Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Os 7 bairros mais nobres de São Paulo: conheça melhor cada um deles

  • 4 de janeiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 19 minutos de leitura
Os 7 bairros mais nobres de São Paulo: conheça melhor cada um deles Riva Incorporadora

Onde morar em São Paulo? Fique por dentro dos bairros mais nobres e encontre o lugar perfeito para você!

Os bairros nobres de São Paulo estão no radar de qualquer pessoa que busca morar na maior cidade da América Latina e não abre mão de qualidade de vida, conforto e segurança.

Além disso, eles também são alternativas incríveis para quem pensa em comprar um apartamento para diversificar investimentos ou ter uma renda extra que dê maior tranquilidade para as finanças de toda a família.

Por isso, a Riva Incorporadora preparou um artigo exclusivo para te ajudar na decisão de escolher um imóvel em um dos bairros nobres de São Paulo. confira conosco e boa leitura!

Afinal, como definir quais são os bairros nobres de São Paulo?

Antes de apresentar nossa lista, é importante explicar o conceito de um bairro nobre, uma vez que ele pode variar de acordo com a compreensão e necessidade de cada um.

Contudo, ao elencar os bairros nobres de São Paulo, levamos em consideração alguns pontos importantes e mais objetivos. Ou seja, muito mais do que localidades com moradia de maior custo, os requisitos que levamos em conta são aqueles que podem ser verificados por quem escolhe um imóvel no lugar.

Por exemplo, escolhemos como bairros nobres aqueles que possuem centralidade e fácil acesso aos principais pontos da cidade. 

Isso significa que são bairros que apresentam uma economia sólida ao seu redor e oferecem serviços essenciais como educação, saúde e lazer com pouco ou fácil deslocamento.

Além disso, os bairros nobres de São Paulo que separamos contam com índices altos relacionados à segurança e qualidade de vida. Dessa forma, ainda são capazes de permitir uma valorização contínua dos imóveis que se encontram ali.

Dito isto, que tal conhecer melhor cada um deles?

Itaim Bibi

Começando pelo Itaim Bibi, ele figura entre os bairros nobres de São Paulo, seja para, por unir uma localização ideal para quem busca uma rotina tranquila e feliz e o acesso rápido aos principais pontos da capital paulista.

Isso porque ele se destaca como um dos melhores lugares para morar com a família e aproveitar atividades culturais para todos os gostos. Como é o caso de cinema, museus, teatros e parques. 

Para investidores, é uma opção diferenciada para ter um apartamento sempre alugado.

Um dos principais destaques desse bairro é a gastronomia. Dentro da Zona Oeste da cidade, no Itaim, você encontra vários restaurantes, pubs, cafeterias renomadas e com cardápios bem diversificados. Tudo para aproveitar o melhor que a grande São Paulo pode oferecer na culinária.

Imagem de avenida e construções em bairros nobres de São Paulo.

Estrutura e mobilidade da região

Quando o assunto é mobilidade, o Itaim Bibi também é referência entre os bairros nobres de São Paulo por estar próximo a avenidas importantes. 

Por exemplo, a Rebouças, a Santo Amaro e a Nove de Julho. E também da Marginal Pinheiros e da Avenida das Nações Unidas.

Além disso, é possível chegar ao bairro através da Linha 4 do Metrô, que vai até a Estação Itaim. Outras opções são as estações situadas nos bairros vizinhos, como a estação Vila Olímpia e Cidade Jardim.

Com excelente infraestrutura e ampla rede comercial, o Itaim Bibi possui hospitais conceituadíssimos, como o Hospital Sírio Libanês e o Vila Nova Star e escolas de qualidade como o Colégio Domus Sapientiae e Lourenço Castanho.

Cultura e lazer e outras vantagens

Por fim, o Itaim Bibi não poderia deixar de oferecer espaços de lazer como o Parque do Povo, com uma enorme área verde e diversas atividades de lazer.

Para os amantes do teatro, lá estão 4 dos mais importantes de São Paulo: O Teatro Décio de Almeida Prado, Juca Chaves, D Complexo Cultural e Santander. Mas se você prefere a 7ª arte, o Kinoplex Itaim é uma das melhores salas de cinema de São Paulo.

Como referência histórica, merece a citação a Casa Bandeirista do Itaim e o Espaço Cultural Itaim. No primeiro, funciona o Instituto Casa Bandeirista de SP. Por sua vez, o segundo inclui a Biblioteca Infantil Lar da Criança Anne Frank.

2 – Vila Olímpia 

O segundo lugar da nossa lista não poderia ficar de fora dos principais bairros nobres de São Paulo, principalmente pelos seus vários espaços ao ar livre para quem gosta de se divertir em parques.

Afinal,  esse é um diferencial que merece atenção quando se está em uma cidade tão grande quanto São Paulo, não concorda?

Além disso, a Vila Olímpia acabou se tornando um importante centro empresarial da cidade, abrigando, por exemplo, escritórios de empresas como o Google, o Facebook e a Unilever. 

O motivo é pelo fácil acesso a pontos estratégicos da capital, já que o bairro fica próximo de avenidas como a Berrini e a Brigadeiro Faria Lima.

Características da Vila Olímpica 

Por apresentar imóveis com ótima infraestrutura, segurança e acessibilidade, a Vila Olímpia se torna atraente e uma excelente opção para morar ou investir. 

E o que justifica a decisão, certamente também considera um acesso simples à região através de uma estação exclusiva de trens da CPTM.

Com ampla rede de comércios, zonas residenciais e ruas arborizadas, a Vila Olímpia conta com dois grandes shoppings: o Shopping Vila Olímpia e o Shopping J.K. 

E claro, mantém a tradição gastronômica de São Paulo com diversas opções de bares e restaurantes.

Diferenciais que destacam a Vila Olímpia entre os bairros nobres de São Paulo

O que torna a Vila Olímpia uma excelente opção para quem busca maior qualidade de vida no meio de uma cidade tão movimentada é sua proximidade aos principais parques de São Paulo. 

Por exemplo, o Parque Villa Lobos e o Parque do Ibirapuera ficam a apenas 10 minutos da região.

Em resumo, quem optar por morar na Vila Olímpia poderá curtir a natureza, praticar esportes e ainda assim estar rodeado de oportunidades profissionais e serviços essenciais.

Curtiu conhecer o bairro? Conheça o Do It Vila Olímpia e veja uma opção incrível para comprar seu apartamento na região.

3 –  Pinheiros

Antes de falar dos Pinheiros, convidamos você a conferir o Do It Pinheiros e se apaixonar ainda mais pelo bairro. É isso mesmo! 

O Pinheiros é tão importante entre os bairros nobres de São Paulo que antes de contar sobre o lugar, a gente já antecipa a dica e te mostra a melhor opção para investir ou morar na região.

E claro, a fama do lugar é merecida, uma vez que está situada na região oeste da cidade e você encontrará um espaço com infraestrutura, segurança e diversas opções de lazer. 

Um aspecto positivo de Pinheiros é a presença de ciclovias. Ou seja, é possível usar meios de transporte alternativos, como a bicicleta, para se locomover.

Além disso, o bairro também fica perto da Cidade Universitária da USP e de grandes parques como o Villa-Lobos e do Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pinheiros e outros espaços de entretenimento.

Conheça o Pinheiros

Ainda que rodeado de modernidade e apartamentos de alto padrão, o bairro Pinheiros preserva a história dos primeiros habitantes a ocuparem a região, por volta de 1560. 

Séculos depois, o Pinheiros é uma área com um enorme potencial comercial, recheado de bares e restaurantes que atendem todos os estilos e paladares.

Se o assunto é mobilidade urbana, é possível acessar facilmente as estações de metrô Pinheiros e Faria Lima, ou ainda as estações de trem da Cidade Universitária, Pinheiros e Hebraica-Rebouças.

Porém, se você pensou nos shoppings mais badalados da cidade, é importante citar que dois deles se encontram na região. No caso, o Shopping Eldorado e o Shopping Iguatemi.

Para os amantes da vida noturna, o Pinheiros fica ao lado da Vila Madalena e tem, em seu entorno, toda a badalação de um dos bairros nobres mais cobiçados de São Paulo.

espaço coworking em empreendimento Riva de São Paulo.

Espaço de coworking do empreendimento Do It Pinheiros.

4 – Vila Mariana 

Há pelo menos duas versões sobre o surgimento da Vila Mariana e seu nome. O primeiro, deriva de dois nomes, Maria e Anna, escolhidos pelo coronel Carlos Eduardo Petit para denominar o lugar. 

Por sua vez, a segunda história diz que esse era o nome da esposa do engenheiro que construiu a estrada de ferro que passa pelo local.

Mas pouco importa em qual origem você prefere acreditar. Isso porque, indiferente do nome, ele dá vida a um dos bairros nobres de São Paulo favoritos entre quem não abre mão de qualidade de vida e bem-estar.

O motivo é até simples mas merece destaque! Isso porque ele considera a proximidade do bairro à maior área verde de São Paulo, o Parque Ibirapuera. O que quer dizer que ter um imóvel na Vila Mariana é conseguir acesso fácil a um espaço de descanso ou lazer.

Lago no Parque Ibirapuera. Imagem ilustrativa para texto bairros nobres de São Paulo.

Como é o bairro Vila Mariana?

A proximidade da Vila Mariana ao Ibirapuera permite a visita frequentes a atrativos culturais como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Arte Moderna, dentre outros. Em resumo, morar no bairro também é estar perto de muita cultura e conhecimento.

Entretanto, se você prioriza infraestrutura e mobilidade, a Vila Mariana tem uma enorme área residencial – repleta de condomínios – mas que se integra facilmente ao comércio amplo e diversificado. 

Por último, você encontra no bairro o Shopping Vila Mariana, o Shopping Metrô Santa Cruz e a Galeria Paraíso.

O bairro ainda conta com um dos menores índices de criminalidade em São Paulo, o que oferece segurança a seus moradores, visitantes e permite a investidores do mercado imobiliário os maiores ganhos com aluguel, por exemplo.

Pontos positivos da região

Para terminar, é essencial explicar que a Vila Mariana é atendida por uma linha do metrô de mesmo nome, além de possuir integração com os outros meios de transporte público.

Caso você precise ou queira ir até o centro de São Paulo, são apenas 6,2 km de trajeto. Além disso, a Vila Mariana abrange uma parte da Praça Oswaldo Cruz e da famosa Avenida Paulista.

Por fim, merece citação a Cinemateca e o Sesc Vila Mariana, duas opções de entretenimento para quem escolher morar ou investir em um dos melhores bairros nobres de São Paulo.

5 – Ipiranga 

Entre os maiores destaques da Zona Sul paulistana está o bairro Ipiranga, um dos mais antigos da cidade. Em outras palavras, nessa região, você encontrará tradição e cultura convivendo em um mesmo espaço.

Por exemplo, o entretenimento é garantido com passeios no Parque da Independência e visitas ao Museu do Ipiranga.

O bairro também conta com vários comércios e vias de acesso a várias outras regiões de São Paulo. Quem prefere andar de transporte público também não vai ter problemas para se locomover, pois várias linhas de metrô e trem estão próximas do Ipiranga.

Confira um vídeo sobre o bairro Ipiranga.

Conheça mais sobre a região

É possível explicar o bairro Ipiranga a partir do que estado tem de mais intenso: a modernidade aliada a uma história importante para o Brasil. Por isso, o fato da região estar entre os bairros nobres de São Paulo é devido à consolidação de ambos os fatores.

Além disso, o Ipiranga está próximo ao Parque Aclimação e ao Parque da Independência, o que garante um enorme cinturão verde no meio de um ambiente super urbanizado.

E tudo isso ainda conta com a Linha Verde do Metrô, que liga gratuitamente a estação Alto do Ipiranga com as demais estações de São Paulo. Ou seja, é possível chegar a qualquer ponto da cidade de modo rápido, confortável e seguro.

Entretanto, quem prefere ficar em casa e evita tirar o carro para ir às compras, todo o comércio da região fica bem centralizado e oferece serviços essenciais da melhor qualidade.

Por que escolher o Ipiranga?

A gente poderia justificar a escolha do Ipiranga entre os muitos bairros nobres de São Paulo desta lista apenas por empreendimentos como o Influence Triunfo ou o Influence Independência.

Mas se você ainda precisa de outros motivos para escolher seu imóvel no bairro, que tal considerar estar perto de uma programação cultural e artística como os do Museu de Zoologia da USP e do Sesc Ipiranga?

E caso ainda não esteja totalmente convencido sobre o bairro, nós asseguramos sobre ser uma opção incrível para trazer maior qualidade de vida em suas rotinas e aproveitar ao máximo a vida em um bairro com alto índice de segurança e infraestrutura!

6 – Faria Lima

Primeiramente, é importante explicar que a penúltima opção da nossa lista de bairros nobres de São Paulo não é exatamente um bairro. Mas merece figurar aqui por ser um local de grande destaque e que abrange, inclusive, alguns bairros que citamos anteriormente.

Na verdade, a Avenida Brigadeiro Faria Lima é um corredor paulistano que passa pelos bairros Pinheiros, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Itaim Bibi.

E para reforçar toda a sua importância para aqueles que buscam imóveis no entorno dela, é necessário dizer que a Faria Lima tem localização estratégica e concentra uma enorme quantidade de empresas, principalmente das áreas de tecnologia e finanças.

Para se ter uma ideia, por lá ficam as sedes do Google, da XP Investimentos, Shopee e Linkedin. E não é só isso! Em seus arredores é possível curtir os mais seletos atrativos de lazer, cultura e compras, como o Museu da Casa Brasileira, o Esporte Clube Pinheiros e o já citado Shopping Iguatemi.

centro da cidade de São Paulo.

Estrutura do Faria Lima e pontos mais atrativos

Um dos principais motivos da região da Faria Lima abrigar alguns dos mais famosos bairros nobres de São Paulo está em sua infraestrutura completa e cheia de atrativos. 

Além disso, ela conta com uma estação de metrô de mesmo nome, que permite o acesso aos demais pontos da capital de modo bastante eficiente e rápido.

Se para profissionais de diversas áreas a Faria Lima é um polo de oportunidades, o mesmo pode-se dizer para estudantes. 

Isso porque, na região, estão a Unip Pinheiros. USP, Fundação Faculdade de Medicina, Cruzeiro do Sul e o famoso Cursinho Universitário Rebouças.

Então, se você pensa em adquirir um imóvel nesta região, aproveite e conheça o Do It Faria Lima, um empreendimento único da Riva Incorporadora.

7 – Frei Caneca

Para terminar, também relacionamos outra via extremamente importante para a capital paulista, situada a apenas seis quadras da Avenida Paulista. Ou seja, é claro que incluímos entre os bairros nobres de São Paulo a região central.

E similar ao que explicamos sobre a Avenida Brigadeiro Faria Lima, a Rua Frei Caneca permite a quem mora nela um acesso ilimitado aos principais pontos da cidade.

Ou seja, até mesmo em uma rápida caminhada, é possível desfrutar de passeios como o Sesc Paulista, Masp, Itaú Cultural ou o Parque Trianon.

Mas se você deseja usar o transporte público, tem a estação Consolação como a melhor alternativa. 

E tem mais! Ao longo de sua extensão, a Frei Caneca conta com escolas e faculdades tradicionais (PIC, Mackenzie, Escola de Enfermagem da Santa Casa) e os principais serviços e comércios de toda São Paulo.

Para finalizar, a Riva tem o empreendimento ideal para quem busca um estúdio com localização privilegiada e no coração de SP. Conheça já o Do It Frei Caneca!

Sala de jogos em empreendimento Riva de São Paulo.

Sala de Jogos no empreendimento Do It Frei Caneca.

Conte com a Riva para encontrar o melhor imóvel nos principais bairros nobres de São Paulo!

Depois de nossas dicas, será bem mais fácil decidir por um dos bairros nobres de São Paulo, não concorda? Então, não deixe de visitar o site da Riva Incorporadora e conhecer os melhores apartamentos em empreendimentos modernos e funcionais.

Por exemplo, com os apartamentos da linha Do It, você tem as melhores opções para adquirir um imóvel com excelente localização, estrutura e que permita maior qualidade de vida e acesso rápido a tudo que realmente importa.

Seja para morar ou para ter uma renda extra e garantir a segurança financeira de toda a família, conte com a Riva para trazer as melhores soluções em imóveis. 

E claro, aproveite para conferir mais conteúdos no Blog da Riva Incorporadora.

CTA Riva

Post Anterior
Como avaliar a posição do sol para adquirir um imóvel: entenda agora!
Próximo post
10 motivos para comprar um apartamento na planta e fazer um grande negócio