Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Reforma de apartamento: principais dicas e cuidados

  • 9 de janeiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Reforma de apartamento: principais dicas e cuidados Riva Incorporadora

Seja para manutenção periódica ou para dar uma repaginada no ambiente, a reforma de apartamento vai proporcionar conforto e bem-estar aos moradores, além de valorizar o seu imóvel. Mas, quando se trata de um edifício, é essencial seguir algumas orientações importantes para a segurança de todos e para o sucesso da sua obra. 

Confira as dicas da Riva Incorporadora e entenda o que é necessário para fazer uma reforma de apartamento pequeno ou de apartamento grande, os documentos e quais profissionais podem ajudar nesse processo. Acompanhe!

O que é preciso para reformar um apartamento?

Antes de qualquer coisa, é essencial entender os objetivos da reforma do apartamento e quais os ambientes farão parte desse projeto. 

Com base nisso, é hora de buscar referências — por exemplo, os tipos de pisos que você pretende instalar nos cômodos, as tonalidades das paredes conforme os ambientes, os estilos de decoração, entre outros. 

E a parte mais importante: contratar um profissional de Engenharia ou Arquitetura para desenvolver o projeto de reforma e orientar não só a escolha de pisos, revestimentos e cores dos ambientes, mas também para fazer todo o cronograma da obra, definindo os melhores caminhos para o sucesso dessa reforma e para que ela seja concluída sem contratempos.

O que fazer primeiro na reforma do apartamento?

A reforma do apartamento deve ser autorizada pela administração do condomínio e, dependendo das dimensões dessa obra, a prefeitura também deverá ser comunicada. 

A norma ABNT referente a obras em apartamento é a NBR 16.280:2015 e regula as reformas em condomínios, garantindo a saúde estrutural do edifício e a segurança de todos os moradores. Há, também, dois documentos que podem ser necessários, dependendo das dimensões da sua reforma:

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), assinado por um engenheiro ou engenheira civil;
  • RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), assinado por um profissional de Arquitetura.

Esses documentos devem ser apresentados ao síndico do condomínio e têm o objetivo de indicar os responsáveis técnicos pela reforma do apartamento, os quais farão o acompanhamento das obras para que tudo transcorra dentro do previsto. 

Quais são as principais etapas de uma reforma?

Assim como na construção do edifício existe o cronograma de etapas da obra, em uma reforma de apartamento também é essencial haver uma definição das fases. Com o projeto estabelecido, é importante fazer uma pesquisa de preço dos materiais que serão utilizados.

Outro ponto importante é programar a entrega dos materiais conforme eles forem usados. Como o condomínio não terá um espaço amplo para armazenar os equipamentos da obra, é necessário entender quais serão utilizados em cada período. 

É ideal programar o recebimento dos materiais mais rústicos, como areia, cimento e cal, já no início, pois serão os primeiros a serem utilizados. Como os insumos referentes a instalações hidráulicas e elétricas não são pesados e nem ocupam muito espaço, já podem ser incluídos também na primeira entrega.

Já os pisos e revestimentos podem ser instalados em seguida e, assim, incluídos em uma segunda entrega. A instalação da bancada de cozinha também pode ser feita nessa fase.

Na etapa de acabamento, é possível providenciar a instalação de molduras de gesso e pintura — assim, as matérias-primas envolvidas nessa etapa poderão ser entregues pouco antes do início dos trabalhos.

Com a obra concluída, dependendo do projeto, é o momento de pensar nos móveis, como na instalação do guarda-roupa planejado e na decoração dos ambientes, como do quarto de casal.

Ah, e é importante ter muita atenção ao descarte dos resíduos da obra, o qual não pode ser feito em caçambas de lixo comuns. Para isso, é importante contratar uma empresa especializada.

Quais os cuidados essenciais durante uma reforma de apartamento?

Assim como ocorre ao organizar uma mudança antes do início da obra, é essencial guardar objetos de decoração e eletroportáteis em caixas fechadas, para não ficarem expostos à poeira. Ter à disposição apenas os itens que serão utilizados com frequência vai ajudar a otimizar, principalmente, o preparo das refeições durante esse período.

É importante contratar profissionais de confiança, indicados por amigos, familiares ou mesmo sites ou lojas especializadas em construção e reforma. Hoje em dia, há grandes empresas que oferecem determinados serviços de instalação, o que pode trazer praticidade e a certeza de ter um profissional capacitado executando o trabalho.

Adquirir materiais de qualidade também é essencial para o sucesso da sua reforma. O arquiteto ou arquiteta responsável pelo projeto poderá ajudar você indicando as melhores opções de pisos e revestimentos, louças, tintas, lâmpadas, luminárias e plafons, entre outros.

Conhecer as normas do condomínio quanto a horários para recebimento de materiais e execução das obras é fundamental para garantir a tranquilidade dos moradores. Normalmente, esses trabalhos são permitidos de segunda a sexta em horário comercial e sábados até às 13h — mas não deixe de consultar o regulamento do seu condomínio antes do início das obras.

Assim como o síndico, é importante informar também aos moradores do prédio sobre a reforma do seu apartamento, para que todos estejam cientes de que podem ocorrer barulhos no decorrer desses dias e que pessoas não moradoras vão circular nas dependências do condomínio.

Lembrando que esses funcionários também deverão ser devidamente cadastrados na portaria para que somente pessoas autorizadas pelo morador acessem o local.

Reforma de apartamento: o planejamento é a chave

Como podemos conferir ao longo do post, o sucesso da reforma de apartamento depende, entre outros fatores, do planejamento de cada etapa, desde os objetivos da obra até a execução, comunicação aos órgãos competentes, contratação de trabalho especializado, compra de materiais de qualidade e descarte correto dos resíduos.

Se você gostou das dicas, siga as páginas da Riva nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter — e confira todas as nossas publicações!


Post Anterior
Lei do inquilinato: o que saber antes de se tornar um locador?
Próximo post
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): tudo sobre o assunto