Confira a lista de todos os documentos para financiar um imóvel
- 20 de janeiro de 2022
- Equipe Riva
- 5 minutos de leitura
Os documentos para financiar um imóvel devem estar em ordem para não atrasar o processo. Portanto, confira a lista completa e agilize a sua conquista!
Reunir os documentos para financiar um imóvel pode ser a etapa mais trabalhosa para algumas pessoas. Acontece que essa documentação é uma garantia legal para a instituição financeira e, por isso, é tão importante cumprir todo o processo.
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Quanto mais organizada estiver a papelada, mais rápido e positivo pode ser o resultado do seu financiamento. Portanto, comece agora mesmo a reunir seus documentos e se preparar para financiar um imóvel. Confira quais são eles!
Documentos do comprador
Se você está pretendendo comprar um apartamento ou uma casa, comece por separar os documentos para o financiamento imobiliário.
Lembre-se de um detalhe importante: caso seja casado ou tenha união estável, seu cônjuge ou companheiro(a) também precisa dos principais documentos pessoais. Veja a lista:
- Documento de identidade — que pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos de entidades de classe (como OAB, CREA ou CRM);
- CPF — comprovante do Cadastro de Pessoa Física, que pode ser obtido no site da Receita Federal;
- Comprovante de estado civil — para quem é solteiro, certidão de nascimento. Já os casados têm que apresentar a certidão de casamento; e quem tem união estável, a declaração pública;
- Comprovante de endereço — é válido apresentar uma conta de água, luz, telefone ou correspondência oficial recente e em seu nome;
- Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais — é a comprovação de que não existem dívidas federais em seu nome e pode ser obtida diretamente no site da Receita Federal;
- Declaração de Imposto de Renda — caso não seja isento, você precisa apresentar a declaração completa do Imposto de Renda do último período, com a folha de rosto e o recibo de entrega;
- Extrato do FGTS — se quiser usar seu FGTS como parte do pagamento, é preciso levar o extrato original, carimbado e atualizado do FGTS, que pode ser obtido em uma agência da Caixa Econômica Federal;
- Carteira de Trabalho — para quem trabalha de carteira assinada, é preciso levar o documento original e cópias da folha de rosto, de classificação, do número do PIS, das páginas dos contratos de trabalho e da folha em branco posterior ao último contrato;
- Comprovante de renda — serve para comprovar a renda familiar e é usado como base de cálculo para o limite máximo do financiamento, pois as parcelas são de, no máximo, 30% da renda familiar comprovada. São válidos como comprovantes:
- Holerite, para quem trabalha de carteira assinada;
- Decore, emitido por contador, para profissionais liberais e autônomos.
E, por último, saiba que quando o objetivo é financiar um imóvel na planta, essa documentação geralmente é solicitada após a entrega das chaves, quando o comprador decide pagar o saldo restante por financiamento bancário.
Documentos do vendedor
O vendedor também tem que apresentar alguns documentos para o financiamento. Caso seja Pessoa Física, precisa levar:
- Documento de Identidade;
- CPF;
- Declaração de profissão;
- Comprovante de estado civil;
- Certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais.
Se o imóvel estiver no nome de uma Pessoa Jurídica, os documentos a serem apresentados são:
- Carta, com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes;
- Cópia da Certidão Negativa de Débitos (CND);
- Cópia do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado perante a Junta Comercial;
- Cópia da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN);
- Ata de eleição da diretoria registrada na Junta Comercial, se a empresa tiver estatuto social no lugar de contrato social.
Documentos do imóvel
Por último, também é preciso reunir alguns documentos do imóvel para o financiamento. São eles:
- Cópia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano atual;
- Certidão negativa do IPTU (para comprovar que não existem débitos de anos anteriores);
- Cópia da matrícula do imóvel dentro da validade (emitida nos últimos 30 dias).
Dependendo da instituição financeira, a lista de documentos pode sofrer algumas pequenas variações, mas de toda forma os itens listados são os mais comuns a serem solicitados.
Agora, você já sabe a lista de documentos para financiar um imóvel e pode começar a se organizar para dar o pontapé inicial nessa conquista tão importante para a liberdade e a estabilidade financeira!
Que tal começar a escolher o imóvel ideal? Então, confira aqui alguns fatores essenciais para a escolha do seu apartamento!