Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como é morar na região da Pampulha em Belo Horizonte (MG)?

  • 28 de novembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como é morar na região da Pampulha em Belo Horizonte (MG)? Riva Incorporadora

Já pensou em viver em Pampulha? Conheça o que a região tem a oferecer para o seu lazer e bem-estare se apaixone como todos!

Morar na Pampulha, em Belo Horizonte (MG), é uma excelente oportunidade para quem busca um imóvel em boa localização, com infraestrutura urbanizada e segurança. Desde universidades federais até estádios conhecidos em todo o país, vários atrativos podem ser encontrados nas proximidades.

Encontrar uma região tranquila e com tudo o que você precisa para ter mais qualidade de vida influencia diretamente no bem-estar e no conforto no dia a dia. Por esse motivo, antes de se mudar ou comprar um imóvel, é fundamental avaliar a localização como um dos fatores mais importantes para a decisão.

A boa notícia é que para quem vive em Belo Horizonte, Pampulha oferece tudo isso e muito mais. Saiba como é morar nessa região!

Quais são os bairros da Pampulha?

A região que, atualmente, é chamada de Pampulha, é uma área vasta de Belo Horizonte, que nasceu a partir de uma lagoa. Antigamente, era uma parte isolada da cidade, mas por conta da represa, cada vez mais pessoas começaram a habitar os entornos. 

Devido à atenção que o local estava tomando durante a gestão de Juscelino Kubitschek como prefeito de Belo Horizonte, houve uma iniciativa de planejamento urbano para a região. Com isso, a Pampulha surgiu a partir de um grande plano arquitetônico feito por diversos profissionais renomados e especialistas em Arquitetura Moderna, inclusive Oscar Niemeyer e Burle Marx.

Atualmente, a região da Pampulha segue sendo bastante ampla, com mais de 50 km² e população estimada em 350 mil habitantes, aproximadamente. Além disso, conta com cerca de 57 bairros, como:

  • Ouro Preto;
  • São Luís;
  • Bandeirantes;
  • São José;
  • Castelo;
  • Santa Amélia;
  • São Tomaz;
  • Itapoã.

A localização privilegiada entrega pontos turísticos e demais espaços valiosos para os habitantes, como a lagoa da Pampulha, o campus principal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, desenvolvido por Oscar Niemeyer.

É bom morar na Pampulha, em Belo Horizonte?

Devido ao amplo acesso e aos investimentos em desenvolvimento de moradia urbana realizados na região de Pampulha, em BH, esse se torna um dos melhores lugares para morar na capital mineira.

Para entender melhor por que é bom morar na Pampulha, confira os principais atrativos do local e as vantagens de ter um imóvel nos melhores bairros de Belo Horizonte!

Transporte e infraestrutura

Pampulha também apresenta várias vantagens no que diz respeito à mobilidade urbana. Com a Avenida Antônio Carlos, que se liga a bairros e estabelecimentos, é possível se locomover com muito mais facilidade pela cidade.

Outra vantagem é que em Belo Horizonte tem linhas de metrô e Pampulha está próxima a duas estações: Primeiro de Maio e Waldomiro Lobo. Sem mencionar o sistema MOVE de transporte público, que são ônibus com pistas exclusivas, que agilizam a circulação pela cidade e se ligam também às estações de metrô.

A infraestrutura da região da Pampulha é boa, também, para quem gosta de se locomover de bicicleta. Com ciclovias espalhadas na cidade, é possível passear na orla da Lagoa da Pampulha ou utilizar o meio de transporte para ir aos mais diversos lugares da capital.

Educação 

O investimento em educação também é alto nos bairros que fazem parte da Pampulha. É nessa região que está localizada a UFMG, uma das melhores universidades federais do Brasil. Além disso, outras instituições de ensino superior presentes nos arredores são a Unopar, a Unifenas e a Anhanguera. 

Patrimônio histórico e cultural

A região abriga, também, diferentes construções importantes na história e no desenvolvimento de Minas Gerais. Edifícios projetados por Oscar Niemeyer, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha são exemplos de patrimônios históricos e culturais na cidade.

Natureza, lazer e esportes

Para quem gosta de ter contato com a natureza e praticar atividades físicas, a Pampulha também é uma boa região. Além da lagoa, que é um ponto turístico de BH, é possível encontrar o Parque Guanabara, o Parque Ecológico Jacques Cousteau e o Zoológico de Belo Horizonte nos bairros do entorno.

Vale a pena destacar, também, o estádio Mineirão e o ginásio Mineirinho. Sendo assim, quem gosta de acompanhar esportes ou ir a shows pode aproveitar essa vantagem.

Opções de comércio e serviços

Ainda sobre a infraestrutura da Pampulha, é válido destacar que a região conta com redes de supermercados, farmácias, bancos, shopping centers e demais estabelecimentos úteis para as mais variadas atividades do dia a dia.

Vida noturna 

Se você gosta de sair à noite, a Avenida Fleming é um dos pontos da Pampulha para conhecer. A rua conta com bares e restaurantes para todos os gostos, como o Tap House, Sô Madruga, Ipanema Casual Bar, Sirene e muito mais.

Conheça o Pampulha Residence, da Riva, no bairro Ouro Preto 

Gostou da ideia de viver na região? Então, você vai adorar ainda mais conhecer o Pampulha Residence, da Riva. Localizado no bairro Ouro Preto, o empreendimento conta com portaria 24 horas, localização privilegiada e boas oportunidades de compra.

Neo Pampulha Residence Riva, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG
Conheça o Neo Pampulha Residence Riva, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

Como está na fase de construção, oferece ainda mais agilidade para ter as chaves em mãos, comparado a comprar um apartamento na planta. Sem considerar que você pode conhecer de perto cada etapa da obra.

Com o Neo Pampulha Residence, você ainda tem opções de lazer completas e equipadas, além de varanda, espaço Gourmet e academia. Ou seja, tudo para contribuir com o seu bem-estar e qualidade de vida.

Espaço gourmet do Neo Pampulha Residence Riva, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG
Espaço gourmet do Neo Pampulha Residence Riva, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

A região da Pampulha, em Belo Horizonte, é um excelente lugar para morar na capital mineira e aproveitar cada detalhe da cidade. Com um imóvel em localização privilegiada, é possível desfrutar de muita tranquilidade e segurança no dia a dia.

Tudo pronto para dar um novo passo na sua vida? Confira os diferenciais do Neo Pampulha Residence Riva e transforme sua qualidade de vida morando na região!


Post Anterior
Financiamento na planta: entenda como funciona
Próximo post
Como refrescar o ambiente no verão? Principais dicas!