Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Contrato de financiamento de imóvel: o que é e como funciona?

  • 22 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Contrato de financiamento de imóvel: o que é e como funciona? Riva Incorporadora

O contrato de financiamento é um dos documentos mais importantes ao pedir dinheiro emprestado ao órgão financiador para comprar um imóvel. Entenda suas principais características!

Se você está em busca do próprio apartamento e escolheu pagar o valor parcelado, precisará de um contrato de financiamento para concretizar o seu sonho.

Após escolher o imóvel ideal e a forma de empréstimo desejada, é importante procurar o banco e confirmar legalmente o acordo, os termos e os detalhes da compra. Para isso, é necessário ter um papel com todas as informações e as cláusulas negociadas.

Para te ajudar com essa etapa e tirar as principais dúvidas sobre contrato de financiamento, preparamos um conteúdo especial com dicas sobre o tema. Confira agora!

O que é o contrato de financiamento?

O contrato de financiamento é um documento emitido pelo banco responsável por financiar a compra do imóvel. Na prática, trata-se de um certificado com todos os detalhes da transação e os termos de pagamento.

Nesse papel, existe o reforço de que o banco está disponibilizando os recursos financeiros para a compra da casa ou apartamento em questão. Além disso, também especifica como o comprador realizará a quitação no futuro.

Vale reforçar que o contrato de financiamento deve seguir todas as condições aprovadas na carta de crédito do comprador, como prazo do financiamento, número de parcelas e os valores.

Esse documento também serve como uma escritura pública do imóvel. Assim, uma vez que todas as partes assinam, o Cartório de Registro de Imóveis já consegue realizar os trâmites de posse.

Como funciona um contrato de financiamento?

O contrato de financiamento é uma das últimas etapas do processo de compra ou venda de um imóvel e acontece quando todos os detalhes já estão acertados.

A emissão acontece após uma série de análises, principalmente da renda familiar, para comprovar que o comprador conseguirá arcar com o compromisso. Ainda, existe a avaliação jurídica dos documentos e também uma verificação do imóvel. Após finalizar esses detalhes, existe a redação desse papel certificando os termos e combinados entre as partes.

Vale reforçar que, como qualquer contrato, ele representa uma confirmação legal da proposta e do empréstimo. No caso de problemas futuros, essa será a base de análise jurídica para ambos os envolvidos.

Por outro lado, apesar de reforçar a proposta e trazer a assinatura do banco, esse documento não é a fase final da compra, visto que ainda será necessário realizar os pagamentos de transmissão de bens, registrar o imóvel e acertar as devidas taxas de matrícula.

Contudo, essas e outras exigências se tornam mais simples apresentando o contrato de financiamento, que assegura a liberação do valor e confirma a negociação da casa ou apartamento.

O que analisar em um contrato de financiamento?

Um contrato de financiamento precisa apresentar algumas informações básicas sobre o acordo e é importante que você se atente para esses dados. Antes de mais nada, ele deve identificar claramente o comprador e o banco responsável, com os principais documentos de cada.

Além disso, é importante confirmar os termos do financiamento, uma vez que é nesse papel que o comprador encontrará o valor total concedido, o prazo de pagamento e o número de parcelas, bem como as taxas de juros e outras cobranças.

Ainda, se existir garantias associadas ao financiamento, elas também precisam estar especificadas no contrato de financiamento para confirmar o acordo.

Vale reforçar, ainda, que investimentos imobiliários e empréstimos podem acompanhar cláusulas específicas propostas pela companhia responsável, como ações no caso de inadimplência. Essas informações precisam estar transparentes no contrato, caso contrário, deixam de ser válidas.

Como conseguir um contrato de financiamento mais rápido?

Se você está buscando um contrato de financiamento, vale a pena conferir algumas dicas e etapas básicas para garantir o seu acordo com o banco. Confira:

Tenha os detalhes do imóvel em mente

Para facilitar a emissão do seu contrato de financiamento, é importante agilizar o processo de escolha e procurar a instituição financeira já com os detalhes do seu imóvel. Por exemplo: tenha em mente o tipo de empréstimo desejado, o valor de entrada e qual o formato de aquisição, como um apartamento na planta ou construído.

Com uma proposta mais completa, as chances de conseguir a aprovação do acordo e emitir o papel o quanto antes aumentam.

Confirme o acordo com todas as partes

Uma vez que o contrato de financiamento é uma das últimas etapas da negociação, é importante confirmar o acordo com todas as partes envolvidas.

Isso porque, embora o comprador e o banco sejam os responsáveis por assinarem o documento, a construtora e a incorporadora devem confirmar que o imóvel está apto para moradia, por exemplo. Para apartamentos na planta, a empresa precisa ser certificada e informar datas, prazos e valores.

Garantir que todas as partes estão alinhadas garante a emissão do contrato mais rápido.

Reúna todos os documentos

Se você quer agilizar a emissão do seu documento, precisa reunir todos os documentos solicitados e evitar que faltem informações sobre o comprador ou sobre o imóvel. Afinal, a emissão do papel ocorre somente quando o banco conclui todas as avaliações de renda, jurídicas e técnicas.

Caso tenha documentos faltando, a resposta pode ser negativa, atrasando a autorização do empréstimo e a posse do seu apartamento. Por isso, reúna tudo que for necessário antes de procurar o banco para essa etapa.

Acompanhe cada etapa de perto

Ainda, uma dica importante para ter seu contrato de financiamento e garantir que tudo corra bem é acompanhar cada etapa de perto.Você não conseguirá esclarecer detalhes ou fornecer documentos adicionais se não souber qual a fase atual de análise por parte do banco ou da corretora, por exemplo.

Assim, vale a pena buscar atualizações periódicas do acordo e entrar em contato com os responsáveis pelos canais oferecidos. Além disso, se possível, conte com uma empresa especializada para te orientar durante essa etapa, garantindo a emissão do contrato sem enfrentar muitos obstáculos.

O que fazer depois da assinatura do contrato de financiamento?

Se você conseguiu o tão sonhado contrato de financiamento, basta seguir com as próximas etapas e procurar o Cartório de Registro para prosseguir com a matrícula. No entanto, se teve complicações com o acordo ou com a assinatura, vale a pena procurar uma empresa especializada para te ajudar nessa etapa e conhecer todas as possibilidades de compra de imóvel.

Por isso, entre em contato com a Riva para tirar todas as suas dúvidas sobre financiamento de apartamentos e conseguir seu documento o quanto antes!


Post Anterior
Riva é destaque no prêmio Ademi-RJ vencendo na categoria Criatividade Imobiliária 
Próximo post
Por que morar nas cidades do Distrito Federal? Saiba mais!