Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como encontrar o melhor lugar para você construir a sua vida?

  • 4 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 11 minutos de leitura
Como encontrar o melhor lugar para você construir a sua vida? Riva Incorporadora

Eram cinco horas da tarde e ela finalizava um trabalho que deveria ser entregue naquele dia mesmo. Pela janela, um som de saxofone convidava para sair. É que o restaurante da frente oferecia happy hour com jazz todas as quartas-feiras. Eduarda gostava de comprar o pão para o dia seguinte na padaria da esquina e caminhar desse jeito mesmo, com o pão na mochila, aproveitando os raios de sol do entardecer. Foi quando pensou “escolhi bem este lugar para construir a minha vida”. E você?

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Para acertar nessa escolha, precisamos considerar a localização, a infraestrutura do entorno, mas também alguns pontos que vão além do material. Temos que nos sentir bem, integrados e até inspirados com o lugar que escolhemos.

Se você tem aquele pet querido, precisa de um local com, pelo menos, uma boa área para passear com ele diariamente. Se gosta de caminhar toda manhã até a padaria, por exemplo, deve verificar quais são as alternativas disponíveis.

Pensando em tudo isso, vamos mostrar quais são os detalhes que não podem faltar durante seu processo de seleção para construir sua vida, e encontrar uma nova casa ou apartamento. Vamos lá!

Proximidade com o trabalho é qualidade de vida

Para quem não trabalha remotamente e, ao mesmo tempo, considera importante gastar pouco com deslocamento, encontrar um lugar para viver que seja próximo do trabalho é fundamental. Porém, qual deve ser o critério para saber se está numa distância razoável do trabalho?

Se você é da turma que gosta de caminhar, experimente considerar quantos minutos gastaria de casa até o trabalho, andando e com roupa e material de trabalho. Não adianta considerar que vai poder todo dia correr até lá.

Se você tem bicicleta, skate ou outro veículo alternativo de transporte, tente da mesma forma. Para as bikes, confirme se existem ciclovias que cubram todo o trajeto entre sua residência e o endereço da empresa ou coworking. E se teria onde guardá-la.

E se você tiver carro ou for usar o transporte público, a ideia deve ser a mesma: faça um teste, se possível nos horários em que seu deslocamento será mais frequente.

Mantenha atenção também à qualidade de sinalização das vias (tanto se for pedestre ou motorista) e, claro, certifique-se da segurança do trajeto.

Em meia hora você chega no trabalho? O caminho foi o que você esperava? Esse tempo está bom para você? Se você se sente confortável com isso, já pode dar check nessa questão.

Mobilidade urbana é também uma questão individual

Dos meios de transporte mencionados acima, com certeza um ou mais deles cumprem papel imprescindível no nosso deslocamento diário pelas cidades. A questão é social e levanta muitos debates em todas as cidades do mundo. Mas essa também é uma questão individual, para que cada um entenda como pode interagir com o meio.

Logo, antes de se decidir pela nova moradia, você pode confirmar se tem ao menos 3 formas de locomoção favoráveis para o seu dia a dia. Por exemplo: é possível acessar transporte público tranquilamente nesta região? Está há menos de 20 minutos de alguma estação de metrô? Existe estímulo para pequenas caminhadas ou transportes alternativos para que as pessoas possam comprar algum pão ou ir até um petshop sem necessidade de veículo? E os aplicativos de transporte, eles recebem bem chamadas desta região escolhida?

As respostas para essas questões podem levar você a escolher ou não o seu novo espaço. Além disso, ainda que um ou outro meio de transporte não esteja muito favorável na sua região, vale sempre se perguntar o motivo disso.

Se a ideia for utilizar somente um veículo próprio, como carro ou moto, fique de olho nas vias de acesso ao bairro. Sair e voltar deve ser simples, e não complicado ao ponto de ter que dar muitas voltas até chegar na sua rua.

Estilo de vida é sua maneira de interagir com o espaço

Outro aspecto relevante para escolher um bairro para morar é a etapa de avaliação do estilo de vida local. Muitas vezes, nos deixamos levar pela beleza da região e pela alta valorização imobiliária, mas como seria nossa integração?

É importante se sentir bem até com as músicas que alguns vizinhos podem escolher escutar! Também vale conhecer o que o bairro oferece como atividade comunitária, e se oferece. As pessoas do bairro estariam interessadas em fazer uma horta urbana, um espaço de recreação na praça, um encontro literário? O que você gostaria de propor teria abertura neste local?

As possibilidades são grandes e muitas vezes é difícil saber rapidamente como seria esse aspecto da vida. Por isso, vale conversar com quem já está na região há mais tempo e com quem acabou de mudar, para saber as percepções.

Para que sua escolha faça sentido, é necessário haver uma harmonia com as características do bairro. Se você acha o lugar lindo , mas descobre que se trata de uma região boêmia, repleta de bares, e esse não é o seu estilo, é muito importante considerar esse ponto.

Com um pouco de calma, é possível encontrar bairros nobres com aspectos semelhantes, mas marcado pela tranquilidade e silêncio.

Vale dizer que não precisamos ir a extremos, é claro. Tudo depende mesmo do que entendemos como agradável, a fim de vivenciar momentos felizes na nossa nova moradia. 

Localização é uma forma de se encontrar

Chegamos finalmente a um dos critérios que mais influenciam a valorização do seu investimento imobiliário: a localização e como ela vem se desenvolvendo ao longo dos anos.

Falamos um pouco acima sobre a importância de sentir que vai se integrar bem com a comunidade. E aqui, além disso, você deve sentir que está fazendo um bom investimento, tanto para si, quanto para suas finanças mesmo! Afinal, isso ajuda a dar paz.

Para financiar um imóvel na planta ou já pronto com uma avaliação adequada, precisamos considerar toda a infraestrutura disponível ao redor dele. Nesse sentido, além do que já falamos até aqui, entram em cena outros pontos, como:

  • Planejamento urbano e paisagístico;
  • Segurança reforçada por monitoramento de câmeras;
  • Redes de farmácias e supermercados;
  • Relação custo-benefício;
  • Acessibilidade.

Com esses itens em ordem, você pode buscar outros pontos de conforto que combinem com você: academias, grupos de yoga, grupos de dança de salão ou de leitura etc. Enfim, esta é a parte de se encontrar!

O comércio local é sobre o que é buscado na região

Com relação à rede comercial, vale a pena levar em conta não apenas a quantidade, mas também a variedade de estabelecimentos. Outro fator-chave e que costuma passar batido quando as pessoas buscam um novo espaço para construir suas vidas.

A realidade do comerciante é muito simples: ele vende o que as pessoas querem comprar. Então se você adora uma comida vegana, vale verificar se naquela região isso já foi considerado. Já se gosta de objetos esportivos, procure entender se pelo bairro encontra algo nesse sentido.

Encontrar comerciantes de rua costuma ser um bom sinal, que indica caminhabilidade das ruas. Quanto mais gente andando nas ruas, mais comércio com porta para ela. Mas se você gosta de centros comerciais, isso também pode fazer seus olhos brilharem se descobrir que existem alguns perto da sua nova morada. Imagine quantas possibilidades!

Porém, vale lembrar, não espere encontrar exatamente tudo à disposição em dado perímetro da sua casa. O mundo é vasto e é também para ser explorado. Certifique-se apenas de que as principais facilidades não estarão muito distantes de você!

Felicidade é ainda uma forma de agradecer e oferecer

Agora vamos falar sério, para falar sobre felicidade! Quando se pensa em construir uma nova vida, se pensa em construir uma vida mais feliz, certo? E para tudo é necessário algum preparo. Por isso, a importância de visitar esses lugares previamente, conversar com outros moradores, aprender sobre a sua nova região.

“O melhor da festa é esperar por ela”, dizia o ditado. Agora vamos transformar essa “festa” em “nova vida”. Só de estar lendo este texto você já se animou, não?! A gente já!

Quando melhoramos nosso poder de análise, aumentamos a chance de fazer melhores escolhas e até investir em imóveis que nos trarão a vida que esperamos, conforto e um excelente retorno.

Imagine a possibilidade de morar em um apartamento studio ideal, por exemplo, e ainda com a certeza de estar em um local de ótima valorização de mercado. Se esse é o sonho da sua vida, você está no lugar certo.

Com todas essas dicas, certamente você terá muito mais facilidade na hora de escolher um local para construir uma nova vida que realmente atenda às suas expectativas. Dessa forma, você consegue comprar aquele apartamento ou casa dos seus sonhos em uma região alinhada às suas preferências e necessidades. Que te deixe feliz!

E se quiser outras dicas sobre como escolher o seu lugar, assine nossa newsletter e receba todas as novidades!


Post Anterior
5 ideias de brincadeiras para crianças em apartamento
Próximo post
Sair da casa dos pais: 7 dicas para você realizar esse sonho