Sustentabilidade na construção civil: como funciona e por que é importante

  • 3 de junho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Sustentabilidade na construção civil: como funciona e por que é importante Riva Incorporadora

O mundo está buscando mais maneiras de ser sustentável, inclusive, na construção civil. Você pode aproveitar as oportunidades!

Desde saber sobre como separar lixo reciclável no seu apartamento até a criação de cidades inteligentes são temas bastante comentados ultimamente. Dado o crescente interesse do mundo inteiro sobre a conservação ativa do meio ambiente, cada vez mais, a sustentabilidade na construção civil é colocada em foco.

Por isso, decidimos trazer até você este conteúdo. Nele, você poderá conferir quais são as principais práticas sustentáveis na construção civil na atualidade. Exploraremos juntos sobre a importância dessas ações e como as construtoras estão adotando esse comportamento em suas novas propostas.

Para isso, veremos um pouco sobre o que é a sustentabilidade e quais são as vantagens que ela pode trazer para todos os agentes participantes do processo de aquisição de um imóvel residencial. Durante a leitura, você vai conferir, também, alguns projetos que já estão em funcionamento para que você possa aproveitar essas oportunidades. Vamos lá?

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo que se refere à capacidade de um sistema (seja ele ecológico, seja econômico ou social) de se manter vivo e funcionando no longo prazo. Em outras palavras, sustentabilidade significa o gerenciamento dos recursos disponíveis de maneira a assegurar sua disponibilidade para as gerações futuras

Para que a sustentabilidade funcione, é preciso alcançar um equilíbrio entre esses três elementos fundamentais: o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Como a sustentabilidade pode ser aplicada na construção civil?

A sustentabilidade tem sido cada vez mais adotada nas construções, sejam elas residenciais, sejam comerciais. A preocupação com o meio ambiente e a economia de recursos naturais é uma tendência que está ganhando muita força no mundo todo. 

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como aplicar as práticas sustentáveis na construção civil. Afinal, trata-se de um setor responsável por grande parte do consumo de energia e da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa buscar por práticas sustentáveis e empreendimentos preocupados com o meio ambiente na hora de procurar pela casa própria, confira!

Reaproveitamento de água da chuva 

O reaproveitamento da água da chuva é uma excelente maneira de economizar recursos hídricos e reduzir o custo com a conta de água. Além disso, essa técnica também diminui a demanda por tratamento e limpeza dos esgotos domésticos.

Existem diversas formas de fazer o reaproveitamento da água da chuva em uma edificação: desde simples cisternas até sistemas mais complexos, envolvendo o bombeamento e a filtragem dessa água. O importante é escolher a opção que melhor se adapte às suas necessidades e às demandas do projeto.

Tomadas disponíveis para recarregar baterias de carros elétricos

As tomadas para recarregar carros elétricos podem ser instaladas em qualquer lugar, desde que haja uma fonte de energia disponível. Geralmente, são implantadas em garagens ou estacionamentos, mas também é possível encontrá-las em outros lugares, como parques e centros comerciais.

Algumas cidades têm programas especiais que oferecem incentivos para a instalação dessas tomadas, ajudando na sustentabilidade. Existem, também, condomínios que já aplicam esses recursos, como no caso do residencial Reserva das Palmeiras.

Esse condomínio também conta com reaproveitamento de água da chuva, sensores nas torneiras e nas lâmpadas presentes em áreas comuns do prédio — tudo para oferecer maior economia e evitar desperdícios. Se você se interessou, saiba que ainda existem algumas unidades disponíveis, então, não perca tempo e corra lá para dar uma olhada!

Áreas reservadas para lixo reciclável

Lixo reciclável é um material que pode ser usado novamente para fins úteis. É importante separar o lixo reciclável do lixo comum, pois isso ajuda a manter um ambiente limpo e saudável.

Além disso, as áreas reservadas para lixo reciclável em conjuntos habitacionais contribuem para a sustentabilidade ambiental, pois incentivam a renovação desses materiais. Afinal, sem o espaço adequado, seriam descartados com o lixo orgânico, comprometendo ainda mais o meio ambiente.

Um bom exemplo prático de como isso pode ser bem aplicado são os condomínios Do It Residences. São apartamentos que estão nas melhores localizações de São Paulo (Frei Caneca, Pinheiros e Vila Olímpia) e que, além de contar com áreas reservadas para o descarte de lixo reciclável, também dispõem de sensores de presença nas áreas comuns — e com uso de lâmpadas LED.

Tais condomínios contam, ainda, com painéis fotovoltaicos, assim como sistemas de reuso da água da chuva. Tudo para promover a sustentabilidade na medida certa, sem contar em toda a economia gerada no longo prazo. Muito legal, não é mesmo?

Como o Grupo Direcional tem adotado a prática da construção civil sustentável em seus projetos?

A Riva Incorporadora é uma empresa do Grupo Direcional que, de modo a intensificar o comprometimento com a agenda Ambiental, Social e de Governança, assumiu o compromisso de divulgar, em 2022, seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS). Para isso, foram ouvidos colaboradores, clientes, acionistas e fornecedores.

Isso acontece porque, recentemente, o Grupo Direcional instituiu o Comitê ESG, com o intuito de trabalhar e aprimorar as práticas sustentáveis. “O comitê é formado por 21 pessoas, sendo um grupo multidisciplinar, contendo colaboradores de áreas diferentes. Além disso, conta com a participação do conselheiro da Riva, Carlos Arruda, e do CEO da Direcional, Ricardo Gontijo”, comenta Kyria Ferreira, especialista em Inteligência de Mercado e ESG na Direcional.

Como vimos neste artigo, as práticas sustentáveis já estão presentes em nosso cotidiano e a Direcional atua fazendo diversas melhorias com relação a sustentabilidade na construção civil. Um outro exemplo é a utilização de materiais recicláveis e tinta à base d’água nas construções, além de fazer uma gestão de resíduos e um inventário de carbono em parceria com Sinduscon.

A sustentabilidade pode oferecer diversas vantagens, tanto para as construtoras, que podem oferecer melhores produtos e oportunidades, alinhados à melhoria e conservação do meio ambiente, quanto para as pessoas que utilizarão esses espaços. São ambientes mais saudáveis e condizentes com a situação em que o mundo moderno se encontra em relação ao meio ambiente.

Gostou de saber mais sobre como a sustentabilidade está presente também na construção civil? Estamos trabalhando diariamente na criação de novos conteúdos sobre o mercado imobiliário. Seja promovendo a sustentabilidade na construção civil, seja ajudando você a pensar em seu novo projeto de iluminação para sala de estar, você pode encontrar muitas novidades aqui no blog e em nossas redes sociais!

Siga-nos agora mesmo no Facebook, no Instagram ou no LinkedIn, estamos aguardando por você!


Post Anterior
O que é ESG e quais os seus impactos no mercado imobiliário?
Próximo post
Como manter a casa arrumada todos os dias?

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.