Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como escolher cabeceira de cama box: confira dicas

  • 25 de julho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como escolher cabeceira de cama box: confira dicas Riva Incorporadora

A cabeceira deixa o ambiente mais aconchegante, além de proporcionar conforto ou um toque especial na decoração. Saiba como escolher a sua!

A decoração de um ambiente, com certeza, faz toda a diferença para que ele seja agradável, bonito e funcional. Além da beleza, é preciso pensar na melhor utilização dos espaços e em itens que garantam conforto. Você saberia, por exemplo, como escolher a melhor cabeceira para a cama?

Esse acessório tem uma função decorativa, mas também acaba deixando tudo ainda mais aconchegante no dia a dia. Que tal conferir algumas dicas sobre o assunto? Veja quais são os pontos que destacamos na hora de tomar essa decisão!

Quais os modelos de cabeceira?

Os modelos de cabeceira disponíveis são cada dia mais diversos. Aliás, existem até segmentos de adesivos e acessórios para a parede que simulam uma cabeceira — o que ajuda a garantir um visual legal, mas não oferece tanto conforto.

Antigamente, as camas de madeira eram mais comuns, e muitas delas já vinham com a cabeceira integrada, não sendo possível ou necessário escolher um acessório à parte. Agora, com os modelos de cama box, essa é mais uma etapa na composição do ambiente.

Em geral, temos quatro categorias de cabeceiras que estão relacionadas com o material utilizado:

  • MDF;
  • madeira;
  • estofado;
  • metalizado.

Para escolher o modelo ideal para o seu quarto, pense nos critérios básicos, que são o conforto, a harmonia com a decoração do espaço e, claro, o preço de cada opção. As cabeceiras estofadas são um tipo de textura que faz bastante sucesso, e um dos seus atrativos é ser “fofinhas”, para encostar o corpo todos os dias, aliviando a sensação de ficar apoiado na parede dura.

As de madeira não oferecem esse mesmo efeito, mas também podem ser uma boa alternativa e combinar com o estilo que você pretende dar para o quarto. Enfim, essa é uma decisão muito pessoal e que depende das preferências de cada um.

Por que escolher a cabeceira de cama é importante?

Antes, as camas eram praticamente todas feitas em madeira, e a cabeceira já era projetada junto do próprio móvel. Das mais simples às mais robustas, essa não era uma preocupação, porque tudo ficava integrado. Ou seja, a pessoa escolhia o modelo de cabeceira automaticamente ao comprar sua cama, sem ter a chance de fazer trocas ou combinações diferentes.

Com a popularização das camas box, que vêm apenas com uma estrutura e o colchão por cima, a cabeceira passou a ser um item extra. Inclusive, muitas pessoas optam por não terem nenhum tipo de apoio na parede.

Porém, esse é um detalhe que merece atenção! A cama com cabeceira fica mais bonita e confortável. Um exemplo muito claro disso é quando estamos sentados no colchão para assistir TV ou ler um livro, contando com o apoio da cabeceira.

Ainda que não seja uma prioridade para você ao montar o seu quarto, não desconsidere esse investimento. A cabeceira é capaz de dar um toque muito especial no ambiente, que deve ser o mais aconchegante da casa!

O que considerar para escolher a melhor cabeceira?

No mundo da decoração, não existem muitas regras, pois a criatividade e os gostos pessoais dos clientes são o que faz cada espaço ser único e especial. Ou seja, não existe dizer que é feio ou proibido fazer determinada coisa, apenas seguir algumas referências para ter um resultado bacana. Confira, a seguir, nossas dicas!

Altura

As cabeceiras altas conferem um estilo imponente ao quarto e podem ajudar a dar a sensação de que o espaço é mais amplo. Esse é um modelo que é tendência, e você pode até encontrar opções de cabeceiras em que o estofado vai até o teto do cômodo.

Nesse caso, vai do gosto de cada um, lembrando que quanto maior o acessório, maior deve ser o seu gasto. Veja qual altura de cabeceira você acha melhor, mas o ideal é que ela seja pelo menos de um tamanho que proporcione apoio para as costas de quem estiver sentado no colchão. Em torno de 90 a 120 centímetros é um tamanho razoável, mas isso também depende da altura da cama.

Largura

A largura costuma ser uma dúvida recorrente entre os interessados em comprar uma cabeceira. Deve ser mais larga que a cama? Quanto ultrapassar? É melhor mais estreita ou mais larga? Como compor com as mesinhas de canto?

Sobre esse ponto, a principal recomendação é que a largura da cabeceira não seja menor que a do colchão. Fora isso, você pode optar por um modelo exatamente do tamanho da cama, ultrapassar um pouco essa medida ou, até mesmo, cobrir toda a parede de fundo.

Cor

Aqui, realmente, não existem regras, e o ideal é escolher a cor que você prefere para dar esse toque extra no quarto. Talvez um bom conselho seja evitar um tom que possa se tornar cansativo ao longo do tempo.

Pense na harmonia com a decoração geral dos outros objetos e na questão da sujeira. Afinal, cores muito claras em materiais estofados, por exemplo, tendem a acumular poeira e requerem cuidados recorrentes. É isso o que você deseja ou prefere uma tonalidade um pouco mais escura? Vale refletir!

Estilo

Para finalizar, não se esqueça de que a cabeceira vai ser parte da decoração do quarto — e importante, pois ela costuma chamar bastante atenção. Já falamos sobre a cor, mas outros fatores também influenciam, como estilo, material e design.

Existem cabeceiras mais clássicas, modernas, minimalistas ou ornamentadas. Em uma casa rústica, por exemplo, é comum que as cabeceiras sejam feitas de madeira. O design tem a ver com o visual da peça, envolvendo detalhes, como se é mais reta ou apresenta traços arredondados.

As almofadadas podem ser feitas em vários formatos e com diferentes tipos de tecido. Como são muitas as possibilidades, pode ser útil contar com a ajuda de uma pessoa ou profissional que entenda sobre o assunto.

Arquitetos, decoradores e até vendedores de lojas costumam dar boas indicações, assim como amigos que gostam desse universo de decoração de apartamento ou casa. Vale lembrar, ainda, que pesquisar referências na internet é sempre uma ótima dica!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a saber como escolher cabeceira de cama. Se ainda não tem esse acessório no seu quarto, comece a pensar nessa ideia para ter um espaço mais aconchegante.

E aí, o que achou das nossas dicas? Se acredita que elas podem ajudar outras pessoas, compartilhe este post nas suas redes sociais para que o quarto dos seus amigos também fique mais aconchegante.


Post Anterior
Grupo Direcional lança portal de privacidade sobre a LGPD
Próximo post
5 dicas para deixar o quarto de casal aconchegante