Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como manter a casa arrumada todos os dias?

  • 6 de junho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como manter a casa arrumada todos os dias? Riva Incorporadora

Aprenda dicas simples para manter a organização no dia a dia e evitar estresse ou outros problemas com a bagunça em casa.

Manter a casa arrumada é realmente um grande desafio para as pessoas que não têm a organização como ponto forte. Mesmo assim, esse tipo de cuidado é importante e pode influenciar até o nosso humor no dia a dia, sabia?

Seu lar pode não ser o lugar mais organizado do mundo, mas é bom evitar o contrário — que seja uma completa bagunça. Assim, fica mais fácil de encontrar todas as suas coisas, receber visitas e até preservar a sua saúde física e mental. Uma casa feliz tem que ter pessoas satisfeitas, saudáveis e confortáveis dentro dela.

Você tem alguns minutos para descobrir dicas práticas do que fazer? Confira os tópicos a seguir e otimize a arrumação doméstica para ganhar qualidade de vida!

Evite deixar objetos fora do lugar

A manutenção é extremamente importante para que a casa fique sempre arrumada, já que a rotina de organizar e bagunçar pode ser muito desgastante — além de tomar um bom tempo. Portanto, é melhor evitar que as coisas fiquem fora do lugar.

Ao chegar em casa, tente colocar tudo no local certo. Compras do supermercado na cozinha ou na geladeira, roupas no armário, objetos de estudo ou trabalho no escritório etc. Tirou taças na noite passada para tomar um vinho? Lave depois de usar e volte para o lugar certo. Chegou de viagem? Desfaça a mala o quanto antes e guarde todos os itens.

Adquirir esse hábito vai ajudar na organização geral da sua casa ou apartamento, sem deixar parecer que tudo está sempre bagunçado. Ou seja, por mais que a última arrumação geral não seja tão recente, as coisas estão em seus devidos lugares.

Encontre tempo para a arrumação

Tirando as pessoas que realmente gostam de arrumar a casa, parece que todo o resto não está tão preocupado com isso, não é verdade? Só que se você não encontrar tempo no dia a dia para organizar o seu lar e fazer disso uma prioridade, dificilmente vai conseguir cumprir a missão. Não basta pensar positivo que a bagunça vai sumir!

Essa é uma prova de que organização é uma habilidade importante não só quando falamos dos serviços domésticos. Aprender a organizar o seu tempo é fundamental e faz toda a diferença para ter uma boa produtividade no trabalho, nos estudos e na vida pessoal.

Então, deixe um espaço na sua agenda ou cronograma de tarefas para cuidar da casa. Há quem prefira fazer tudo de uma vez só, aos finais de semana, por exemplo, enquanto outras pessoas preferem dividir em pequenas tarefas diárias. Você pode se organizar como quiser, o que mais importa é não deixar nada para trás.

Incentive a colaboração dos membros da família ou colegas

Quem mora só, geralmente, tem que enfrentar a arrumação sem nenhuma ajuda, a não ser que você tenha alguém para auxiliar nos serviços domésticos. Por um lado isso é bom, porque a tendência é que o lar de uma única pessoa tenha menos coisas acumuladas — veja só, essa tendência nem sempre se confirma, variando de casa para casa.

Mas se você divide o espaço com outras pessoas, a dica é compartilhar também o trabalho de deixar tudo arrumado. Em conjunto, determinem as responsabilidades de cada um, tentando equilibrar entre as preferências pessoais para não ficar tão chato ou criar brigas. Por exemplo, veja quem prefere lavar louças, lidar com a roupa suja ou se encarregar por tirar o lixo.

Façam uma lista de tarefas e dividam todas elas entre os moradores, que podem ser seus familiares ou amigos com quem você partilha o espaço. Até as crianças podem ajudar, dependendo da idade!

Só de não deixar os brinquedos e itens pessoais espalhados já é um avanço, concorda? O diálogo é a principal base para que os acordos funcionem e a rotina possa seguir sem estresse.

Invista em móveis e acessórios funcionais

Uma dica que colabora para evitar a bagunça é ter móveis funcionais, que acomodam tudo o que você precisa guardar. Aliás, esse é o segredo de muitas pessoas que acabam escondendo toda a bagunça dentro dos armários e mantêm a aparência da casa sempre arrumada. Já pensou se uma visita abre uma das portas e vai tudo para o chão?

Digamos que o ideal é que o interior dos armários também seja organizado, mas tudo bem. Quando os espaços são otimizados, seus objetos se encaixam bem e fica mais fácil manter a organização. Antes de, simplesmente, colocar as coisas em qualquer lugar, tente pensar em como ficaria melhor.

Outra sugestão bem útil é ter acessórios que facilitam a arrumação, como organizadores de gavetas e armários, etiquetas, potes e caixas de variados tamanhos etc. Esse é um tipo de investimento de que você não deve se arrepender!

Evite hábitos que podem interferir na arrumação

Certas atitudes passam despercebidas na rotina e, na verdade, criam um trabalho extra para quem deseja manter a casa arrumada todos os dias. Um exemplo disso é não ter muito cuidado com a limpeza dos sapatos ao chegar. De repente, você cria um rastro pelo chão e precisa pegar a vassoura ou até passar um pano para resolver o problema.

A cozinha costuma ser outra preocupação. Deixar que todo o serviço fique acumulado pode parecer melhor em determinados momentos, porque você vai procrastinando e evita aquele trabalho. Porém, terá que lidar com uma tarefa muito maior quando chegar a hora de limpar e organizar tudo. Acredite, fazer aos poucos pode ser menos cansativo!

Não podemos deixar de citar o perfil acumulador como mais um hábito prejudicial. Quem acumula muitas coisas tem mais chances de viver com a casa desorganizada ou de ter problemas com a falta de espaço. Livre-se de tudo que não é necessário, jogue fora o que está vencido e faça doações daquilo que não serve mais para você. Uma revisão periódica é um bom hábito a ser adotado!

Essas dicas de como manter a casa arrumada devem ajudar a criar uma rotina mais prática e fácil de lidar. Se você ainda não é uma pessoa muito organizada, faça um esforço pensando nas vantagens de viver em um espaço agradável, que contribua com o seu bem-estar e onde possa receber as pessoas sem maiores preocupações.

Gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para passar as dicas para os amigos.


Post Anterior
Sustentabilidade na construção civil: como funciona e por que é importante
Próximo post
Saiba como garantir uma boa convivência com vizinhos