Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O que é um investimento imobiliário? Esclareça suas dúvidas

  • 14 de novembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 11 minutos de leitura
O que é um investimento imobiliário? Esclareça suas dúvidas Riva Incorporadora

O investimento imobiliário é uma das maneiras mais seguras e rentáveis de aumentar seu patrimônio. Confira todas as vantagens neste artigo!

O investimento imobiliário é uma forma segura e rentável de aplicar recursos a fim de aumentar seu patrimônio. Além disso, o mercado de imóveis oferece uma grande diversificação de investimentos e pode até mesmo gerar renda extra.

Confira, neste artigo, o que é mercado imobiliário, quais suas vantagens e como escolher o imóvel ideal para começar a investir agora mesmo!

Qual é o conceito de investimento imobiliário?

O investimento imobiliário é uma aplicação financeira que visa a rentabilidade do dinheiro aplicado, a fim de aumentar o patrimônio do investidor. Nesse tipo de investimento, as aplicações são feitas especificamente no mercado de imóveis, de maneira direta ou indireta.

Os meios de investir no mercado imobiliário de forma direta envolvem a compra de imóveis, seja para a revenda, visando o lucro por meio da valorização do bem, ou para aluguel, com retorno constante e a curto prazo. 

Já os investimentos indiretos no mercado de imóveis são aplicações em ativos financeiros de renda fixa ou variável, por meio de corretoras e da bolsa de valores. 

Na renda fixa, o investidor aplica seu dinheiro como um empréstimo para instituições financeiras investirem em construção ou aquisição de imóveis. Assim, recebe rendimentos por esse empréstimo. As aplicações podem ser feitas em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LGIs (Letras Imobiliárias Garantidas) ou LHs (Letras Hipotecárias).

Na renda variável, os investimentos podem ser feitos diretamente em ações de empresas do setor imobiliário, ou em FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), que são aplicações conjuntas organizadas por uma administradora financeira que investe em diversas aplicações do mercado de imóveis. Neste caso, o investidor adquire cotas do fundo e recebe rendimentos proporcionais a elas.

Quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?

Investir no mercado de imóveis traz várias vantagens ao investidor. Afinal, tanto imóveis residenciais quanto comerciais são demandas constantes que precisam ser atendidas. Conheça, a seguir, todas as vantagens! 

Construção de patrimônio

O principal objetivo de qualquer investimento é o retorno positivo em relação ao valor investido — e cada investidor pode ter diferentes metas, seja para curto, médio ou longo prazo.

Quando falamos em construção de patrimônio, a ideia é poupar e multiplicar seus recursos para garantir estabilidade e tranquilidade no futuro, alcançando um patamar de independência financeira. Para isso, é preciso investir em mercados rentáveis, seguros e estáveis.

Estabilidade 

O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais e estáveis no Brasil e no mundo, suportando-se em meio a crises econômicas e se reerguendo rapidamente mesmo em períodos mais graves. 

Dificilmente um imóvel perde valor, pois a tendência é de valorização. E, quando falamos no investimento direto, por meio da compra do imóvel, a segurança é ainda maior, pois é um bem que não pode ser congelado.

Diversificação

Um bom investidor sabe a importância de variar seus ativos e o mercado imobiliário dispõe de uma grande diversidade de formas de investir.

Como já dissemos, é possível investir tanto de forma direta, com a compra de imóveis para revenda ou aluguel, quanto de forma indireta, por meio de aplicações em corretoras ou bolsa de valores. Isso traz uma gama enorme de possibilidades de variar os investimentos.

Porém, também é possível diversificar os tipos de imóveis em que você investe, aplicando seus recursos em estratégias variadas. Casas, apartamentos, condomínios, salas ou prédios comerciais são algumas opções, cada uma com vantagens e retornos diferentes, atendendo a todos os perfis de investidores.

Possibilidade de valorização do imóvel 

Investir em imóveis, especialmente quando envolve a compra, é apostar na sua valorização. Em geral, a tendência ao comprar um imóvel novo é sempre pagar menos do que o valor recebido em uma venda futura. Além disso, ainda é possível alugar o espaço e ter retornos rápidos.

Mesmo no caso de imóveis usados, quando estão em bom estado e bem localizados, a valorização é certa, o que pode fazer sentido para investidores que preferem não lidar com os trâmites e os processos de uma construção.

Pensando em tudo isso, a valorização pode ser ainda maior quando o investidor está atento aos detalhes do imóvel e às demandas mais recentes. Por exemplo, investir em casas ou apartamentos em condomínios fechados é uma tendência atual, já que oferecem maior segurança e estrutura.

Aluguel como fonte de renda extra

Uma das formas de construir patrimônio é ter fontes de renda passiva, uma remuneração que independe do seu trabalho ou esforço, e o aluguel é uma das formas mais habituais de ter esse tipo de renda extra.

Embora os aluguéis sejam parcelas muito menores do que o valor investido na compra do imóvel, essa renda é constante, superando o investimento a médio ou longo prazo

Além disso, a escolha estratégica do imóvel pode trazer um retorno ainda mais significativo — por exemplo, atualmente, o aluguel de um apartamento studio bem localizado pode ser mais vantajoso do que uma casa em bairros de acesso mais difícil.

Como escolher o imóvel ideal? 

Como você já deve ter percebido, a escolha do imóvel ideal é imprescindível para potencializar os rendimentos ao investir no mercado imobiliário, seja para revenda, aluguel ou mesmo nos investimentos indiretos. Conheça, a seguir, os pontos a se atentar para fazer a melhor escolha.

Defina um orçamento

Um bom investimento, em qualquer segmento, não deve prejudicar o seu orçamento mensal para despesas básicas, como a própria moradia, a alimentação, a saúde e o lazer. Por isso, antes de investir em um imóvel, cada investidor deve avaliar as suas condições financeiras e o orçamento disponível para a compra, de maneira que o retorno faça sentido.

Estabeleça o valor máximo do imóvel em que poderá investir considerando as formas de pagamento, se à vista ou financiado, e as taxas e demais gastos práticos e burocráticos que podem incidir no processo da compra — assim você terá a certeza de que o investimento trará rendimentos que superam os valores investidos.

Saiba o tipo de imóvel que você procura

Também é fundamental saber o tipo de imóvel que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos para fazer o investimento. 

Casas podem ser bastante rentáveis para alugar, mas demandam maiores gastos com manutenção, enquanto apartamentos estão menos expostos e você conta com o apoio do condomínio para ter menos preocupações no dia a dia.

O tamanho do imóvel também influencia os rendimentos, mas nem sempre os maiores imóveis rendem mais. Um apartamento pequeno pode ter um aluguel próximo do de um imóvel com 2 ou 3 quartos e isso precisa ser avaliado levando em conta que o valor de compra, sim, pode ter uma diferença maior.

Pesquise a melhor localização

Uma boa localização pode mudar consideravelmente os rendimentos do seu imóvel. A dica aqui é conhecer bem as demandas atuais da cidade em que você pretende investir. Dependendo do local, as pessoas podem estar buscando se afastar dos grandes centros, mas, em outros, a centralidade é mais valorizada.

Além disso, bairros que contam com uma rede de serviços e comércios por perto saem na frente. Por isso, avalie se existem pontos de transporte, bancos, farmácias, mercados, feiras, hospitais e áreas de lazer de fácil acesso ao imóvel, pois isso pode aumentar o aluguel ou o valor de venda.

Priorize condomínios com área de lazer completo

Cada vez mais as áreas de lazer têm sido valorizadas por quem compra ou aluga imóveis, seja em apartamentos residenciais ou salas comerciais. Portanto, se puder investir em condomínios que disponham de academia, lavanderia, pontos de conveniência, áreas de coworking, piscinas e quadras, não pense duas vezes, pois cada um deles agrega valor ao seu investimento.

Escolha uma incorporadora de confiança

Ao investir na compra de imóveis, escolher uma incorporadora de confiança é fundamental para evitar transtornos e ter todo o apoio necessário para lidar com a papelada e demais processos.

Por isso, pesquise a idoneidade e a tradição da incorporadora responsável pelo imóvel que está pensando em adquirir. Assim, além de não ter dores de cabeça, você garante que o investimento será muito mais rentável, sem perdas ao longo do caminho.

Invista em imóveis e garanta rentabilidade com segurança

Os investimentos são opções excelentes para aumentar o seu patrimônio de maneira segura e estável, com possibilidade de diversificação e rendimentos garantidos. 

Ao investir em imóveis para revenda ou aluguel, é fundamental escolher o imóvel ideal de acordo com o seu orçamento e objetivos, analisando o tipo, a localização e os elementos que agregam valor ao imóvel, além de escolher uma incorporadora confiável.

A Riva Incorporadora trabalha constantemente para apoiar a conquista de milhares de pessoas. Conheça os nossos imóveis e invista com segurança e rentabilidade!


Post Anterior
Construtora e incorporadora: quais são as diferenças?
Próximo post
Conheça os principais tipos de moradia urbana no Brasil