Conheça os principais tipos de moradia urbana no Brasil
- 16 de novembro de 2023
- Equipe Riva
- 8 minutos de leitura
Está em dúvida de onde morar? Conheça os diferentes tipos de moradia urbana no Brasil e saiba como escolher!
Casa, apartamento, studio: o que não faltam são tipos de moradia urbana para viver no Brasil. São diversas opções com características específicas que podem ajudar você a encontrar o melhor lugar para construir a sua vida.
Seja temporariamente ou em definitivo, encontrar uma moradia que atenda às suas expectativas e necessidades faz toda a diferença. Afinal, é possível se conectar com o ambiente e sentir que esse é um lar. Mas como escolher o melhor tipo de moradia para morar no Brasil? Acompanhe este artigo e confira dicas incríveis!
Quais são os tipos de moradia urbana mais comuns no Brasil?
O primeiro passo para a escolha de onde morar é conhecer os principais tipos de moradia. Assim, você pode avaliar as características de cada modelo de imóvel e tomar a melhor decisão para as suas necessidades e preferências.
Para tirar as dúvidas, saiba quais são os tipos de moradia que fazem mais sucesso no Brasil!
Casa
Casas são construções feitas no térreo, com os mais variados formatos, quantidade de cômodos, estilos arquitetônicos e quantidade de andares. É comum que esse tipo de imóvel esteja presente nos bairros residenciais da cidade, embora também possa fazer parte de regiões comerciais.
Com a possibilidade de ter quintal, essa é uma opção para quem deseja ter espaço externo grande e mais privacidade.
Apartamento tipo
O apartamento tipo é uma construção tradicional, com os cômodos bem definidos. Os anúncios de venda dessa categoria de imóvel costumam vir acompanhados do número de quartos e banheiros, uma vez que o formato arquitetônico é um dos mais conhecidos no mercado, com diferença apenas na quantidade de comodidades.
Apartamento cobertura
Os apartamentos com cobertura, por exemplo, ficam no último andar de um prédio. Por isso, tendem a ser mais espaçosos e privados, sem influência do barulho de vizinhos de cima.
Um apartamento cobertura pode ser duplex, triplex ou ter ainda mais cômodos. Outra opção é não dividir os andares e seguir no estilo tradicional, cuja disposição se torna mais prática e intuitiva.
Apartamento studio
O studio é um apartamento pequeno, com divisão entre os ambientes. Geralmente, é indicado para pessoas que moram sozinhas ou com apenas uma pessoa por ter menores dimensões, semelhante a uma quitinete.
Com a organização do ambiente, é possível promover o efeito de amplitude no apartamento studio. Para isso, estratégias de otimização de espaço, como portas de correr e móveis planejados, são válidas e podem ajudar na modalidade.
Apartamento garden
O apartamento garden é perfeito para quem deseja ou precisa de mais contato com o ar livre no dia a dia. Possui área externa individual, diferentemente dos outros modelos de apartamentos.
Por ter uma área externa, é possível montar jardins no apartamento. Assim, o contato com a natureza só aumenta e você pode desenvolver um novo hábito mais sustentável a longo prazo.
Flat
O flat é um imóvel com tamanho semelhante a um quarto de hotel. Ao morar nesse lugar, é possível ter acesso a serviços, como lavagem e passagem de roupas, limpeza frequente e acesso a pedidos em cardápios nutricionais.
Como escolher o seu tipo de moradia ideal?
Conhecer os diferentes tipos de moradia urbana é uma maneira de se preparar para escolher um lugar para morar. No entanto, para tomar a decisão, é fundamental considerar diversos outros fatores.
Fique por dentro de alguns pontos que podem ser considerados na hora de escolher o tipo de moradia ideal para você!
Avalie suas necessidades e estilo de vida
O que você precisa para o seu dia? Essa é uma pergunta que deve ser feita antes de decidir um lugar para morar. Afinal, o espaço precisa atender às suas principais necessidades da rotina e combinar com o seu estilo de vida.
Um exemplo disso é a escolha de uma moradia quando se tem cachorros de grande porte. Um flat, nesse caso, não ofereceria o espaço adequado para garantir o bem-estar dos animais e poderia trazer maiores desafios.
O mesmo vale para uma pessoa que viaja a maior parte do ano e tem poucos itens para guardar. Sendo assim, ter uma casa grande não seria tão estratégico, uma vez que diversos cômodos e ambientes não seriam bem aproveitados.
Defina seu orçamento
O orçamento é mais um fator que pesa na escolha de onde morar, afinal, define o limite que você pode investir em um novo imóvel. Por esse motivo, é fundamental procurar tipos de moradia compatíveis com o seu planejamento financeiro ou capacidade de fazer um financiamento imobiliário.
Antes de buscar o melhor lugar para morar, faça as contas do dinheiro guardado, as parcelas que podem ser feitas em um financiamento e demais recursos financeiros. Com isso, é possível alinhar as expectativas às suas finanças.
Considere a localização
A localização de um imóvel também é um elemento indispensável na tomada de decisão. Um lugar muito longe das áreas urbanas pode trazer desafios para realizar atividades básicas do cotidiano, como fazer compras ou ir ao médico, mas pode promover mais tranquilidade, silêncio e distância das movimentações de centros de cidades.
Morar em um imóvel que fica longe do seu trabalho ou de locais que você pretende visitar com frequência também pode apresentar desvantagens. Um exemplo disso é a necessidade de maiores gastos com transporte.
Pesquise o mercado imobiliário
Busque saber também sobre como está o mercado imobiliário. Identificar as melhores oportunidades para fazer investimentos lucrativos só tende a valorizar o imóvel.
Por esse motivo, acompanhe as notícias, faça pesquisas diretas sobre o contexto imobiliário nacional e investigue como está o mercado dos imóveis nas localizações que despertaram o seu interesse. Coletar informações e acumular conhecimento auxilia na hora de tomar decisões estratégicas e eficientes.
Em resumo, existem diferentes tipos de moradia no Brasil. Desse modo, pode encontrar o melhor lugar para viver e ter um espaço só seu. Tudo isso vai ajudar a ter mais bem-estar e qualidade de vida, além de satisfação com a sua residência e o sentimento de realização com a conquista de mais um bem.
Já pensou em morar em um lugar seguro e bem localizado? Confira as vantagens de viver em um condomínio fechado!