Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O que são móveis funcionais? Conheça as vantagens!

  • 20 de abril de 2022
  • Equipe Riva
  • 4 minutos de leitura
O que são móveis funcionais? Conheça as vantagens! Riva Incorporadora

Móveis funcionais são usados para otimizar o espaço de imóveis compactos, visto que são desenvolvidos para desempenhar mais de uma utilidade.

Fala a verdade: a sensação de encontrar o imóvel dos nossos sonhos é indescritível. Antes mesmo de agendar o dia da mudança, já começamos a pensar na decoração de apartamento ideal.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Esse também é um ótimo momento para aderir aos móveis funcionais. Além de decorar apartamento com um toque especial, essas peças proporcionam organização e aconchego aos espaços pequenos.

Mas o que são e quais as vantagens de usar esse tipo de mobília?

Confira a seguir!

O que são móveis funcionais?

São peças caracterizadas pela versatilidade, justamente por não se limitarem a uma única função. Talvez o exemplo mais emblemático seja o popular sofá-cama. Em poucos movimentos, ele se transforma em uma cama que, em seguida, pode voltar a ser um sofá.

A partir desse exemplo, é possível pensar em inúmeras possibilidades — apresentaremos algumas mais adiante. O mecanismo de funcionamento é semelhante. Em algumas opções, o uso é ainda mais simples, pois basta puxar uma gaveta ou erguer uma tampa. Já em outras, tudo o que você precisa fazer é escolher um bom lugar para a mobília.

Quais são suas principais vantagens?

É possível que você tenha gostado da ideia, mas ainda se questione a respeito das vantagens de optar por esse tipo de mobília. Podemos apontar alguns dos principais benefícios:

  • melhora o aproveitamento do espaço;
  • diminui a desordem;
  • facilita a limpeza e conservação;
  • estabelece uma excelente relação custo-benefício.

Quais os melhores móveis funcionais para ambientes?

Agora, você já sabe por que esse mobiliário tem feito tanto sucesso entre as pessoas que moram em apartamentos. Vamos, então, conferir alguns exemplos!

Sofá-cama

Antigamente, os modelos de sofá-cama disponíveis no mercado eram bem desconfortáveis. Apesar de ainda não substituir um colchão tradicional, o móvel evoluiu bem, o que oferece um mínimo de aconchego para as eventuais visitas.

Puff baú

O nome já entrega que esse móvel tem a vantagem de proporcionar um espaço a mais para guardar roupas, cobertores ou objetos variados. Não há uma regra quanto a isso. Basta abrir e guardar.

Cama baú

Similar ao item anterior, esse tipo de cama tem um compartimento embaixo do colchão. Para utilizar, você levanta a parte de cima até travar (existe um sistema de suporte). Normalmente, esse baú é usado para guardar lençóis, cobertores, travesseiros etc.

Nicho modular

Nichos modulares são ótimos porque permitem a máxima utilização do espaço vertical por meio da formação de prateleiras. Ideais para qualquer ambiente, eles proporcionam um efeito de modernidade e sofisticação.

Estante multiuso

O mesmo vale para essas estantes, que podem ocupar desde o quarto até a varanda. Em cada divisão, você pode colocar vasos de plantas, luminárias, livros, entre outros objetos. Tudo depende da sua criatividade e do ambiente em questão.

Aparador

Basicamente, o aparador é uma espécie de mesa que pode ou não vir com pequenas gavetas. O móvel fica “colado” (em alguns casos, ele é fixo mesmo) à parede e também costuma receber os mais variados itens.

Como você viu, cada um desses móveis funcionais cumpre funções específicas. Por esse motivo, nada o impede de ter mais de um no seu novo lar. Na hora de escolher os seus preferidos para a sala de estar, lembre-se de levar em conta o seu projeto de iluminação.

Por fim, também vale a pena combinar seus móveis funcionais com as melhores cores para apartamentos!


Post Anterior
Como limpar rejunte? Veja 4 dicas infalíveis
Próximo post
Descubra a importância da urbanização sustentável