Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): tudo sobre o assunto

  • 11 de janeiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): tudo sobre o assunto Riva Incorporadora

O IDH é o índice que avalia a qualidade de vida e importantes aspectos de uma nação, sendo de grande relevância para a população

Você sabe o que é o IDH? Esse é o Índice de Desenvolvimento Humano, uma métrica abrangente que avalia o progresso social de uma nação. Se você já se perguntou como os países são classificados em termos de qualidade de vida ou o que está por trás das estatísticas de desenvolvimento, este artigo ajudará a tirar suas dúvidas.

Entenda o conceito deste termo, como ele é calculado, seus pilares fundamentais, sua aplicação prática e as melhores localidades em termos de IDH. Além disso, você poderá compreender que esse índice pode ajudar você a saber quais os melhores estados para investir ou adquirir um imóvel para morar.

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador que vai além dos números econômicos convencionais, como PIB, buscando mensurar o progresso de uma nação de forma mais abrangente, considerando também seu bem-estar.

O IDH foi criado na década de 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq com a colaboração de Amartya Sen, um economista indiano. Esse índice faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), oferecendo uma perspectiva de forma geral sobre a qualidade de vida em diferentes partes do mundo.

Quais são os pilares do IDH?

Saúde, educação e renda são os três pilares interligados que constituem o IDH, refletindo aspectos importantes da vida humana. Cada um desses componentes é fundamental para avaliar diferentes dimensões do bem-estar das populações.

Saúde

A dimensão da saúde no Índice de Desenvolvimento Humano vai além de meras estatísticas. Ela considera a expectativa de vida ao nascer e também fatores como redes de acesso a cuidados médicos, prevenção de doenças e qualidade da assistência médica.

Ao examinar esse ponto, estamos avaliando não só a longevidade, mas também a resiliência e a equidade nos sistemas de saúde de uma nação.

Educação

O segundo pilar, educação, analisa as bases de aprendizado e crescimento intelectual. Neste quesito, observa-se a média de anos de estudos, destacando que, quanto maior o tempo que a população passa estudando, mais poderá se desenvolver.

São avaliados, também, as políticas públicas relacionadas e o quanto a gestão política se compromete com o assunto. Tudo isso mostra o empenho da nação com a educação, sabendo que a busca pelo conhecimento impulsiona a transformação social.

Renda

Já o terceiro pilar é renda, em que é avaliado o valor médio da renda dos cidadãos, tomando como base o PIB — Produto Interno Bruto.

Mas não se restringe somente a esse quesito: nessa dimensão, são examinadas as disparidades econômicas, a distribuição de recursos e a capacidade das comunidades de atender às necessidades básicas. 

Como o IDH é calculado?

O cálculo do IDH envolve os três aspectos avaliados — saúde, educação e renda. Assim, é estipulada uma expectativa para cada um desses critérios, ou seja, o que se espera para a população. Quanto mais próximo do ideal, mais perto do 1, aquela nação estará. 

Na saúde, por exemplo, são determinados o máximo e o mínimo com relação à expectativa de vida, valor que atualmente está entre 85 e 20. Quanto mais perto de 85, mais perto de 1 será o indicador, quanto mais próximo de 20, mais estará chegando a zero.

Dessa maneira, são avaliados cada um dos critérios e, por fim, faz-se a média para saber o valor exato do IDH. A pontuação resultante é usada para classificar os países em diferentes categorias de desenvolvimento humano.

Classificação do IDH

O IDH classifica os países em quatro categorias distintas, oferecendo uma visão instantânea do desenvolvimento humano em escala global:

  • desenvolvimento humano baixo — IDH inferior a 0,550;
  • desenvolvimento humano médio — IDH entre 0,550 e 0,699;
  • desenvolvimento humano alto — IDH entre 0,700 e 0,799;
  • desenvolvimento humano muito alto — IDH superior a 0,800.

Quais são os países com melhor IDH?

No cenário de desenvolvimento global, o IDH revela líderes notáveis que alcançaram os níveis mais elevados em termos de qualidade de vida, saúde, educação e renda.

Com base no ranking de 2022 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os 10 primeiros países destacam-se não apenas por suas pontuações impressionantes, mas também por suas abordagens inovadoras para promover o bem-estar de suas populações. Confira a lista:

  1. Suíça — 0,962
  2. Noruega — 0,961
  3. Islândia — 0,959
  4. Hong Kong — 0,952
  5. Austrália — 0,951
  6. Dinamarca — 0,948
  7. Suécia — 0,947
  8. Irlanda — 0,945
  9. Alemanha — 0,942
  10. Holanda — 0,941

Qual é o atual IDH do Brasil?

Conforme o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil ocupa a 87ª posição no ranking global, com um IDH de 0,754, enquanto a média mundial é de 0,732. 

Embora nosso país ainda esteja acima da média, o IDH recente trouxe alguns desafios, com uma queda em relação ao ano de 2020, quando ocupava a 84ª colocação. O principal vilão dessa diminuição foi a saúde. Com a crise da COVID-19, muitos países enfrentaram retrocessos nessa área, e o Brasil não ficou imune a essas dificuldades. 

Mesmo assim, é importante destacar que a saúde é só um dos fatores considerados no IDH, que também leva em conta educação e renda. E, em meio a esse cenário desafiador, o Brasil tem a oportunidade de aprender com as adversidades, implementar melhorias e trabalhar para recuperar e fortalecer seu desenvolvimento humano.

Quais são os maiores IDHs do Brasil?

No Brasil, tanto estados quanto municípios também recebem essa avaliação de forma interna, tomando como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Conheça, a seguir, os estados brasileiros que lideram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme pode ser consultado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

  1. Distrito Federal (IDH 0,824): o Distrito Federal se destaca não apenas por ser a capital do país, mas também por abrigar uma infraestrutura robusta, elevados padrões educacionais e amplo acesso a serviços de saúde;
  1. São Paulo (IDH 0,783): o estado mais populoso do Brasil reflete um cenário de desenvolvimento diversificado, incluindo centros financeiros globais, uma rede educacional extensa e uma importante diversidade cultural;
  1. Santa Catarina (IDH 0,774): esse estado se destaca por suas paisagens deslumbrantes e uma economia diversificada, combinando setores como agronegócio, tecnologia e turismo;
  1. Rio de Janeiro (IDH 0,761): além das icônicas praias e belezas naturais, o Rio de Janeiro possui uma rica herança cultural e investimentos em setores como petróleo e gás, contribuindo para seu desenvolvimento;
  1. Paraná (IDH 0,749): o Paraná se destaca por sua agroindústria forte, infraestrutura de transporte avançada e um sistema educacional reconhecido, consolidando-se como um dos estados mais desenvolvidos do Brasil.

Considere o IDH para escolher seu imóvel

Se você pensa em comprar um apartamento ou uma casa, seja como forma de investimento ou então para viver com sua família, é muito importante considerar diversos fatores, entre os quais o IDH tem muita relevância. Esse fator, além de valorizar o mercado imobiliário de uma região, é algo que ajuda você a fazer uma boa escolha.

Por meio do Índice de Desenvolvimento Humano, você pode avaliar como é a saúde, a educação e a renda de determinada localidade, o que ajuda a tomar uma melhor decisão quanto à compra do seu imóvel.

Agora que você já sabe o conceito, os pilares e os números do IDH, acesse mais conteúdos em nosso blog e descubra as melhores cidades para investir em imóveis.


Post Anterior
Reforma de apartamento: principais dicas e cuidados
Próximo post
Bairro Bela Vista, em São Paulo: saiba por que morar na região