Por que investir em imóveis pode ser uma boa opção?

  • 3 de novembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Por que investir em imóveis pode ser uma boa opção? Riva Incorporadora

O potencial do mercado imobiliário é enorme. Saiba o que esperar desses investimentos!

Seja para morar, alugar ou vender, investir em imóveis pode ser uma ótima opção. O mercado, inclusive, é altamente favorável para quem está em busca de uma boa lucratividade ou para quem deseja ter mais segurança de vida. No entanto, para isso, é importante, primeiramente, conhecer esse nicho.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais quando o assunto é investimento, e é capaz de oferecer ótimas vantagens. Inclusive, é um dos que mais estão se recuperando das crises provocadas pela pandemia da COVID-19, apresentando um bom crescimento.

Tem interesse em saber mais sobre o que o investimento imobiliário pode proporcionar para você? Então, fique por dentro do assunto acompanhando este post!

Entenda a importância de se preparar para investir em imóveis

Assim como em todo tipo de investimento, é preciso se preparar para iniciar essa jornada, conhecendo melhor a área na qual você está pensando em entrar. Um dos primeiros passos é ter uma boa organização financeira.

O planejamento das finanças é fundamental, nesse ponto, para evitar qualquer tipo de prejuízo e para arcar com os custos envolvidos no investimento. Afinal, é preciso levar em consideração que imóveis apresentam um alto valor inicial. Desse modo, todo e qualquer estudo sobre o mercado imobiliário faz toda a diferença para acertar nas escolhas.

Definir metas financeiras também é importante para fazer um bom investimento imobiliário, principalmente se você está visando lucro a curto prazo. Assim, é possível identificar quais são as suas melhores opções, com base nos objetivos traçados e nas suas expectativas com essa empreitada.

Desse modo, os primeiros passos para se tornar um dos mais novos investidores imobiliários são:

  • conhecer o mercado em que você está entrando;
  • fazer uma boa organização financeira;
  • montar um bom planejamento de investimento;
  • escolher o tipo de imóvel que mais se adequa aos seus objetivos.

Saiba como funciona o investimento imobiliário

Para seguir o último passo, no entanto, é preciso saber quais são os principais tipos de investimentos imobiliários que você pode realizar. Para isso, listamos os mais procurados atualmente. Confira!

Terreno

Está pensando em investir no mercado imobiliário de forma prática? Então, os terrenos são as melhores opções. Esse é um tipo de investimento que apresenta uma boa valorização no mercado, aumentando as chances de vender por um valor acima do que você adquiriu e obter uma boa lucratividade.

Pessoas que procuram terrenos para comprar estão em busca de um espaço no qual elas possam montar da forma que desejarem. E é justamente essa possibilidade de personalização que oferece mais valorização ao imóvel. Se esse for o seu objetivo, melhor ainda. Contudo, se o que você tem em mente é a venda, também é possível ter acesso a ótimas vantagens.

Além disso, a localização do terreno pode ser bem aproveitada, independentemente do objetivo. Regiões próximas de centros urbanos podem se tornar ótimos pontos comerciais. Já as áreas mais afastadas e tranquilas têm um ótimo potencial para a construção de um condomínio, por exemplo.

Imóvel pronto

Também é possível investir em um imóvel pronto. Comprar apartamento, casa ou ponto comercial devidamente construído é muito mais prático e pode sair mais barato. Sem mencionar que quando o espaço é mantido em boa conservação, há ótimas chances de venda.

Saiba também que não é só com a venda que o seu investimento pode ser lucrativo, caso você não pense em morar no local. Uma opção muito vantajosa é comprar imóveis para alugar, garantindo uma renda extra, que pode se tornar a sua principal fonte de entrada financeira.

Dependendo do seu planejamento de vida, a locação de imóveis se mostra como uma ótima opção para ter mais estabilidade financeira, segurança e praticidade. No entanto, é sempre interessante contar com o apoio de uma imobiliária para cuidar da parte burocrática.

Imóvel na planta

Investir em novos imóveis que saíram diretamente da planta também é uma opção. Nesse caso, é possível adquirir um bom espaço por um valor acessível e aguardar a valorização para vendê-lo de forma lucrativa.

Entretanto, é fundamental garantir que você está lidando com uma construtora confiável. Nesse contexto, contar com negócios inovadores e que são reconhecidos pela qualidade nos serviços se torna indispensável para realizar um bom investimento imobiliário.

Veja 3 benefícios de investir em imóveis

Depois de entender a importância de se preparar para o mercado imobiliário e as principais possibilidades de investimento nessa área, que tal conferir as vantagens que você pode obter com essa ideia?

Como visto, investir em imóveis é sim uma boa opção, principalmente se você apresenta uma boa preparação para esse mercado e aposta nas alternativas mais compatíveis com os seus objetivos.

Ao providenciar todos esses cuidados, é possível desfrutar de ótimos benefícios. A seguir, confira 3 exemplos!

1. Bom retorno financeiro

Independentemente se o seu objetivo com o investimento é morar, vender ou alugar, o retorno financeiro é positivo. No primeiro caso, você pode ter certeza de que estará colocando o seu dinheiro em um bem fixo e que durará por toda a sua vida, oferecendo mais segurança e estabilidade.

Já se o objetivo é vender, imóveis bem valorizados oferecem altas lucratividades, ao apostar em boas estratégias. Nesse caso, é sempre importante avaliar o tipo de investimento imobiliário mais seguro e compatível com os seus objetivos.

Enquanto o aluguel oferece a oportunidade de uma renda extra, o que é ainda mais interessante para quem não deseja abrir mão do imóvel no momento, mas também não está fazendo uso dele. Em tempos de crise, essa também é uma vantagem, tendo em vista que ainda há a procura por locação de imóveis.

2. Investimento seguro

Depois de muito trabalhar, você junta uma boa quantia e resolve investir esse valor. No mercado imobiliário, esse processo é mais seguro e pode oferecer retornos altos. Como esse tipo de investimento não está diretamente relacionado às instituições financeiras, é possível identificar mais estabilidade e segurança nas transações. 

3. Valorização

Com o passar dos anos, alguns imóveis passam a ter um maior valor no mercado, devido à localização, estado, infraestrutura, contexto socioeconômico, entre vários outros fatores. Isso faz com que o retorno financeiro sobre o capital investido tenha maiores chances de ser positivo, principalmente em construções inovadoras e que apresentam um bom diferencial.

Gostou da ideia de investir em imóveis? Como visto, essa pode ser uma ótima opção, devido a vários benefícios que podem ser obtidos por meio de boas escolhas. Por esse motivo, comece a estudar mais sobre esse mercado e avalie as suas possibilidades de investimento imobiliário.

Este post foi útil para você? Então, ajude também os seus amigos a conhecerem o potencial dos investimentos em imóveis. É só compartilhar o artigo nas suas redes sociais!


Post Anterior
Como decorar apartamento pequeno: 7 ideias para você
Próximo post
Os 5 bairros mais nobres de São Paulo

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.