Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamento Studio: vantagens de investir nesse modelo!

  • 26 de maio de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Apartamento Studio: vantagens de investir nesse modelo! Riva Incorporadora

O apartamento studio é a opção certa para quem busca as vantagens de um imóvel com espaço integrado em uma localização privilegiada!

Devido ao seu design otimizado e inteligente, aliado a localizações estratégicas nas principais cidades, os apartamentos studio têm despertado grande interesse. Isso tanto entre aqueles que procuram uma forma de moradia prática quanto entre investidores atentos às tendências do mercado imobiliário.

Enquanto no passado as grandes residências eram consideradas símbolos de requinte, atualmente, as opções de menores tamanhos ganharam preferência. Afinal, elas são capazes de proporcionar um ar de aconchego, principalmente para quem leva um dia a dia corrido.

Se está considerando investir em um apartamento compacto e funcional, este artigo é para você. Apresentaremos as principais vantagens desse modelo e por que ele tem sido cada vez mais procurado. Confira!

O que é um apartamento studio?

Um apartamento studio é uma unidade residencial com metragem reduzida que geralmente conta com um ambiente integrado, sem divisões fixas entre quartos, sala ou cozinha. Ele chama a atenção por seu design otimizado e pela maximização do espaço disponível.

Imagem da piscina do empreendimento Do It Quatá, studio da Riva
Imagem da piscina do empreendimento Do It Quatá, studio da Riva

É importante destacar a diferença desse para outros modelos de moradia também menores:

  • studio se caracteriza por ter aproximadamente 30m² e um layout aberto, além disso, costumam estar localizados em condomínios completos, com vários benefícios para os moradores;
  • loft apresenta um estilo bastante semelhante com o studio, com espaço integrado, porém tem ar mais industrial e área maior, com cerca de 50m²;
  • kitnet é uma alternativa mais popular, localizada em prédios mais simples e com divisórias internas;
  • flat, apesar de ser estruturalmente bem parecido com um studio, é ideal para quem não quer se preocupar com tarefas domésticas, pois conta com serviços de quarto, assim como em um hotel.

Vantagens do apartamento studio

Imagem do apartamento Studio Do It Paulista
Imagem do apartamento Studio Do It Paulista

Mesmo sendo um tipo de imóvel pequeno, o apartamento studio apresenta uma série de benefícios, impactando de forma positiva no dia a dia dos moradores e na sua qualidade de vida. Além disso, apresenta importantes vantagens financeiras e muito mais a longo prazo. Confira algumas delas a seguir.

Praticidade

Um dos principais pontos positivos de escolher esse tipo de moradia é que oferecem praticidade em seu design compacto, pois tudo está ao alcance das mãos.

A facilidade de acesso a diferentes áreas do imóvel torna a rotina mais conveniente, especialmente para pessoas que têm uma vida agitada ou preferem espaços de fácil manutenção.

Localização privilegiada

Outra questão que chama a atenção é o endereço dessas residências, pois geralmente são situadas em áreas urbanas centrais, próximas a serviços, comércio e transporte público.

Essa localização privilegiada permite que os moradores tenham acesso rápido a diversas comodidades e facilidades, o que pode ser um diferencial para quem busca uma vida mais dinâmica.

Economia

Quando analisamos pelo lado financeiro, o apartamento studio também aparece como opção vantajosa, pois seu preço é bem mais acessível em comparação com unidades maiores.

Eles geralmente apresentam um valor de aquisição mais baixo e também tendem a ter custos de manutenção, decoração e contas mensais reduzidos. Isso os torna uma alternativa atraente inclusive para compradores com orçamento limitado.

Investimento

O apartamento studio também é uma excelente opção de investimento imobiliário, pois sua crescente popularidade e a demanda contínua por imóveis compactos fazem com que essas unidades tenham um bom potencial de valorização. 

Além disso, a possibilidade de alugar o imóvel para estudantes, solteiros ou jovens profissionais amplia as oportunidades de retorno financeiro.

Baixa manutenção

Há ainda uma importante vantagem dos apartamentos studio com relação à facilidade de manutenção. Com um espaço compacto, a limpeza e organização tornam-se tarefas mais simples e rápidas. 

Além disso, a necessidade de reparos e reformas também costuma ser menor, o que reduz os custos e o tempo dedicados a essas atividades.

Para quem é recomendado?

Esse tipo de residências, devido a todos os seus pontos positivos, são recomendados para diferentes perfis de pessoas. Eles são ideais para solteiros, estudantes, jovens profissionais, idosos que buscam praticidade e até mesmo para casais sem filhos. 

Pessoas que valorizam a vida urbana e desejam estar próximas a serviços, entretenimento e transporte público também encontram nos apartamentos studio uma opção conveniente.

Para investidores, esses imóveis oferecem a possibilidade de obter um retorno financeiro satisfatório por meio do aluguel, principalmente em áreas com alta demanda por imóveis compactos.

Vale a pena comprar um apartamento studio?

Essa importante decisão depende de vários fatores, como suas necessidades, preferências pessoais e objetivos de investimento. Por isso, deve-se considerar aspectos como:

  • estilo de vida — se você valoriza praticidade, economia de espaço e facilidade de manutenção, um apartamento studio pode ser a escolha perfeita para você;
  • localização — essas opções costumam estar em locais privilegiados, bem perto de importantes serviços. Se você deseja estar no coração da cidade, com acesso fácil a tudo o que precisa, um apartamento studio pode ser a opção ideal;
  • investimento — se o seu objetivo é investir em imóveis, esse tipo de residência oferece uma oportunidade interessante. A demanda por unidades compactas continua alta, o que pode resultar em um bom retorno financeiro a longo prazo;

Portanto, é necessário realizar uma pesquisa de mercado antes de tomar a decisão, analisando ainda o potencial de valorização e os custos associados, além de considerar suas necessidades pessoais.

Imagem da lavanderia do empreendimento Do it Perdizes, studio da Riva
Imagem da lavanderia do empreendimento Do it Perdizes, studio da Riva

Uma ótima opção para você que quer encontrar o studio que atenda muito bem às suas expectativas são os empreendimentos da Riva. Os apartamentos da linha Do It Residences oferecem opções com design moderno, acabamentos de qualidade e localização privilegiada. Além disso, contam com áreas de lazer — piscina, espaço gourmet, churrasqueira, pet place, sky lounge e muito mais!

Sky Lounge do Empreendimento Do It Frei Caneca, studio da Riva.

Faça a escolha certa!

O apartamento studio é uma opção atraente para investimento imobiliário e para pessoas que buscam um estilo de moradia prático, econômico e com excelente localização, contribuindo muito para qualidade de vida.

Suas vantagens incluem muitas facilidades para o dia a dia, no entanto, é importante avaliar suas necessidades pessoais, objetivos e realizar uma análise criteriosa antes da aquisição, isso ajudará você a fazer a escolha certa.
Agora que você já conhece mais sobre o apartamento studio, confira os detalhes da linha Do It Residences, com tudo o que você precisa para morar bem.


Post Anterior
Perdizes em SP: um dos melhores bairros para morar na capital 
Próximo post
Consórcio ou financiamento: qual é a melhor alternativa?