Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como escolher um bairro para morar?

  • 3 de dezembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como escolher um bairro para morar? Riva Incorporadora

Nem só a beleza e o conforto do apartamento importam, viu? É importante analisar uma série de fatores antes de escolher um bairro para morar.

As facilidades de pagamento, o espaço do imóvel e a disposição da planta são os aspectos que mais chamam atenção na hora de comprar apartamento, não é? Porém, eles não são os únicos pontos que devem ser avaliados! É importante se preocupar também em escolher um bairro para morar que faça diferença na sua qualidade de vida.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Afinal, é ali que você vai passar os próximos anos da sua vida. Já pensou em como pode ser incômodo morar em um bairro longe do trabalho, com mobilidade complicada e pouca estrutura? Além da dor de cabeça, uma localidade ruim pode até mesmo representar mais gastos com deslocamento. 

Por isso, por mais linda que seja a planta daquele apartamento, pesquise bem sobre o bairro antes de dar esse passo. É para ajudar nessa tarefa que preparamos este texto. Continue a leitura e veja os principais pontos para analisar em um bairro para morar!

Quais são as necessidades do dia a dia em moradia?

Bem, antes de qualquer coisa, é importante que você entenda quais são as suas necessidades no dia a dia. Mesmo o mais bem-planejado dos bairros pode não ser adequado para a sua rotina. Então, antes de analisar os pontos abaixo, estude o que é mais relevante para você, por exemplo: ir para o trabalho andando, ter o seu restaurante preferido por perto, morar perto de algum parente etc.

Um dos aspectos mais relevantes é de fato mapear seu deslocamento para o trabalho, assim como os trajetos mais realizados pelas outras pessoas da casa — a facilidade de acesso aos compromissos da família é determinante para escolher um bairro para morar

Se você é do time “pet lovers”, uma localidade com boas opções de passeio com os amigos de quatro patas também faz diferença. Para os que amam passeios culturais, um dos itens decisivos pode ser a oferta de atividades de lazer alternativas. Se tem ou pretende ter filhos, vale a pena colocar nas prioridades um local com boas escolas.

Enfim, tudo depende do seu perfil e do que você considera como um bom lugar para se viver! Essas reflexões impactarão diretamente a sua felicidade no novo lar

Quais pontos analisar ao escolher um bairro para morar?

Depois de ter colocado no papel quais são as suas prioridades, é hora de visitar alguns bairros, prestando atenção em como eles se adequam às necessidades da sua rotina e se eles contam com bons atrativos. Veja abaixo alguns dos pontos que não podem ficar de fora da sua análise!

Proximidade do trabalho

Como dissemos, a facilidade para se deslocar até o seu trabalho é um dos pontos de atenção. Algumas pessoas têm certa flexibilidade em relação a isso, mas se não é o seu caso — ou seja, se o local do seu trabalho não pode ser alterado —, tenha a questão da mobilidade sempre em mente!

O melhor a se fazer é optar por um bairro próximo da sua empresa. Agora, se cada pessoa da família trabalha em um canto da cidade, não abra mão de um bairro com ótimas vias de acesso ou soluções de locomoção para que a mobilidade seja descomplicada. 

Estilo de vida

Em seguida, reflita sobre o estilo e o momento de vida da sua família (agora ou como você imagina que será depois da entrega das chaves, caso vá financiar um imóvel na planta) — somente assim você poderá escolher um bairro para morar com uma vizinhança que agrade. 

Pessoas que querem ter filhos ou já têm crianças pequenas em casa normalmente preferem locais mais tranquilos. Assim como pessoas mais velhas, preferem regiões de comércio acessível e com pouco barulho. Já os solteiros ou casais que querem curtir festas, bares, eventos e restaurantes podem preferir locais com mais opções de lazer, especialmente na vida noturna. 

Tendo essas questões em mente, o ideal é visitar os bairros desejados em diferentes momentos do dia para entender como são as características da localidade. Muitas vezes, uma visita durante o dia indica que o local é muito tranquilo, mas, à noite, ele pode ser mais movimentado. Além disso, converse com os moradores do bairro para reforçar suas impressões. 

Comércio, lazer e conveniências

Ter que se deslocar de carro ou de transporte público toda vez que precisar fazer algo é realmente um transtorno. A proximidade com centros comerciais e conveniências faz uma diferença enorme no dia a dia, sem contar que esse é um dos principais fatores que levam à valorização do local, o que é ótimo para quem pensa em investir em imóveis.

Então, não deixe de analisar se o bairro conta com aquilo que todos procuramos na rotina, como:

  • mercados;
  • farmácias;
  • atendimento de saúde;
  • academias;
  • prestadores de serviços;
  • comércios diversos;
  • feirinhas;
  • parques e praças.

Além desses locais básicos, leve em conta o seu estilo de vida para procurar por estabelecimentos específicos. Por exemplo, se você é amante da sétima arte e prefere filmes mais alternativos, pode sentir falta de cinemas de rua, já que nos shoppings a programação costuma ser de grandes lançamentos.

Quem não abre mão de jantar fora, por sua vez, pode ter as ofertas gastronômicas da região como uma das prioridades. Para as pessoas que buscam uma vida equilibrada e têm as atividades ao ar livre como parte do seu dia a dia, é fundamental buscar por bairros com áreas verdes e parques abertos, e assim por diante.

Infraestrutura urbana

Por fim, observe a infraestrutura urbana, isto é, os serviços de base para o funcionamento local, incluindo: rodovias, sistema de canalização do esgoto, iluminação pública, entre outros. Você pode se informar junto aos moradores ou à prefeitura para entender melhor como funcionam esses serviços.

Aqui, dê atenção especial à infraestrutura de segurança — esse é um dos aspectos que mais impactam a qualidade de vida! Por exemplo, veja se o bairro tem câmeras de segurança pública, policiamento e se as ruas são bem iluminadas. 

Com essas dicas, você já sabe o que analisar na hora de escolher um bairro para morar. Como você viu, são muitos pontos de atenção. Afinal, trata-se do lugar onde você vai viver, portanto, é importante que ele atenda às necessidades do seu dia a dia. 

As informações foram úteis? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessas dicas!


Post Anterior
Guia: como economizar energia em 10 passos
Próximo post
O novo programa habitacional para profissionais de segurança pública: Habite Seguro