Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como avaliar o valor de um imóvel para compra? Guia completo

  • 12 de março de 2024
  • Equipe Riva
  • 10 minutos de leitura
Como avaliar o valor de um imóvel para compra? Guia completo Riva Incorporadora

É importante saber como é feita a avaliação de um imóvel para fazer um bom negócio e pagar um valor justo. Saiba mais neste artigo!

A compra de um apartamento é uma decisão que envolve expectativas, sonhos e responsabilidades. Afinal, é um processo que envolve várias etapas, e saber como avaliar um imóvel corretamente é crucial para garantir que o valor de compra seja justo, possibilitando uma boa negociação. 

Pensando nisso, preparamos este guia completo para auxiliá-lo nesse momento de forma mais tranquila e com confiança nas suas decisões. Vamos mostrar quem define o valor de um imóvel, quais são os quesitos para se chegar ao preço ideal, além de mostrar as diferenças entre valor venal e valor real. Continue a leitura e tire todas suas dúvidas sobre o assunto.

Quem define o valor do imóvel?

Antes de chegar o tão aguardado momento de assinar o contrato de financiamento de um imóvel, é necessário passar por várias etapas prévias, como decidir se vai financiar imóvel na planta ou comprar um já pronto, avaliar as opções disponíveis, visitar o local e arredores, até decidir pelo imóvel perfeito. Feito isso, avaliar o imóvel corretamente é essencial para evitar arrependimentos futuros.

Sendo assim, é importante saber que o responsável por definir o valor de um imóvel não é seu proprietário, mas, um corretor de imóveis. Ele é o profissional que conhece o mercado imobiliário da região onde está localizado o empreendimento, estando apto a fazer a avaliação imobiliária. Essa avaliação pode e deve ser cobrada pelo profissional, sendo um serviço previsto pelo CRECI, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. 

Além disso, se o corretor de imóveis possuir uma formação adequada que lhe forneça a titulação de avaliador imobiliário, ele também poderá emitir um laudo de avaliação de imóvel conhecido como PTAM, ou Parecer Técnico de Avaliação Tecnológica, um documento por escrito que informa com precisão o valor de mercado do imóvel à venda.

Como se avalia o valor de um imóvel?

Na hora de avaliar o valor de um imóvel, o corretor considera vários aspectos relevantes sobre a propriedade. O tipo de moradia, a localização, a infraestrutura do bairro, a segurança das redondezas, dentre outros pontos que são analisados em detalhes para se chegar a um valor. 

Saber a finalidade do imóvel, inclusive, é o primeiro passo para saber precificá-lo, afinal, há cada vez mais empreendimentos comerciais nas cidades, sendo preciso diferenciá-los dos residenciais. Imóveis comerciais, por exemplo, costumam ter um custo de compra mais elevado que os apartamentos residenciais em condomínios fechados, mesmo que tenham a mesma quantidade de cômodos ou a mesma metragem. 

Portanto, mostraremos a seguir os principais critérios para saber como avaliar um imóvel residencial para compra. Confira os detalhes!

Localização do imóvel

O local onde o imóvel está localizado é um importante radar na hora de saber seu valor de compra. A lógica é simples: quanto mais próximo ele estiver das zonas centrais da cidade, mais ele tende a ser valorizado. 

Isso acontece porque essas regiões costumam oferecer uma infraestrutura mais completa aos moradores. A facilidade de acesso às outras áreas da cidade, por exemplo, por meio de importantes avenidas e linhas de metrô e de ônibus disponíveis, favorece a locomoção dos residentes, o que conta na hora da avaliação pelo corretor.

Infraestrutura do bairro

A infraestrutura completa dos arredores garante comodidade e praticidade para os moradores. Assim como as opções de transporte já mencionadas, outros aspectos refletem no valor do imóvel, como a presença de escolas, hospitais, farmácias e demais estabelecimentos comerciais. 

Afinal, trata-se de comodidades muito relevantes para o dia a dia, aumentando a preferência por esses locais e, consequentemente, valorizando os imóveis da região. 

Segurança

Outro quesito essencial na hora de definir o valor do imóvel é a segurança que ele oferece. Empreendimentos bem localizados e que investem na segurança do condomínio são mais valorizados, pois permitem que os moradores vivam com mais tranquilidade. 

Sendo assim, bons condomínios residenciais oferecem opções de compra mais atrativas, afinal, eles costumam ter portarias 24h, guaritas de vigilância e câmeras de segurança, o que proporciona uma maior confiança para os moradores.

Tamanho do apartamento

A metragem do imóvel também é decisiva ao se avaliar o valor de um imóvel, de modo que quanto maior for o apartamento, mais ele valerá. Inclusive, é comum que unidades de um mesmo empreendimento tenham valores diferentes, pois diferem no número de dormitórios e de suítes, a presença ou não de varanda ou sacada, entre outros aspectos.

Mas se lembre de que o critério da localização também influencia. Afinal, um apartamento de apenas um quarto pode ser mais caro que um com varanda e suíte, dependendo da localização e da infraestrutura.

Opções para lazer

As opções de lazer, tanto nos arredores quanto no próprio condomínio, também interferem na avaliação. Se a região tem opções de restaurantes, bares, shoppings e parques próximos para passeios e prática de atividades físicas, isso garante acesso ao lazer de pessoas de diversas idades. 

No entanto, um grande diferencial é quando o próprio condomínio oferece essas facilidades de maneira exclusiva aos moradores, o que reforça a valorização dos imóveis. Opções  com piscina, sauna, churrasqueira, salões de festa e de jogos, playground, brinquedoteca, academia, quadras poliesportivas, entre outras instalações, certamente terão preços mais competitivos.

Qual a diferença entre valor venal e valor real de um imóvel? 

Até o momento, mostramos os critérios mais relevantes na hora de saber como avaliar um imóvel residencial, sendo possível ter uma noção sobre seu valor. No entanto, é importante ir além e conhecer as diferenças entre valor venal e valor real de um imóvel.

O conceito de valor venal diz respeito ao valor estimado pelos órgãos governamentais da região onde está localizado o imóvel, baseando-se em critérios padronizados por cada prefeitura e valendo-se do cálculo de taxas e impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Já o valor real refere-se ao valor praticado pelo mercado imobiliário em si, ou seja, o preço pelo qual esse bem pode ser vendido ou comprado por meio de uma transação entre vendedor e comprador. Nesse sentido, o valor real leva em conta fatores como as atuais condições do mercado imobiliário, se ele está aquecido ou não, como está a oferta e a demanda da localidade, o estado de conservação do bairro e do imóvel, entre outros aspectos. 

Em resumo, o valor real é influenciado pelos aspectos mercadológicos e pela negociação, enquanto o valor venal segue critérios mais rígidos e padronizados pela administração pública. Por conta disso, não é incomum que o valor venal seja mais baixo que o valor real, uma vez que o primeiro não reflete as condições reais do mercado.

Conheça os diferenciais dos imóveis da Riva Incorporadora

Saber como avaliar um imóvel envolve vários pontos de atenção e é importante a opinião de um profissional para fazer uma boa negociação. De toda forma, sabemos que a decisão de compra é o começo de uma jornada que exige cuidado e empenho para fazer a melhor escolha. É por isso que você precisa conhecer os imóveis da Riva.

Somos uma incorporadora com mais de 40 anos de mercado e cerca de 180 mil unidades entregues em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. Nossos projetos são modernos e funcionais, todos executados com mão de obra superqualificada para erguer empreendimentos nas regiões mais privilegiadas e seguras do país, sempre com áreas de lazer completas, oferecendo total comodidade para você e sua família.

A Riva oferece a oportunidade de investir em um lar aconchegante e seguro, com imóveis de qualidade e valorização garantida. Fale com um de nossos consultores online e tire todas as suas dúvidas sobre nossos empreendimentos.


Post Anterior
Como é morar na Vila Olímpia?
Próximo post
Descubra os melhores bairros de Poá para morar