Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Texturas na decoração: entenda como aplicá-las em seu lar

  • 16 de maio de 2022
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Texturas na decoração: entenda como aplicá-las em seu lar Riva Incorporadora

Textura na parede é uma massa aplicada pelos artistas plásticos ou profissionais da construção civil para criar desenhos e formas distintas. Os pintores também conhecem essa técnica que já faz parte do ambiente doméstico de muitas pessoas. As texturas na decoração de apartamento são a maneira mais simples e fácil de deixar as acomodações mais atraentes e aconchegantes.

O uso da textura para decorar apartamento pequeno pode ser um método de baixo custo e que pode ser feito para a renovação dos espaços. A técnica oferece destaque às paredes, traz beleza aos cômodos e mais estilo às residências.

Pensando nisso, criamos este post para apresentar os principais tipos de textura e como você pode utilizá-los nas paredes do seu imóvel. Quer conhecer? Acompanhe a leitura!

Por que usar texturas na parede? 

A aplicação de texturas nas paredes deixa o ambiente mais bonito, já que esse método serve para a correção das imperfeições nas superfícies. Essa é uma excelente opção para economizar e deixar quartos, cozinhas e salas mais atrativos para seus usuários. Com essa técnica, você conseguirá eliminar as irregularidades sem usar massa corrida ou processos tradicionais.

Como elas ajudam a deixar o ambiente mais bonito? 

As texturas deixam os ambientes mais belos e promovem estímulos sensoriais diferentes que são captados pelo tato ou visão. Os elementos visuais são os volumes e o tipo de textura, as suas formas, qualidade e representações gráficas. O processo pode ocorrer por meio de decalque, impressão, construção, ficção o conjunto de sinais organizados.

Quais são os principais tipos de textura? 

As texturas artificiais são obtidas por meio da manipulação de diversos instrumentos e materiais utilizados por profissionais. Elas formam o aspecto das paredes de modo que essas possam ser identificadas e distinguidas umas das outras.

É possível utilizar algumas ferramentas para fazer as ranhuras e provocar efeitos diferenciados. Veja a seguir os principais tipos existentes:

  • textura grafiato;
  • textura com efeito chapiscado;
  • textura com efeito ranhura;
  • textura com efeito espatulado;
  • textura com gel decorativo.

Para começar a fazer as texturas nas paredes, é necessário comprar alguns materiais e ferramentas. A técnica exige o uso de espátula, desempenadeira, jornais, mexedor, rolos de pintura e os produtos necessários à texturização. Antes de iniciar a aplicação, faça um tratamento na área, lixe as superfícies e repare os locais onde perceber massa solta.

Como é a aplicação de cada uma delas? 

Depois de preparar a parede, é preciso limpar a poeira com um pano umedecido. Passe o fundo preparador que é adquirido nas lojas de materiais de construção e comece a aplicar a massa com uma desempenadeira para iniciar a textura. Escolha a técnica mais interessante e que se encaixe na decoração do imóvel. Observe abaixo como funciona cada método!

Grafiato

A textura grafiato é uma técnica bastante conhecida em nosso país. Ela é perfeita e conta com grânulos de cristais misturados na massa. Aplique-a com o auxílio de uma espátula para obter as ranhuras. 

Chapiscado

Essa é a melhor alternativa para paredes lisas ou massas granuladas. Utilize rolos de pintura texturizados após a aplicação da massa nas superfícies. Você poderá escolher várias entre diversas padronagens ou estampas.

Ranhura

Trata-se de um efeito obtido pelo uso de espátulas de plástico dentadas que possuem pequenos sulcos. Com elas, será possível fazer as ranhuras nas paredes, por exemplo, listras ou ondas que apontem para diversos sentidos.

Espatulado

O efeito espatulado é alcançado com a ajuda de uma desempenadeira de ação que contém abas. A ferramenta pode ser útil em paredes lisas ou granuladas. Se o movimento for harmônico, a textura terá aparência uniforme.

Como usar as texturas em diferentes ambientes? 

As texturas podem ser feitas em ambientes externos ou em qualquer cômodo de uma casa, já que elas não têm restrições. Além de serem muito aplicadas em fachadas, é possível utilizá-las em salas de estar, cozinhas, dormitórios, áreas de lazer e muito mais. Acompanhe o estilo decorativo e apenas tenha cuidado de não causar uma poluição visual.

Agora você já sabe como usar texturas na decoração do seu lar! Observe as paredes e verifique qual delas tem um projeto de iluminação para destacar esse local. Analise os objetos presentes no ambiente, mantenha a harmonia e renove as superfícies sem gerar conflitos entre as cores para apartamento. Após seguir as nossas dicas, espere a textura secar. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo sobre decoração de apartamento: o guia completo para você decorar o seu!


Post Anterior
Por que sair da Zona Leste para morar em Poá?
Próximo post
7 dicas para receber os amigos em casa