Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Afinal, como escolher cortina? 4 dicas para não errar!

  • 17 de junho de 2022
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Afinal, como escolher cortina? 4 dicas para não errar! Riva Incorporadora

Conter a iluminação, ser meramente decorativa e até mesmo capaz de manter a privacidade: saber como escolher cortina depende da análise desses e outros fatores cruciais!

Geralmente, as pessoas não sabem ou até ignoram este fato, mas vale a pena tirar proveito de saber como escolher cortina: é algo que pode fazer total diferença quando o assunto é planejar sua nova decoração de apartamento.

Logo, é necessário estar sempre atento a certos detalhes para garantir a melhor proposta em todos os casos e ambientes. Quer tirar algumas dúvidas a respeito? Acompanhe nosso post!

1. Conheça os principais modelos de cortinas

Quando se trata de ambientação, as cortinas se apresentam em variados modelos e cores. Sendo assim, para entender como escolher cortina, é indispensável conhecer antes seus principais modelos. Veja os destaques a seguir!

A cortina romana

Quarto de casal do empreendimento Holistic Residence
Cortina romana no quarto de casal do empreendimento Holistic Residence

Confeccionada com tecido, a cortina romana é uma escolha muito eficaz quando se deseja encobrir janelas de dimensões diversas. Formada por lâminas horizontais sustentadas por finos suportes verticais, tal estilo de cortina deixa o ambiente bem sofisticado e mantém sua naturalidade.

A cortina de voil

Imagem do salão de festas do empreendimento Duet Barra da Riva no RJ
Cortina voil no salão de festas do empreendimento Duet Barra da Riva no RJ

A cortina voil é feita de um tecido especial utilizado principalmente em forros. Por se tratar de uma mistura de vários materiais, como algodão, poliéster e elastano, por exemplo, acaba sendo um tecido fino e delicado com um pouco de transparência, já que sua composição traz essa característica de parecer com um véu.

Salas e acesso a terraços são espaços ideais para cortinas voil, proporcionando privacidade e controle da iluminação de forma harmônica.

A cortina de sarja

Exemplos de cortinas de sarja coloridas
Exemplos de cortinas de sarja coloridas

cortina de sarja possui um tecido mais estruturado e encorpado, garantindo um bom bloqueio da luz. É um meio termo entre os modelos voil e blackout. Tons mais escuros proporcionam sofisticação, já as estampas coloridas e florais remetem ao estilo clássico de decoração.

A cortina blackout

Imagem de cortina blackout no quarto
Cortina blackout no quarto

Se você tem um projeto de iluminação ou deseja bloqueá-la em certo ponto do apartamento, a cortina blackout pode ser a melhor opção. Tem uma capacidade surpreendente de bloquear raios solares, deixando o ambiente confortável e garantindo a comodidade planejada para o local.

2. Saiba o objetivo da cortina

Quando se planeja decorar um apartamento pequeno ou grande, é preciso saber exatamente qual a finalidade de cada item a ser utilizado. Com as cortinas não é diferente, uma vez que a sua funcionalidade implicará na escolha do modelo correto. Por isso, saber o objetivo deve ser o primeiro tópico a ser considerado na busca pelo modelo perfeito!

3. Defina o tom de acordo com a exposição ao sol

Nesse caso, para entender bem como escolher cortina, não basta apenas ficar de olho nas cores para apartamento. Para definir corretamente a tonalidade de suas cortinas, antes, devem ser considerados fatores importantes, como a exposição direta à luz solar.

Vale observar que as cortinas com tecidos grossos e cores mais escuras têm maior capacidade de retenção de calor, fazendo com que o ambiente — embora mais escuro — fique mais quente. Para essas propostas de ambiente, portanto, as cortinas mais claras e finas se mostram as melhores opções.

4. Certifique-se de escolher as medidas certas

Depois de observar e seguir todas as dicas citadas acima, preste muita atenção quando for escolher as medidas da sua cortina. A depender do estilo e do objetivo escolhidos, procure por modelos mais longos, visto que estes poderão se adequar facilmente ao ambiente, assegurando mais conforto e sofisticação para o cômodo selecionado.

No que tange às medidas laterais, certifique-se de deixar, pelo menos, de 15 a 20 centímetros de sobra da porta ou das janelas onde serão instaladas. Essa sobra de tecido garantirá que não haverá passagem de luz ou vento de modo indesejado.

Agora você já sabe como escolher cortina. Acerte na seleção dessas lindas peças para decoração de seu lar ao seguir as recomendações que reunimos aqui para você e evite arrependimentos!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a aprender um pouco mais sobre o assunto!


Post Anterior
Saiba como garantir uma boa convivência com vizinhos
Próximo post
Como tirar arranhões de piso porcelanato em 3 passos