Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Decoração clean na sala: vantagens, dicas e inspirações para você

  • 26 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Decoração clean na sala: vantagens, dicas e inspirações para você Riva Incorporadora

Entenda como ter uma decoração clássica e leve na sua sala para aproveitar o ambiente da melhor maneira possível

A decoração clean é uma tendência que cresce entre os amantes do minimalismo. Se você se identifica, vale a pena aprender como aplicar esse estilo no seu apartamento. Embora pareça ser complexo, com algumas dicas é possível alinhar seus cômodos com esse modelo que valoriza o espaço.

Confira as principais recomendações para aderir à decoração clean de forma completa e saiba quais os benefícios de adotar esse estilo moderno!

Qual é o conceito de decoração clean?

O conceito de decoração clean vem do inglês “limpo”, sendo essa a impressão que o ambiente passa. Na prática, é um estilo que preza pelo minimalismo, elegância e neutralidade.

Nesses espaços, muitos aplicam a máxima “menos é mais”, com adornos simples, móveis que conversam entre si e luminosidade aconchegante que oferece uma sensação de amplitude para o cômodo, mesmo que seja pequeno.

Além disso, a escolha da decoração é versátil para combinar com diferentes elementos sem pesar visualmente, trazendo conforto, enquanto mantém a sofisticação. Essa flexibilidade é uma das principais vantagens do estilo clean, mas não é a única.

Principais vantagens de uma decoração clean para apartamento

Adotar a decoração clean no seu apartamento acompanha diversos benefícios interessantes e, se você está considerando esse estilo, vale a pena conhecer alguns dos pontos mais positivos.

Versatilidade

Uma das vantagens que mais se destacam na decoração clean é a versatilidade que ela apresenta em relação ao ambiente e aos elementos do cômodo.

Isso porque é possível mudar diferentes componentes sem comprometer a elegância e a essência do cenário. Sejam móveis, itens de conforto, artigos de parede ou de chão, todos conversam entre si, combinando de maneira minimalista e organizada.

Conforto

Além da sofisticação, a decoração clean também preza pelo conforto do ambiente, de modo que os elementos sejam acolhedores e passem leveza no dia a dia.

Assim, ao investir nesse estilo, você poderá aproveitar cômodos mais aconchegantes sem comprometer a elegância ou a autenticidade do seu apartamento. Isso se aplica para diversas áreas, desde a pintura, iluminação, até pequenos artigos.

E como os itens são versáteis, é possível substituir móveis ou enfeites para deixar o local ainda mais convidativo.

Otimização do espaço

Outro benefício interessante da decoração clean é a otimização do espaço, uma vez que os elementos que compõem esse estilo dão a impressão de alongamento do cômodo.

Dessa forma, mesmo apartamentos pequenos se tornam mais amplos, confortáveis e aconchegantes.

decoracao clean na sala life 360
Sala do Life 360, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

Se você quer testar a decoração clean, pode começar aplicando algumas dicas na sua sala de estar. Saiba como começar:

Cores claras

Na decoração clean, vale a pena apostar em pinturas claras para as paredes, focando em tons de branco, bege e cinza, se procurar algo mais sóbrio.

Para trazer sobriedade, é interessante mesclar as cores do apartamento em degradês, criando uma impressão de alongamento no cômodo e aumentando a luminosidade natural que reflete das janelas.

Móveis simples e funcionais

Outro elemento importante na decoração clean são os móveis simples e funcionais, que assumem uma posição mais versátil e confortável.

Na sala de estar, você pode apostar em estofados de tons neutros, estantes planejadas e fixadas na parede, sem suporte, expandindo o espaço para locomoção. 

Em outros exemplos, como no quarto de casal, vale investir apenas no básico, como guarda-roupa embutido e mesas de escrivaninha que ocupam o espaço livre, criando um ambiente de aspecto mais organizado. 

E futuramente, se quiser mudar o estilo de decoração, terá mais versatilidade para reaproveitar os itens antigos.

Paredes limpas

A decoração clean preza por um aspecto mais limpo no cômodo, e uma dica de como fazer isso com sucesso é manter as paredes limpas, livres de excessos.

Nesse caso, evite muitos quadros ou decorações penduradas e, se fizer questão desses itens, procure modelos que ornamentam com o restante dos elementos, especialmente as cores e móveis.

decoracao clean na sala reserva dos passaros
Sala do Reserva dos Pássaros, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

Plantas

Por outro lado, se você gosta de aplicar um toque de autenticidade no seu apartamento, pode apostar em plantas, que agregam sofisticação, enquanto combinam com a decoração clean.

Além de tornar o ambiente mais acolhedor, também trazem conforto e vida para o espaço. Você pode adquirir as plantas que mais gostar, sejam grandes ou pequenas, artificiais ou de verdade, posicionando no alto ou adornando com os pisos.

decoracao clean na sala sala com plantas

Espaço negativo

Um dos pilares da decoração clean é o minimalismo e a sensação de limpeza e, para aplicar isso na sua sala de estar, vale a pena deixar espaços negativos no seu cômodo.

Superfícies estrategicamente vazias contribuem para a sensação de simplicidade, além de despoluir visualmente o lugar, sem muitas informações para serem processadas no dia a dia.

Esses espaços negativos podem ser alocados em prateleiras, mesas e nas paredes, posicionando os elementos para não ficarem muito próximos.

decoracao clean na sala exclusive montreal
Sala do Exclusive Montreal, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

Tecidos lisos e simples

Se você deseja utilizar capas e tecidos nos móveis da sua sala de estar, lembre-se de optar por estampas lisas e mais simples. Isso vale para cortinas, sofás, almofadas e tapetes, por exemplo, que já devem ser equilibrados e não sobrecarregar o ambiente.

Na decoração clean, o objetivo é não cansar o olhar no cômodo. Por isso, utilize capas e coberturas lisas, de preferência com cores neutras que combinem com o restante da paleta escolhida.

Iluminação natural

Ainda, outra recomendação estratégica para você aderir à decoração clean no seu apartamento é utilizar mais da iluminação natural, especialmente pelas janelas e outros locais que permitam a entrada de luz.

Dessa forma, irá valorizar o ambiente e criar mais aconchego. Além disso, com elementos neutros e cores claras nas paredes, será possível aumentar a sensação de espaço e conforto no local.

Caso a localização da sala de estar não permita aproveitar muito da iluminação natural, utilize algumas lâmpadas estratégicas, mas evitando abajures e outros elementos que carregam o ambiente. Posicione as luzes em pontos de maior uso e dê preferência para as cores mais fracas.

decoracao clean na sala reserva jardim
Sala do Reserva Jardim, empreendimento da Riva em Contagem, MG

Organização do ambiente

De modo geral, é importante prezar pela organização do ambiente ao aderir à decoração clean, mantendo o cômodo visualmente limpo e confortável para o dia a dia.

Nessa dica, procure alternativas que tornem o local o mais alinhado possível. Por exemplo, utilize apoiadores para esconder os fios dos eletrônicos, sem deixá-los à vista. Usar prateleiras sem suporte também ajuda nesse quesito de organização.

Ainda, não manter muitos elementos na sala, como almofadas e tecidos, torna a arrumação geral mais rápida, permitindo conservar o local sempre arrumado.

decoracao clean na sala holistic
Sala do Holistic Residence, empreendimento da Riva em São Paulo, SP

A decoração clean é para todos os tipos de apartamento?

A decoração clean é uma tendência que se popularizou, e, hoje, pode ser aplicada em todos os tipos de apartamentos, cômodos e ambientes. Desde que você siga as principais dicas, conseguirá aplicar esse estilo com sucesso no seu espaço.

Dessa forma, terá mais conforto e aconchego, além de adotar um modelo que preza pelo minimalismo e pela simplicidade.

Agora, se você procura outras recomendações de estilo moderno para a sua casa, conheça a decoração industrial, uma das indicações do nosso blog!


Post Anterior
Rooftop: o que é, tipos e principais vantagens desse espaço
Próximo post
Quem tem empréstimo pessoal pode financiar imóvel? Entenda!