Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Quem tem empréstimo pessoal pode financiar imóvel? Entenda!

  • 28 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Quem tem empréstimo pessoal pode financiar imóvel? Entenda! Riva Incorporadora

Descubra se quem tem um empréstimo pessoal pode financiar imóvel e entenda a diferença entre essas duas modalidades de crédito.

Fazer um financiamento é uma das maneiras mais interessantes de conquistar a casa própria, afinal, o pagamento é facilitado e dividido em parcelas que cabem no seu bolso. Entretanto, é bastante comum ficar em dúvida se quem tem um empréstimo pessoal em andamento pode financiar um imóvel.

Descubra, neste artigo, as diferenças entre empréstimo e financiamento e se quem já tem um pode financiar um imóvel!

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

Se você está em dúvida sobre o que é empréstimo pessoal e financiamento, saiba que ambos são linhas de crédito, ou seja, operações financeiras em que você pega emprestado um valor em dinheiro de um banco ou outra instituição financeira e vai devolvendo aos poucos, em pagamento parcelado.

A principal diferença entre eles é que, para fazer um empréstimo pessoal, não é preciso especificar à instituição financeira qual é o objetivo de emprestar esse dinheiro. Já no financiamento, você precisa informar à instituição exatamente qual destino será dado a quantia.

Outro ponto que é bastante diferente entre essas duas modalidades de crédito é a documentação necessária para fazer o contrato. Embora em ambas você precise apresentar documentos pessoais e comprovar sua renda, o financiamento costuma exigir uma papelada maior, já que é necessário especificar o objetivo do dinheiro. 

Assim, se você vai comprar um imóvel financiado, por exemplo, não apenas deve informar que este é o objetivo, mas também exatamente qual é o imóvel, dentre outras informações relevantes solicitadas pela instituição.

Apesar de os empréstimos serem menos burocráticos, pois existem até mesmo opções de empréstimo pessoal on-line e empréstimos consignados, os financiamentos costumam ter juros bem menores, já que a instituição tem mais informações para garantir menor inadimplência, além de serem a linha de crédito ideal para a compra de bens maiores, como carros e imóveis.

Quem tem empréstimo pessoal pode financiar um imóvel pela Caixa?

A boa notícia é que quem tem um empréstimo em andamento pode, sim, conseguir financiar um imóvel, seja pela Caixa ou pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, e até de outros bancos.

Isso porque o que conta na hora de a instituição financeira liberar o crédito para o financiamento é a capacidade de pagamento de quem está contratando. Para isso, é feita uma criteriosa análise de crédito, que leva em consideração a renda familiar, o histórico, dentre outros dados.

Ou seja, ainda que você tenha um empréstimo pessoal em seu nome, caso sua renda não esteja muito comprometida e você seja considerado um bom pagador, as chances de conseguir fazer um financiamento são altas.

Quem está negativado pode fazer um financiamento?

Agora, se no momento da análise de crédito a instituição financeira perceber que o contratante está com o nome negativado, provavelmente o financiamento de um imóvel não será liberado, afinal é uma contratação de alto valor agregado

Como a conquista do imóvel próprio é um marco bastante significativo, é importante se preparar para financiar o apartamento que você realmente deseja. Isso inclui cuidar das suas finanças para que a contratação e todo o período de financiamento seja mais tranquilo. 

Pensando nisso, caso seu perfil esteja negativado, não se preocupe, pois neste momento vale a pena analisar suas finanças e buscar maneiras de se organizar para limpar seu nome e estabelecer um perfil de crédito mais estável. Assim, você entra no financiamento e na sua casa nova com o pé direito.

Como se organizar financeiramente para financiar um imóvel?

Organizar as finanças pessoais é importante por diversos motivos, sobretudo para alcançar sua independência financeira, garantindo uma vida mais tranquila no presente e no futuro. Além disso, é algo fundamental na hora de concretizar planos, inclusive a conquista do imóvel próprio. Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para se organizar antes de financiar seu imóvel!

Mantenha um controle financeiro

Ter clareza sobre seus ganhos e gastos, anotando todas as movimentações financeiras que você faz mensalmente, é de suma importância para o planejamento financeiro, especialmente quando você tem um objetivo de longo prazo como o financiamento imobiliário. 

Portanto, tire um tempo todos os meses para fazer o balanço do seu orçamento, incluindo gastos fixos e variáveis, ganhos com salário ou outras fontes de renda. Assim, você terá uma noção mais concreta de como suas finanças estão e quais os passos a tomar para alcançar seu objetivo.

Acabe com as dívidas

Diminuir o número de dívidas também é bastante importante para liberar a sua renda na hora de contratar um financiamento. Afinal, lembre-se de que a análise de crédito busca entender justamente a sua capacidade de se comprometer com o parcelamento do imóvel.

Aqui entra, também, o momento de limpar seu nome, caso esteja negativado. Atualmente, existem muitas maneiras de renegociar dívidas, seja diretamente com as empresas com as quais você tem alguma pendência ou por meio de feirões de renegociação, em que algumas entidades fazem a intermediação entre você e as instituições..

Corte gastos

Tendo seu controle financeiro detalhado em mãos, você provavelmente perceberá que alguns gastos podem ser cortados ou diminuídos, pois muitas vezes eles são desnecessários ou não tão essenciais, além de que muitos serviços podem ser substituídos por outros menos caros. 

Quando falamos de objetivos de longo prazo, é importante se planejar para priorizar gastos essenciais, a fim de pagar com mais tranquilidade as parcelas do financiamento.

Informe-se sobre todos os custos do financiamento

O controle financeiro também inclui fazer uma estimativa de gastos futuros. Por isso, antes de fechar um financiamento, busque conhecer todos os custos inclusos na contratação, como a porcentagem do valor de entrada, taxas, juros e impostos. 

Assim, você consegue definir e preparar seu orçamento e procurar as melhores linhas de crédito considerando esses valores.

Busque uma incorporadora de confiança

Por fim, na hora de comprar um imóvel, é extremamente importante fechar negócio com uma incorporadora confiável, que tenha tradição no mercado e que te dê suporte durante o processo de construção. Isso evita gastos inesperados com taxas imprevistas ou mesmo com acabamentos que você não esperava após a entrega das chaves. 

A Riva tem o compromisso de apoiar você na conquista de seu imóvel e está sempre à sua disposição. Dessa maneira, a conquista do seu novo lar se dará de maneira tranquila e você poderá apreciar ainda mais esse momento.

Aproveite e leia também o nosso artigo com mais detalhes de como cuidar das suas finanças pessoais na hora de financiar seu imóvel!


Post Anterior
Decoração clean na sala: vantagens, dicas e inspirações para você
Próximo post
Apartamento com suíte: entenda as vantagens desse tipo de imóvel