Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Fique por dentro de como funciona o processo de entrega das chaves de um apartamento!

  • 8 de julho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Fique por dentro de como funciona o processo de entrega das chaves de um apartamento! Riva Incorporadora

Muita ansiedade para a entrega das chaves do seu tão sonhado apartamento? Calma! Estamos aqui para ajudar. Saiba quanto tempo pode levar para esse momento tão especial!

Em nosso blog, já exploramos sobre como encontrar o melhor lugar para você construir a sua vida. A partir desse ponto, até chegar ao momento da entrega das chaves do apartamento, você pode sentir aquela ansiedade gerada por todos os processos necessários para o financiamento do primeiro imóvel. Afinal, é um grande passo para a realização do sonho da casa própria.

Comprar um apartamento ou uma casa, seja na planta, seja ainda em construção, é certo que precisaremos aguardar até a finalização do projeto acordado entre as partes. Mas quanto tempo poderá levar essa espera? Se você está com essa dúvida, chegou no lugar certo!

Neste artigo, explicaremos os detalhes sobre o funcionamento da entrega das chaves de seu novo lar, passando por vários detalhes envolvidos, como o prazo para isso acontecer ou os devidos cuidados que devemos tomar com a documentação. Ainda, abordaremos questões sobre o que é importante avaliar quando chegar a hora da sua vistoria, antes mesmo de realizar a mudança. Acompanhe!

Como funciona a entrega das chaves de um apartamento?

A entrega de chaves ao financiar um apartamento é, geralmente, feita pelo corretor imobiliário responsável pelo projeto que você adquiriu ou pela empresa de construção (incorporadora). É muito importante que você confirme essas informações com o seu agente imobiliário ou vendedor, sobre qual será o processo de entrega das chaves para você.

Isso garante que você não fique esperando indefinidamente para colocar as mãos nas chaves de sua nova residência. Em geral, é importante que você saiba que a entrega das chaves é feita no ato da assinatura do contrato de compra e venda.

Pode ser diferente, a depender do projeto imobiliário que você escolheu, pois, em alguns deles, a entrega poderá ser realizada somente após a quitação das últimas parcelas do financiamento. Ou seja, informar-se com quem realizou a venda sempre será a melhor saída nesses casos.

Outros projetos podem recorrer a um Termo de Entrega de Chaves, o qual será assinado entre as partes envolvidas, nesse caso, você e a construtora, incorporadora ou agente imobiliário. Essa ação costuma ser realizada após a última vistoria do apartamento, tema que abordaremos mais adiante, neste artigo.

Qual o prazo para entrega das chaves?

Isso pode variar muito, pois é dependente dos processos envolvidos no projeto. Quer um exemplo para facilitar o entendimento?

Imagine que você foi a uma incorporadora e comprou um apartamento que já está pronto, e à vista. A entrega das chaves, muito provavelmente, não vai demorar mais que uma semana, às vezes, até poucos dias para ser realizada. 

Isso porque os processos para entrega das chaves são bem menores, se comparados a um projeto ainda na planta (alguns deles chegam a levar alguns anos para a conclusão). Por isso, se esse último exemplo está mais próximo do seu caso, é bastante sugerível que você acompanhe quais são as etapas envolvidas na construção e por quanto tempo ainda podem durar.

O que avaliar na vistoria?

Você comprou um apartamento na planta, passaram-se alguns meses, e a obra terminou. Agora, é só pegar as chaves e morar, certo? Errado! Nesse momento, a empreiteira (ou agente responsável pela obra) vai convidar você para realizar a vistoria de sua futura nova casa — mas a que devemos dar atenção nessa vistoria?

Realmente, é muito complicado para quem nunca adquiriu um imóvel saber o que está certo ou não. Por isso, vamos dar algumas dicas para você se sair bem e não ter problemas depois. Confira!

Realize testes em tudo

Seja na parte hidráulica (torneiras, descargas e qualquer outro encanamento), seja na parte elétrica (tenha a certeza de que todos os pontos de luz funcionem como devem, inclusive, as tomadas), você precisará testar tudo o que seu apartamento tem a oferecer.

Não se esqueça de conferir se todas as portas e janelas estão em perfeito estado, pinturas de paredes, enfim, tudo que faz parte da sua nova casa precisa estar funcionando e bem! Se encontrar algum problema, dirija-se imediatamente ao responsável e formalize uma reclamação para que tudo seja posto em ordem o mais rápido possível.

Tire fotos e registre tudo

Uma fotografia de um imóvel adquirido durante uma vistoria é importante para documentar o estado do imóvel no momento da aquisição. As fotos podem ser úteis para fins de comparação futura, se houver alguma dúvida sobre como o imóvel era quando você entrou nele para morar.

Além disso, as imagens podem ajudar a identificar quaisquer problemas que possam ter sido ignorados durante a vistoria, e evitar futuras surpresas desagradáveis, gerando prejuízos.

Para ajudar você a realizar essa vistoria, você pode levar uma lista com os itens que foram previamente acordados quando fechou o negócio. Confira, com bastante paciência, cada um deles!

Quais os cuidados com a documentação?

A vistoria é apenas uma das etapas necessárias antes de dar o passo para dentro do sonho da casa própria. Isso porque precisamos ter cuidado, também, com a documentação de seu novo imóvel.

Já aprendemos, por aqui, o que é ITBI  e a importância que ele tem para a regularização de nosso imóvel — mas não é só isso: busque saber qual a situação documental da sua nova residência, de maneira geral. Você pode encontrar ajuda com seu agente imobiliário para essa tarefa.

Você também pode buscar por um documento chamado “Memorial Descritivo”. Nele, você encontra todos os detalhes do acordo firmado. É necessário que, no momento da entrega das chaves do apartamento, todas as especificações desse material estejam prontas. Você precisa unir essa prática com uma vistoria atenciosa para evitar quaisquer problemas no futuro!

Outra questão documental com que precisamos nos preocupar e analisar muito bem é o chamado “Habite-se”. O Auto de Conclusão da Obra, como também é chamado, deverá estar pronto no momento da entrega das chaves.

É um documento de nível municipal, o qual atesta que a construção foi concluída com sucesso e que a residência está pronta para que o novo morador resida nela. A falta dessa documentação poderá causar vários problemas futuros, no momento em que o proprietário precisar, por exemplo, vender ou trocar o imóvel.

A Riva realiza um verdadeiro evento na hora da entrega das chaves, proporcionando uma boa experiência ao cliente no momento de sua grande conquista: a casa própria. Um grande exemplo disso é o vídeo a seguir que mostra a entrega do empreendimento Moob, apartamentos com suíte e varanda, em uma localização privilegiada, com diversas áreas de lazer para a família se divertir sem precisar sair de casa. Confira!

Esperamos que, com este artigo, você tenha se tranquilizado sobre questões envolvidas com a entrega da chave de seu novo apartamento. Embora sejam processos variados, com calma e muita paciência, você poderá viver esse sonho tão almejado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe mais pessoas informadas sobre como proceder durante a entrega das chaves de um imóvel!

CTA da Riva.

Post Anterior
Sistema de amortização constante: como influencia no pagamento do seu imóvel?
Próximo post
O que traz felicidade? 6 atitudes que podem deixar você mais feliz