Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como decorar apartamento pequeno: 7 ideias para você

  • 1 de novembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como decorar apartamento pequeno: 7 ideias para você Riva Incorporadora

Ter um lugar confortável e agradável faz toda a diferença no dia a dia, e com algumas ideias simples, você pode transformar seu apartamento.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

É um engano pensar que decoração se trata apenas de estética e beleza. Um ambiente bem-decorado proporciona bem-estar e influencia até na nossa qualidade de vida. Independentemente do espaço, é possível ter um bom resultado.

Que tal algumas ideias de como decorar um apartamento pequeno? Não precisa ter um imóvel muito grande para ter um lar bonito e organizado. Nós podemos provar isso para você! Acompanhe o texto para conferir boas dicas.

Importância da decoração

Não precisa ser um grande apaixonado por decoração para entender que esse é um ponto importante na hora de montar um espaço, principalmente quando falamos do nosso próprio lar.

Estar em casa deve ser algo gostoso, que cause bem-estar e contribua para o nosso bom humor. Imagine o quão ruim é viver insatisfeito com o ambiente que você passa boa parte dos seus dias e até da sua vida, não é verdade? Mesmo com poucos recursos, é possível transformar sua casa aos poucos e deixá-la do seu jeito.

Um bom arquiteto ou decorador, com certeza, pode ajudar muito, mas você também pode buscar referências e tomar a iniciativa de assumir esse papel. Aproveite as nossas sugestões!

Como decorar um apartamento pequeno?

Decorar não é somente embelezar. Um bom projeto de decoração é bonito, funcional e atende às necessidades do(s) dono(s) da casa. Esse desafio é ainda maior quando temos pouco espaço e muitas pessoas ou coisas para abrigar, mas não é impossível.

Confira, a seguir, as dicas que temos para lidar com a missão de decorar um apartamento pequeno.

1. Tente dar a sensação de amplitude

Por mais que a área seja limitada, alguns truques decorativos conseguem passar a impressão de que o apartamento é mais amplo. Por exemplo, paredes claras e espelhos cumprem muito bem essa função.

Isso não significa que tudo precisa ser branco e sem graça, até porque ser aconchegante faz parte do conforto. Aposte em pequenos focos de cor (como almofadas, quadros, cadeiras etc.) e deixe os tons claros para as paredes, móveis e objetos maiores.

2. Otimize o máximo de espaço possível

Sua primeira tarefa é revisar tudo o que você tem para manter apenas o necessário. Então, otimize todos os espaços que puder para acomodar suas coisas. Analise todos os cantos para pensar em como aproveitá-los, usando prateleiras, nichos e outros acessórios.

A cama baú é outra ótima indicação, pois o espaço que você usa para dormir acaba virando um armário. Há outras possibilidades que oferecem mais do que uma função, como beliches e sofás-camas.

A ideia de otimizar é exatamente essa: criar condições favoráveis para o seu objetivo de aproveitar toda a área do apartamento.

3. Aposte em móveis planejados

Comprar móveis prontos nem sempre é a melhor opção, pois você fica limitado às dimensões de cada modelo. Na hora de “encaixar” o móvel em determinado lugar, pode ser que o espaço não seja bem aproveitado como falamos acima. Alguns centímetros a mais no design e você perde um cantinho que poderia ser útil.

Por isso, os mobiliários planejados costumam ser uma alternativa mais interessante. Informe para o fornecedor todas as suas necessidades e encontre a solução que seja mais funcional para o seu lar.

4. Saiba que iluminação é um diferencial

Ter somente uma fonte de luz no teto pode deixar o cômodo ainda menor. O ideal é dividir a iluminação em pontos estratégicos, o que vai valorizar bastante o ambiente e garantir modernidade. Esse é um toque especial ao decorar ambientes pequenos.

Além das luzes artificiais, busque aproveitar a iluminação natural do apartamento. Lembre-se de que a claridade é uma aliada da amplitude!

5. Conheça seu estilo

Caso você não conte com o serviço de um profissional especializado, pesquise bastante sobre decorar apartamentos pequenos e guarde tudo o que você gosta. Conhecer o seu estilo é importante para filtrar aquilo que combina ou não com seu perfil, o que vai fazer a diferença na sensação de bem-estar depois de tudo pronto.

É errado misturar diferentes estilos? Não, mas é bom fazer isso com cuidado se você não for um expert em decoração de apartamentos. Em um lugar pequeno, vale a pena pensar em cada detalhe. Se tiver dúvidas, opte pela tradição minimalista do “menos é mais”.

6. Mantenha a organização

Quem mora em uma casa grande, por exemplo, geralmente tem um ou até mais cômodos para guardar coisas e deixar a bagunça reinar. A realidade não é a mesma para quem vive em um apartamento pequeno.

Manter tudo organizado é essencial para que os ambientes não se tornem desagradáveis. Inclusive, muitos “apês” são formados praticamente por um ambiente só, integrando cozinha, sala e quarto.

Ou seja, não deixe que a desordem tome conta e estrague a decoração do seu lar! Pesquise sobre técnicas de organização para otimizar ao máximo os seus armários e manter a maioria das suas coisas bem guardadas.

7. Olhe para cima

Um erro comum cometido por pessoas que moram em apartamentos pequenos e não entendem de decoração é não olhar para cima. Como assim? É natural considerar a metragem do chão para acomodar os móveis, eletrodomésticos e outros objetos da casa.

Por exemplo, você vê o tamanho de uma sala e pensa como vai caber o sofá, uma mesa e uma estante. O que passa despercebido por muita gente é que as paredes também podem ser aproveitadas. Como alguns arquitetos dizem, é preciso “pensar verticalmente“.

Talvez você não tenha espaço disponível no chão, mas possa instalar suportes na parede para acomodar o que precisa. Quando não cabe um rack ou cômoda para colocar a TV, essa é a melhor solução. Basta usar o mesmo raciocínio para outras finalidades.

E aí, gostou? Tomara que as nossas dicas tenham sido úteis! Decorar um apartamento pequeno vai exigir um pouco de dedicação para chegar ao melhor resultado final possível, aquele que vai trazer mais qualidade de vida para a sua rotina. Porém, não tenha dúvidas de que vale a pena ter uma casa feliz!

Agora, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos na mesma missão.


Post Anterior
Casa ou apartamento: veja como escolher o melhor para você
Próximo post
Por que investir em imóveis pode ser uma boa opção?