Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Descubra a importância da urbanização sustentável

  • 27 de abril de 2022
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Descubra a importância da urbanização sustentável Riva Incorporadora

Urbanização sustentável consiste na adoção de um conjunto de medidas sustentáveis nos serviços essenciais de uma cidade, como mobilidade e coleta de lixo.

Hoje, encontrar um lugar para viver nas cidades é bem mais fácil devido à expansão do meio urbano. Estimativas mostram que cerca de 70% da população do planeta estará inserida no seio urbano até o ano de 2050. Isso nos faz pensar em uma série de questões envolvidas pela necessidade de repensar todo o planejamento da urbanização.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

De certa forma, é o que já acontece em algumas delas ao redor do mundo. E é sobre a importância desse processo de urbanização sustentável que falaremos hoje. Confira!

O que é urbanização sustentável?

A urbanização sustentável ganha forma à medida que toda a infraestrutura que recobre as cidades passa a coexistir em harmonia com o meio ambiente no qual elas estão inseridas.

Como ela funciona na prática?

Na prática, o processo tende a causar um desafio de grandes proporções, visto que as cidades já instaladas, vamos dizer, precisam ser reinventadas sob um ponto de vista mais verde e menos cinza.

Para conviver harmoniosamente com a natureza, as cidades precisam de sistemas de mobilidade menos poluentes e eficazes. Ao mesmo tempo, é fundamental acentuar a utilização de tecnologias limpas e com maior eficiência energética por parte das indústrias — que não podem parar.

Outro ponto importante é o aumento do uso de fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica. Ambas necessitam de desenvolvimento tecnológico para que sejam mais bem aproveitadas.

Quanto à área verde propriamente dita, deve haver um programa efetivo direcionado à sua conservação e a políticas eficazes de reflorestamento. Não à toa, a arborização é um dos aspectos mais relevantes que você deve observar ao escolher um bairro para morar.

Por que é tão importante pensar em sustentabilidade na urbanização?

A tendência é que as cidades continuem se desenvolvendo e abrigando cada vez mais pessoas. O ponto é que, para que isso aconteça sem o aumento do impacto da estrutura urbana no planeta, o progresso deve ser pautado em ações sustentáveis.

No entanto, isso somente poderá se tornar realidade quando todos os elementos que integram as cidades “falarem a mesma língua”. Em outras palavras, não adianta construir prédios totalmente sustentáveis, se o sistema de geração da energia que chega até eles continuar excessivamente poluidor.

Quais são os benefícios da urbanização sustentável?

A partir do momento em que as soluções sejam realmente implementadas, as cidades do futuro devem propiciar as seguintes vantagens:

  • melhoria dos espaços públicos;
  • eliminação do risco de enchentes;
  • aprimoramento da rede de transporte individual e coletiva;
  • diminuição da frequência e intensidade das reações climáticas à ação humana;
  • ampliação de áreas verdes. 

Como investir em urbanização sustentável?

Esse é um projeto amplo que requer a participação de pessoas de diferentes setores da sociedade. O urbanismo precisa dialogar com a biologia, a ciência e as engenharias (ambiental, civil etc.).

Após os encontros e a criação de planejamentos viáveis, que compreendam períodos de médio e longo prazo, tudo deve ser compilado em políticas públicas específicas. Uma delas é a gestão adequada de resíduos sólidos.

Como a Riva contribui na urbanização sustentável?

A Riva vem adotando diversas práticas sustentáveis em suas obras, desde a utilização de materiais recicláveis e uma gestão de resíduos no processo de construção, até no plantio de árvores dentro de seus empreendimentos, como no caso do Vibe Barra, que conta com uma ampla área verde para a prática de exercícios e lazer, fazendo assim, uma conexão entre o urbano e a natureza.

As árvores são catalogadas, monitoradas e preservadas pela empresa, podendo ser replantadas em qualquer outro local ou doadas quando necessário.

Cajueiro do empreendimento Vibe Barra, no Rio de Janeiro.

Como você pode imaginar, a expansão sustentável das cidades é algo que simplesmente não pode mais ser adiado. Desse modo, confira as vantagens de morar em apartamento, e verifique qual é o projeto de urbanização sustentável vigente em sua cidade e como o prédio está integrado a ele.

E se você chegou até aqui, ótimo! Aproveite para compartilhar esse conteúdo valioso nas suas redes sociais!


Post Anterior
O que são móveis funcionais? Conheça as vantagens!
Próximo post
Por que morar perto do trabalho?