Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como instalar cooktop de maneira fácil e segura

  • 4 de maio de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como instalar cooktop de maneira fácil e segura Riva Incorporadora

Entender como instalar o cooktop é importante para garantir segurança ao usar esse eletrodoméstico e ter mais praticidade no preparo das refeições.

Ao montar uma cozinha, é comum ficar em dúvida sobre como instalar cooktop. Apesar de ser um item relativamente simples de se colocar em funcionamento, alguns pontos merecem atenção. Esse cuidado é necessário para evitar problemas e garantir que o aparelho tenha o melhor desempenho.

Moderno e elegante, o cooktop se tornou tendência, especialmente para quem mora em apartamento e busca opções funcionais. Ele pode ser instalado em diferentes locais da cozinha e se destaca pela praticidade.

Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a instalação de diferentes modelos de cooktop. Aproveite a leitura!

Vantagens de ter um cooktop 

Entre as principais características desse eletrodoméstico estão as bocas posicionadas na bancada, ou seja, embutidas no móvel que suporta o equipamento. Assim, quem usa esse item ganha muito em praticidade, pois há mais espaço livre no ambiente e facilidade na limpeza

Além disso, por ter um arranjo compacto, as bocas não ficam tão expostas quanto nos fogões comuns, favorecendo a segurança e evitando acidentes com fogo. 

Outro ponto positivo é o design moderno e sofisticado, que se adequa a diferentes estilos de decoração. Vale dizer ainda que os cooktops facilitam a rotina na cozinha, com modelos em que é possível controlar a temperatura de cozimento e garantir mais precisão nos preparos.

Onde é possível colocar o cooktop?

Agora que você já conhece os benefícios de ter esse equipamento moderno em sua cozinha, chegou a hora de entender onde ele pode ser instalado. Afinal, escolher o local ideal é o primeiro passo para a instalação. 

Em geral, instala-se o cooktop em móveis planejados. Entre as principais possibilidades, algumas das queridinhas são as ilhas e penínsulas. Isso possibilita que ele fique no centro do ambiente, permitindo, ao mesmo tempo, cozinhar e interagir com familiares e convidados

Outra opção interessante são as bancadas de trabalho, que nivelam o cooktop com a superfície, proporcionando uma sensação de amplitude e modernidade no espaço. 

Também é possível instalar o cooktop com balcão — nesses casos, o móvel é feito especialmente para isso, e você pode mantê-lo separado da bancada de trabalho e colocar gavetas na parte inferior, aumentando o espaço para guardar utensílios.

Ao determinar a área ideal para esse eletrodoméstico, é importante pensar na dinâmica da sua cozinha. Avalie se deseja favorecer a interação ou se prefere tornar o dia a dia mais prático. 
Entre outros aspectos, vale observar se o projeto pede uma disposição mais compacta — como nas cozinhas americanas — ou se há espaço de sobra.

como instalar cooktop

O que é preciso para instalar um fogão cooktop?

Primeiramente, é importante saber que existem diferentes tipos de cooktop e que a forma de colocar cada um deles em funcionamento é diferente. 

Existem o cooktop elétrico, o cooktop por indução e o cooktop a gás. Por isso, vamos detalhar separadamente a instalação de cada modelo.

Em todos os casos, no entanto, é necessário ter atenção à segurança. Certifique-se de que o local escolhido favorece a circulação de ar e que o tampo que receberá a peça suporta o peso e o calor. Uma sugestão são as pedras de granito e mármore, opções resistentes e fáceis de limpar. 

Também é necessário verificar se há tomadas acessíveis, além de garantir uma distância segura de materiais inflamáveis.

Como instalar o cooktop elétrico?

Para instalar um cooktop elétrico, após verificar as questões de segurança, você precisará seguir estas etapas:

  1. Conferir todas as recomendações do manual do fabricante;
  2. Preparar o tampo em que o item será instalado, garantindo o espaço de encaixe e o recorte necessário;
  3. Definir a tomada que será utilizada;
  4. Retirar o eletrodoméstico da embalagem, posicioná-lo no móvel de instalação e prendê-o com presilhas e parafusos de fixação;
  5. Conectar os cabos na tomada e fazer o teste de funcionamento.

Como instalar o cooktop por indução?

Para a instalação do cooktop por indução, também é importante seguir as mesmas orientações de segurança que mencionamos acima. 

Assim como o modelo elétrico, o aparelho por indução também funciona com eletricidade, com o diferencial de ser instalado diretamente na rede elétrica. Os passos necessários são:

  1. Verificar as orientações do fabricante;
  2. Preparar o tampo (com recorte apropriado para o encaixe);
  3. Posicionar o cooktop e ligar os cabos diretamente na fiação da sua residência — isso deverá ser feito por um profissional, devido aos riscos que envolvem a eletricidade;
  4. Por último, fazer o teste de funcionamento.

Como instalar o cooktop a gás?

A instalação do cooktop a gás é muito simples, mas, assim como nos outros casos, não deixe de verificar as orientações de segurança. Para instalar esse eletrodoméstico, você deve:

  1. Ler com atenção o manual do fabricante;
  2. Deixar o móvel preparado, com o recorte do tampo na medida certa;
  3. Preparar a mangueira do gás, que deve ser resistente e segura;
  4. Escolher a tomada que será destinada ao equipamento na cozinha;
  5. Encaixar o cooktop no local de instalação com parafusos e presilhas;
  6. Fazer a ligação do gás — com cuidado para evitar vazamentos;
  7. Conectar o cooktop na tomada — assim, o aparelho estará pronto para uso.
como instalar cooktop

Quais os principais cuidados na hora de limpar o cooktop?

Par cuidar de um cooktop é necessário seguir algumas orientações básicas:

  1. Limpeza diária: limpe o cooktop utilizando um pano úmido com água e detergente neutro. Nunca utilize produtos abrasivos, como palha de aço, para não danificar o vidro ou inox;
  2. Evite derramar líquidos: isso pode danificar os queimadores e a superfície;
  3. Remova manchas rapidamente: caso alguma sujeira ou mancha apareça na superfície, passe imediatamente um pano úmido com detergente neutro;
  4. Utilize panelas adequadas: prefira as que sejam do mesmo tamanho que o queimador para evitar danos ao cooktop;
  5. Faça manutenção periódica: realize reparos no cooktop de acordo com as instruções do fabricante, como a limpeza dos queimadores e das grelhas.

Seguindo essas orientações, você poderá manter o seu cooktop limpo e funcionando perfeitamente por muito tempo.

Agora ficou fácil instalar o seu cooktop 

Saber como instalar um cooktop parece desafiador em um primeiro momento, mas, seguindo o passo a passo correto, a tarefa pode ser realizada com tranquilidade. 

No entanto, é muito importante respeitar as medidas de segurança, seguir as recomendações do fabricante e, sempre que necessário, contar com a ajuda de um profissional. 

Investir nesse item é uma ótima maneira de deixar seu apartamento ainda mais bonito e garantir a praticidade necessária para suas tarefas na cozinha — seja no dia a dia ou em momentos de celebração com amigos e familiares. 

Por falar nisso, se você gosta de receber visitas, não deixe de conferir as vantagens de morar em um apartamento com espaço gourmet.

CTA Riva

Post Anterior
FGTS e entrada de imóvel: saiba como utilizar o recurso e suas regras
Próximo post
7 motivos para você escolher o Do It Residences