Quitação de financiamento: entenda se vale a pena antecipar, como fazer e o que é necessário
- 12 de dezembro de 2022
- Equipe Riva
- 7 minutos de leitura
Quando compramos um imóvel financiado, uma das dúvidas que surgem é como fazer a quitação de financiamento.
Isso porque, apesar de não ter o valor total na hora de comprar um imóvel, algumas pessoas, com o passar do tempo, optam por acelerar o pagamento das parcelas.
Essa é uma boa alternativa para “se livrar” da dívida antecipadamente. Mas você sabe como isso funciona?
Não se preocupe, pois a Riva Incorporadora fez este artigo, com o intuito de explicar se é possível quitar financiamento e como proceder.
Além disso, vamos falar sobre a diferença entre quitar e amortizar a dívida, bem como as formas de antecipar o pagamento das parcelas.
Se você quer descobrir tudo isso e mais, fique conosco até o final desta publicação. Boa leitura!
É possível adiantar a quitação do financiamento?
Essa é uma dúvida comum, e a resposta é simples: sim, é possível fazer a quitação do financiamento antes do prazo previsto.
Afinal, tomando como base o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de quitar sua dívida de forma antecipada, seja de forma total ou parcial.
Agora, pense um pouco nessa questão. Não entenda dívida simplesmente como o valor não pago ou pago em atraso.
Neste caso, dívida é o valor a ser pago à instituição que concedeu o financiamento para a compra do seu imóvel.
Portanto, quando você escolhe comprar um apartamento ou casa com financiamento, esse empréstimo se torna uma dívida.
Com isso, é possível diminuir o período de financiamento, antecipando o pagamento das parcelas e até mesmo reduzir o valor a ser pago, se assim previsto em contrato.
Pensando dessa forma, parece uma boa alternativa para liquidar essa dívida, não é mesmo? Mas como fazer isso? No próximo tópico, vamos explicar.
Como quitar um financiamento antes do prazo? O que é preciso?
Para adiantar a quitação de financiamento, a primeira etapa é conversar com a instituição credora e informá-la sobre sua intenção.
Ainda tomando como base o Código do Consumidor, saiba que a empresa que lhe concedeu o financiamento é obrigada a aceitar sua solicitação.
Logo em seguida, verifique a questão dos descontos concedidos em caso de adiantar o pagamento das parcelas.
Feito isso, caso você queira pagar todo o restante da dívida de uma só vez, a instituição deverá gerar um boleto para que você pague o saldo devedor.
No entanto, existe a quitação de financiamento pode ser feita aos poucos. Deste modo, você estará optando pela amortização da dívida.
O que muitas pessoas não sabem é que há diferenças entre liquidar e amortizar o financiamento. Para saber melhor sobre isso, leia o próximo tópico.
A diferença entre a quitação de financiamento e a amortização
Mesmo que seja comum entendê-los como sinônimos, a verdade é que quitação de financiamento e amortização não são a mesma coisa.
Isso porque, quando você escolhe a quitação, a dívida é liquidada antecipadamente, de uma única vez.
Por outro lado, a amortização consiste no adiantamento das parcelas, de modo a pagá-las com desconto. Neste caso, o saldo devedor não precisa ser pago de uma vez por todas.
Com isso, na amortização, a dívida não é liquidada, mas sim reduzida, enquanto que, na quitação, o valor é pago totalmente e a dívida deixa de existir.
A semelhança entre elas é que são válidas, de qualquer modo, para quem deseja antecipar o pagamento do financiamento.
Assim, você deve pensar e definir qual é a opção mais vantajosa no seu caso. Por isso, veja a seguir se vale a pena fazer a quitação de financiamento.
Vale a pena fazer a quitação de financiamento?
Se esta é uma opção viável para você, pode valer muito a pena quitar seu financiamento, pois as instituições financeiras costumam renegociar os juros em caso de pagamento antecipado.
Dessa forma, você consegue economizar um valor considerável, visto que é possível escapar das taxas de juros que, mensalmente, são cobradas até o término das percelas.
Então, é interessante saber como antecipar o pagamento do financiamento, e nós te mostramos como, a seguir.
Como antecipar o pagamento e quitar seu financiamento
Se você já decidiu que o financiamento é a melhor opção no seu caso, é interessante conhecer algumas formas de realizar esse procedimento. Por isso, veja as opções.
Uso do FGTS
O uso do FGTS é uma boa opção para quem deseja antecipar o pagamento do financiamento, pois é possível reduzir a dívida em até 80% por 12 parcelas.
Além disso, não há limite de vezes que você pode usar o FGTS, ainda que seja necessário esperar um período de 2 anos para voltar a usá-lo.
No entanto, entre as regras de uso do FGTS para financiamento imobiliário, preste atenção ao valor do imóvel, o qual não pode ultrapassar o valor de R$1,5 milhão.
13º salário
Com o 13º salário, você pode antecipar até 3 parcelas de uma só vez, pois o banco verifica sua renda mensal e estabelece um valor de parcela que não a comprometa mais do que 30%.
Para isso, veja se esse dinheiro não fará falta, de modo que a antecipação das parcelas não cause transtornos para seu planejamento.
Planejamento financeiro
Pode parecer óbvio, mas outra forma de antecipar a quitação é estabelecer um plano financeiro.
Neste caso, reduza gastos desnecessários ou consiga uma forma de renda extra. Você também pode optar por vender outro bem para, com o dinheiro, liquidar o financiamento.
Afinal, ao comprometer sua renda com a compra de um imóvel, é necessário se planejar bem antes, para que a compra não se transforme em dor de cabeça.
Com um planejamento é possível quitar financiamentos
Como você viu, há mais de uma forma de antecipar a quitação de financiamento, seja ele imobiliário ou de qualquer outra espécie.
Por isso, planeje-se e conquiste sua casa própria com tranquilidade e pagando menos juros. Vale a pena tentar.
Se nós conseguimos ajudar, que tal continuar no Blog da Riva Incorporadora e conferir outras publicações? Até a próxima!