Afinal, como escolher cortina? 4 dicas para não errar!

  • 17 de junho de 2022
  • Equipe Riva
  • 4 minutos de leitura
Afinal, como escolher cortina? 4 dicas para não errar! Riva Incorporadora

Conter a iluminação, ser meramente decorativa e até mesmo capaz de manter a privacidade: saber como escolher cortina depende da análise desses e outros fatores cruciais!

Geralmente, as pessoas não sabem ou até ignoram este fato, mas vale a pena tirar proveito de saber como escolher cortina: é algo que pode fazer total diferença quando o assunto é planejar sua nova decoração de apartamento.

Logo, é necessário estar sempre atento a certos detalhes para garantir a melhor proposta em todos os casos e ambientes. Quer tirar algumas dúvidas a respeito? Acompanhe nosso post!

1. Veja os principais modelos de cortinas

Quando se trata de ambientação, as cortinas se apresentam em variados modelos e cores. Sendo assim, para entender como escolher cortina, é indispensável conhecer antes seus principais modelos. Veja os destaques a seguir!

A cortina romana

Confeccionada com tecido, a cortina romana é uma escolha muito eficaz quando se deseja encobrir janelas de dimensões diversas. Formada por lâminas horizontais sustentadas por finos suportes verticais, tal estilo de cortina deixa o ambiente bem sofisticado e mantém sua naturalidade.

A cortina de voil

A sarja é uma trama estruturada e mais pesada, o que proporciona um bom bloqueio da iluminação que vem de fora. Permite uma combinação versátil e com muita variedade de cores e estampas.

A cortina de sarja

Confeccionada com tecido, a cortina romana é uma escolha muito eficaz quando se deseja encobrir janelas de dimensões diversas. Formada por lâminas horizontais sustentadas por finos suportes verticais, tal estilo de cortina deixa o ambiente bem sofisticado e mantém sua naturalidade.

A cortina blackout

Se você tem um projeto de iluminação ou deseja bloqueá-la em certo ponto do apartamento, a cortina blackout pode ser a melhor opção. Tem uma capacidade surpreendente de bloquear raios solares, deixando o ambiente confortável e garantindo a comodidade planejada para o local.

2. Saiba o objetivo da cortina

Quando se planeja decorar um apartamento pequeno ou grande, é preciso saber exatamente qual a finalidade de cada item a ser utilizado. Com as cortinas não é diferente, uma vez que a sua funcionalidade implicará na escolha do modelo correto. Por isso, saber o objetivo deve ser o primeiro tópico a ser considerado na busca pelo modelo perfeito!

3. Defina o tom de acordo com a exposição ao sol

Nesse caso, para entender bem como escolher cortina, não basta apenas ficar de olho nas cores para apartamento. Para definir corretamente a tonalidade de suas cortinas, antes, devem ser considerados fatores importantes, como a exposição direta à luz solar.

Vale observar que as cortinas com tecidos grossos e cores mais escuras têm maior capacidade de retenção de calor, fazendo com que o ambiente — embora mais escuro — fique mais quente. Para essas propostas de ambiente, portanto, as cortinas mais claras e finas se mostram as melhores opções.

4. Certifique-se de escolher as medidas certas

Depois de observar e seguir todas as dicas citadas acima, preste muita atenção quando for escolher as medidas da sua cortina. A depender do estilo e do objetivo escolhidos, procure por modelos mais longos, visto que estes poderão se adequar facilmente ao ambiente, assegurando mais conforto e sofisticação para o cômodo selecionado.

No que tange às medidas laterais, certifique-se de deixar, pelo menos, de 15 a 20 centímetros de sobra da porta ou das janelas onde serão instaladas. Essa sobra de tecido garantirá que não haverá passagem de luz ou vento de modo indesejado.

Agora você já sabe como escolher cortina. Acerte na seleção dessas lindas peças para decoração de seu lar ao seguir as recomendações que reunimos aqui para você e evite arrependimentos!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a aprender um pouco mais sobre o assunto!


Post Anterior
Saiba como garantir uma boa convivência com vizinhos
Próximo post
Como tirar arranhões de piso porcelanato em 3 passos

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.