Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Casa ou apartamento: veja como escolher o melhor para você

  • 29 de outubro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Casa ou apartamento: veja como escolher o melhor para você Riva Incorporadora

Morar em casa tem suas vantagens e morar em apartamento também. O que pode contar mais para você e deixar sua vida com mais qualidade? Confira as dicas.

Nessa disputa de “casa x apartamento”, quem será que ganha? Escolher onde morar é uma tarefa difícil, na maioria das vezes, pois envolve a análise de várias questões importantes. Por esse motivo, neste post, queremos ajudar você a tomar essa decisão.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Morar em casa ou apartamento oferece tanto vantagens quanto desvantagens. Para escolher a melhor opção, é preciso considerar os seus principais objetivos, a quantidade de moradores, as preferências de todas as pessoas do lar, entre vários outros pontos.

A seguir, veja alguns aspectos que você precisa levar em conta na hora de decidir se vai morar em casa ou apartamento!

Quais são os prós e contras de casa e apartamento?

Um exercício muito interessante quando estamos em dúvida entre duas ou mais opções é avaliar os prós e contras de cada uma delas. Assim, é possível ponderar melhor até encontrar a decisão mais adequada para os seus objetivos.

Então, é isso que vamos fazer agora. Confira quais são as principais vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento!

Casa

Vamos começar pelas principais vantagens de morar em uma casa. O espaço livre é uma das que mais se destacam, tendo em vista que a metragem desses ambientes costuma ser maior que a dos apartamentos.

Esse é um aspecto muito positivo para famílias grandes, lares com crianças e pets, além de pessoas que precisam de um ambiente livre para trabalhar ou realizar alguma atividade. Desse modo, se o espaço é um aspecto importante para você, a casa ganha um ponto extra.

Outra vantagem é a privacidade e a liberdade para fazer barulho. Por não ter vizinhos muito próximos, a casa permite que as pessoas realizem mais ruídos, desde que não incomodem os outros lares da rua.

Vale ressaltar também que, no que diz respeito à economia, uma casa também tem as suas vantagens. Afinal, não é necessário desembolsar mensalmente o valor do condomínio.

Por outro lado, é preciso avaliar outros pontos antes de ter uma casa. Um deles é a menor segurança, por não contar com portaria. Desse modo, podem ser necessários maiores cuidados com a escolha do bairro, preparação ao viajar e instalação de mecanismos de segurança. A aquisição de um seguro residencial, por exemplo, também pode ser uma saída para trazer mais segurança à residência e mais qualidade de vida.

Apartamento

Nos apartamentos, por outro lado, o problema de segurança é bem menor. Por ser na estrutura vertical, há um menor índice de invasões e assaltos, além de muitos prédios contarem com portarias e profissionais dedicados à proteção do ambiente.

Morar em apartamento também pode proporcionar acesso a espaços de lazer dentro do próprio lar, como playground para crianças, salão de festas, academia, churrasqueira, piscina, entre outros.

Custos de manutenção externa também costumam ser cobertos pelos valores pagos ao condomínio. Desse modo, existem menos preocupações com esse tipo de reforma, sendo uma possível dor de cabeça a menos no dia a dia, assim como há a presença de um síndico para cuidar de situações como essas.

Contudo, é preciso considerar também as desvantagens de viver em um apartamento. Além de ter um espaço reduzido, o que pode ser negativo para abrigar muitas pessoas, geralmente há mais restrições, como as regras de convivência estabelecidas pelos moradores do prédio.

A necessidade de silêncio em determinados horários e de instalação de cortinas e persianas para preservar a privacidade dos moradores também pode trazer incômodo a algumas pessoas. Dessa forma, vale a pena levar em conta essas pequenas adaptações que devem ser realizadas.

O que é mais caro em casa e em apartamento?

Para escolher onde morar, é preciso considerar também os custos envolvidos, a fim de manter uma boa organização financeira. Desse modo, vamos observar também o que é mais caro em casa e em apartamento, para ajudar a identificar qual opção é a mais viável para você e sua família.

Ter uma casa, em alguns casos, pode ser mais caro que possuir um apartamento. É preciso considerar que os custos com manutenção geral e despesas extras, como segurança, também são maiores para quem tem uma casa. No entanto, o valor que você vai desembolsar mensalmente é menor, tendo em vista que não é necessário pagar condomínio.

Por outro lado, comprar um apartamento ou uma casa pode exigir um investimento diferente, dependendo de diversos fatores. Assim, o custo-benefício precisa ser avaliado, levando em conta os diferenciais que o imóvel apresenta e se o valor do condomínio está apropriado.

No entanto, se considerar que o imóvel obtido está em boas condições, pode não ser necessário realizar muitas reformas ao longo dos anos. Desse modo, a longo prazo, um valor de compra mais alto pode ser compensado.

É mais fácil vender uma casa ou um apartamento?

Com relação à venda, tudo vai depender do estado do imóvel. Vender uma casa pode ser mais difícil do que um apartamento, caso a fachada não esteja com um bom acabamento, tendo em vista que manutenções externas envolvem um custo adicional.

O mesmo vale para as instalações internas. Nesse caso, tanto a casa quanto o apartamento precisam apresentar boas condições para facilitar a venda. Porém, é preciso levar em conta que as reformas no segundo caso podem ser mais baratas.

A região em que cada imóvel está presente também influencia muito a facilidade da venda. Casas em bairros mais seguros e que oferecem fácil acesso a comércios e ruas importantes, por exemplo, costumam ser mais fáceis de vender do que um apartamento em bom estado, mas que não apresenta essas características.

Desse modo, não é possível dizer se é mais fácil vender uma casa ou um apartamento, pois é preciso colocar na balança uma série de critérios. O que você pode fazer é, independentemente do imóvel escolhido, mantê-lo sempre em bom estado para aumentar as chances de conseguir uma boa oferta sobre ele.

E então, conseguiu decidir se é melhor morar em casa ou apartamento? Como visto, essa escolha vai variar de acordo com as suas necessidades e objetivos. Por isso, lembre-se sempre de considerar todos os prós e contras antes de financiar o seu imóvel.

Gostou deste post? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais. Assim, os seus amigos também podem decidir se preferem uma casa ou um apartamento!


Post Anterior
Qual o melhor piso para banheiro pequeno?
Próximo post
Como decorar apartamento pequeno: 7 ideias para você