comprar um apartamento, mas que são diferentes de acordo com o perfil de cada pessoa. Afinal, como a aquisição é um investimento de grande valor, é necessário um cuidado especial em cada etapa.

A seguir, orientamos você para te ajudar na decisão de compra, caso tenha dúvida entre casa ou apartamento.

A longo prazo, o apartamento é uma opção mais econômica

A manutenção de uma casa é sempre responsabilidade do proprietário, que precisa arcar com os custos de forma individual. Por isso, a aquisição de um apartamento gera economia, uma vez que as despesas de espaços coletivos são divididas entre todos os condôminos. 

Dependendo do condomínio, o lazer estará a poucos andares de distância

Essa é uma boa premissa quando o assunto é como comprar um apartamento. Afinal, novas edificações estão cada vez mais completas.

Isso significa que os custos que você teria com academia, aluguel de quadra para praticar o seu esporte preferido, churrasqueira no lugar de um bar, seriam todos sanados em razão da escolha por um imóvel completo. 

Por consequência, você verá um alívio financeiro ao fim do mês. E quando se pensa em como comprar um apartamento, essa é uma questão primordial em razão dos gastos iniciais de aquisição.

Avalie se os seus documentos estão em ordem antes de iniciar a jornada para a compra do imóvel.

Essa é uma das questões que mais exigem trabalho do comprador: os documentos para comprar um apartamento.

Saiba que ter os documentos em ordem é primordial para garantir a compra do seu novo imóvel. Se o imóvel tiver um antigo dono, é essencial seguir alguns pontos de atenção. Confira conosco.

Confira se o IPTU está quitado

O Imposto Predial Territorial Urbano deve estar quitado antes que a venda do imóvel se concretize. No entanto, se existir alguma pendência, você pode negociar um desconto no valor do imóvel.

Como comprar um apartamento

Antes de saber como comprar um imóvel, confira se a matrícula está atualizada

Em resumo: além de possuir em mãos todas as certidões e documentos do vendedor, é necessário que toda a documentação do imóvel esteja regularizada. Uma das mais importantes diz respeito à matrícula, que deve estar atualizada.

A importância da matrícula está diretamente ligada ao processo de compra. Isso porque, se algo estiver irregular, a compra poderá não ser concretizada.

Procure saber se existe algum débito com taxas de condomínio

Esse é um ponto importante para entender como comprar um apartamento. Isso porque você deve conferir se existe algum tipo de dívida junto ao condomínio que você irá residir. 

Por isso, é fundamental que você conte com uma imobiliária que seja referência no mercado. A Riva Incorporadora pode ser a parceria ideal para que você não tenha esse tipo de problema durante a sua jornada de compra de um apartamento.

Deixar o trabalho burocrático para quem é especialista no assunto é fundamental para que você foque diretamente no que interessa. Além disso, obviamente a Riva Incorporadora possui todas as respostas para como comprar um apartamento e suas etapas.

Como comprar um apartamento financiado?

Essa é uma dúvida que permeia a cabeça das pessoas que estão a um passo de adquirir o primeiro imóvel. Por isso, entenda que existem diversos tipos de financiamento imobiliário que podem auxiliar o processo de compra.

No entanto, não deixe que isso te desanime. Isso porque com organização e também informações assertivas junto a uma imobiliária como a Riva Incorporadora, essa etapa não será um impedimento para a compra. Acompanhe conosco.

Afinal, como posso financiar um apartamento

Em primeiro lugar, não são todas as pessoas que são capazes de pagar um apartamento à vista. E é por isso que existe o financiamento.

De antemão, saiba que um financiamento funciona como uma espécie de empréstimo, destinado diretamente para a aquisição de um apartamento. 

Alguns programas foram criados exclusivamente para garantir que um indivíduo consiga pagar prestações suaves e realizar o sonho do imóvel próprio, como é o caso das facilidades de financiamento Caixa.

Antes de tudo, para que você seja capaz de realizar um financiamento, é necessário ir até um banco ou alguma instituição financeira.

Em sequência, será feita uma análise de crédito. Em outras palavras, verifica-se o seu histórico, seu score de crédito e também se você está inadimplente em relação a algum pagamento. 

Por essa razão é importante que você tenha todas as suas dívidas quitadas antes de começar a empreitada para buscar financiamento.

Se tudo correr bem e o financiamento for aprovado, a instituição financeira que você escolheu fará o pagamento do valor. Assim, você passa a pagar mensalmente um valor mais suave para viver na nova moradia. 

Essa etapa é fundamental para que você entenda como comprar um apartamento. Acompanhe, abaixo, os documentos necessários para dar início ao financiamento.

Documentos necessários para financiar um apartamento

Primeiramente, saiba que a documentação exigida pode variar de instituição para instituição que você fará o financiamento. Se você ainda não sabe como comprar um apartamento, saiba que essa é uma importante etapa do processo.

Por isso, confira, um apanhado daqueles que são mais solicitados neste momento.

RG

Esse será o primeiro documento solicitado em todas as instituições financeiras para dar início ao processo de financiamento. Afinal, ele é a base de toda a sua documentação pessoal.

Para que você seja identificado, você também pode apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outros documentos profissionais como a OAB, CREA e CRM, por exemplo.

Documento que comprove o seu estado civil

Em sequência, o comum é que essas instituições solicitem um documento que comprove se você possui vínculo com outra pessoa. Por isso, será necessário apresentar a certidão de casamento, se for o caso.

Caso você não possua vínculo matrimonial com alguma pessoa, o documento necessário será a certidão de nascimento.

Comprovante de endereço

Aqui você poderá optar por qualquer tipo de comprovante. Os mais comuns são: conta de luz, correspondência bancária e telefone.

Uma dica para não ter problemas com essa etapa: escolha uma conta que esteja em seu nome e, sobretudo, tenha uma data mais recente.

Declaração de Imposto de Renda

Essa é uma das etapas mais complexas na hora de garantir um financiamento. Isso porque muitas pessoas se complicam na hora de declarar o Imposto de Renda. Por isso, o ideal é contar com uma equipe de contabilidade para alinhar essa etapa.

Será necessário que você entregue a declaração completa do último período, contendo, inclusive, folha de rosto e também o recibo de entrega.

No entanto, atenção: se você é isento desse tipo de declaração, obviamente não será necessário entregar nenhum tipo de documento relacionado ao IR.

Carteira de Trabalho

Em resumo: para garantir o seu financiamento, todo trabalhador deverá apresentar a carteira de trabalho para garantir o benefício. 

A dica para evitar retrabalho é: faça cópias da primeira página da sua carteira de trabalho, a que apresenta a foto, número do PIS e dos contratos de trabalho.

Certidão de débitos federais

Ufa! Quantos documentos, não é? Fique calmo, estamos chegando ao fim. Esse documento será pedido por toda e qualquer instituição financeira que se dispor a realizar o seu financiamento. 

Ademais, garantir a certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais é uma das etapas mais fáceis desse processo. Isso porque basta que você acesse o site da Receita Federal e faça o requerimento.

Extrato do seu FGTS

Utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma alternativa muito procurada pelas pessoas que querem compreender como comprar um apartamento. E sim, isso é totalmente possível.

Sobretudo, o FGTS pode ser utilizado para ajudar a pagar o financiamento. Para que isso se concretize, é necessário apresentar junto a instituição financeira escolhida o extrato original, atualizado e carimbado.

Caso você opte por utilizá-lo, será necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e, em seguida, fazer o requerimento. 

Comprovante de renda

Antes de mais nada, essa será o documento que comprova que você consegue pagar mensalmente o financiamento contratado junto a instituição financeira.

Baseado no valor no que você recebe, ele também definirá qual a quantia de crédito você será capaz de receber junto à instituição.

No entanto, fique atento. Isso porque o comprovante de renda utilizado é o que diz respeito à renda familiar. Em outras palavras, é possível somar a renda de toda a sua família para alavancar o crédito junto à financiadora. 

Ademais, se você for CLT ou autônomo, saiba que existem documentações específicas para ambos os casos.

Por que é preciso apresentar todos esses documentos?

Antes de mais nada, você deve ter reparado que são muitos os documentos necessários para garantir que você consiga um financiamento.

Sobretudo, eles são necessários porque a empresa ou a imobiliária disposta a fazer o financiamento do seu futuro lar precisam possuir todas as garantias que você cumpra com o processo de pagamento.

Afinal, esse financiamento compromete alguns anos em termos financeiros na vida de uma pessoa. 

No entanto, uma outra maneira de ver a situação é que, com toda a parte da documentação realizada, você terá mais segurança de realizar o melhor negócio para finalmente realizar o sonho da casa própria.

Agora que você entende melhor como comprar um apartamento, que tal colocar a mão na massa e iniciar o seu planejamento junto a uma imobiliária que é referência e também possui excelência nos serviços prestados?

Vai comprar um apartamento? Conheça as opções da Riva Incorporadora

Agora que você sabe como comprar um apartamento, que tal contar com a ajuda de uma imobiliária presente em todo território nacional para te auxiliar nessa empreitada?

A Riva Incorporadora é a sua parceira ideal. Isso porque, além de contar com um time de especialistas, andamos lado a lado com quem é referência no mercado e também um modelo de inspiração em nossas ações: A Direcional.

Com isso, são mais de 40 anos ativos no mercado imobiliário. Nossa missão é garantir que você viva bem, e que isso não seja um objetivo distante da sua realidade. 

Por fim, junte-se a nós e vivencie uma jornada de compra diferenciada. Para mais notícias sobre o mercado imobiliário e de otimização do seu dia a dia em seu lar, continue acompanhando o Blog da Riva Incorporadora

como comprar um apartamento

Post Anterior
8 ideias de cores para apartamentos
Próximo post
Quais os melhores bairros de Contagem?