Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Espaço coworking é uma tendência dos condomínios residenciais?

  • 13 de dezembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Espaço coworking é uma tendência dos condomínios residenciais? Riva Incorporadora

Já é possível alcançar a redução de custos e colaboração no espaço do condomínio residencial. Entenda!

Espaço coworking ainda é uma tendência? Para quem está começando um negócio ou trabalha remotamente, uma das maiores preocupações é saber onde executar as tarefas. Em grande parte dos casos, é preciso alugar um espaço, e nem sempre isso é viável.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Além disso, conseguir uma boa localização, com ambiente ideal para receber clientes, pode custar muito mais ao bolso do que você tinha imaginado. Mas, devido à recorrência desse tipo de dilema, os espaços coworking simplificam as coisas, diminuem significativamente as despesas e oferecem lugares excelentes para se trabalhar.

Quer saber mais? Continue com a gente!

O que é coworking?

O coworking é um espaço físico pensado para ser ocupado por diversas empresas, freelancers e profissionais liberais, que podem repartir despesas gerais, como aluguel, energia, água, telefone e outros. Assim, as áreas em comum, como auditório, refeitório, recepção e estacionamento, podem ser divididas entre todos os participantes.

Para colocar em prática, basta alugar uma estação de trabalho que atenda às necessidades da sua empresa, que pode ser uma sala pequena, dependendo da quantidade de pessoas atuando. Em seguida, você e sua equipe passam a usufruir de todos os benefícios que esse modelo de escritório compartilhado oferece.

Quais os benefícios do coworking?

Confira a seguir, mais detalhes sobre as vantagens de atuar em ambientes de coworking.

Networking e colaboração

Com diversas empresas e pessoas convivendo em um mesmo espaço, o compartilhamento de experiências e a colaboração acontecem de maneira mais fácil e natural, podendo até resultar em novas parcerias. Esses ambientes são descontraídos e integrados, o que é perfeito para favorecer as trocas de ideias, impulsionar a geração de negócios e a inovação. É algo que cria um senso de comunidade.

Redução da burocracia e dos custos

Se comparado a um escritório individual, considerando o compartilhamento de todos os itens acima citados entre as empresas, é fácil imaginar o tamanho da economia que se pode ter em um espaço como esse. Isso pode ser incrivelmente motivador, principalmente, para empresas menores ou profissionais autônomos.

É uma maneira inteligente de otimizar e alocar recursos financeiros, liberando verbas para promover ainda mais crescimento para todos. Além disso, o profissional fica livre de toda a burocracia exigida para instalar um espaço próprio.

Criatividade e motivação

Os espaços coworking são projetados de forma despojada, quase lúdica, com mobiliários e cores que colaboram com a criatividade e a descontração. As salas e os lounges são perfeitos para uma convivência harmoniosa entre as tarefas diárias. Tudo isso é intencionalmente construído para proporcionar uma atmosfera de produtividade e motivação.

Endereço comercial

Ter um endereço fixo, aliado a uma estrutura de escritório, pode passar uma imagem mais profissional e sólida para os clientes, sem falar na possibilidade de poder receber as pessoas em local apropriado. Tudo isso pode acrescentar mais credibilidade e maturidade aos negócios.

Foco

Com os benefícios descritos anteriormente, é fácil imaginar que um ambiente mais descontraído e compartilhado colabora para o aumento da produtividade, uma vez que libera as pessoas das tarefas operacionais. Isso favorece o melhor desempenho nas atividades estratégicas dos negócios.

Como funciona o coworking em condomínio residencial

Com essa nova onda de home office, os condomínios residenciais já estão aderindo a esse tipo de espaço em áreas de convivência. Alguns empreendimentos novos preveem a inclusão do conceito no projeto, inserindo as regras para o uso adequado desses espaços nos regulamentos internos.

O coworking em condomínios residenciais pode fornecer muitos benefícios, aliando qualidade de vida do trabalho remoto à comodidade dos moradores. Agora que muita gente tem trabalhado de casa, ter um local preparado especialmente para esse fim, no próprio condomínio, possibilita a convivência com outras pessoas, trocas de experiências e formação de rede de contatos.

Espaço Coworking do Empreendimento Moob, em São Paulo.

As formas de trabalhar evoluem com o tempo. Passamos por um período difícil, que levou forçosamente as pessoas a trabalharem em suas casas. Mas, no final, muitas empresas descobriram as vantagens de manter seus colaboradores à distância. Com um espaço coworking por perto, fica mais interessante ainda unir o trio flexibilidade, conforto e economia.

Para saber mais sobre espaços para trabalho remoto, conheça 10 ideias de home office em apartamento pequeno!


Post Anterior
O novo programa habitacional para profissionais de segurança pública: Habite Seguro
Próximo post
5 ideias de brincadeiras para crianças em apartamento