Como limpar rejunte? Veja 4 dicas infalíveis

  • 18 de abril de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como limpar rejunte? Veja 4 dicas infalíveis Riva Incorporadora

Limpar rejuntes de azulejos e cerâmicas é mais simples do que parece e, com as dicas certas, não precisa ser um sacrifício.

Quem não gosta da sensação de limpeza na cozinha e no banheiro, com os azulejos, cerâmicas ou porcelanatos impecáveis, como se fossem novos? Muitas vezes, precisamos lidar com rejuntes encardidos e embolorados, apesar de todo o esforço para deixá-los limpos.

Felizmente, há solução para esse dilema. Neste post, separamos 4 dicas simples e caseiras para você saber como limpar rejunte de banheiro, de cozinha e outros espaços para manter a sua casa sempre com aspecto de nova e sem muito esforço. Que tal conferir?

Por que é importante manter o rejunte limpo?

Saber como limpar o rejunte, além de deixar o seu banheiro, a cozinha e outros espaços da casa limpos e cheirosos, é fundamental para impedir o acúmulo de germes e fungos. Afinal, isso contribui com a higiene e com a saúde dos moradores.

No entanto, a maioria das pessoas já sabe, por experiência própria, que essa tarefa nem sempre é simples, principalmente, quando os rejuntes são claros. Sendo assim, eles podem manchar facilmente e causar aquela desagradável sensação de sujeira, embora, não esteja sujo, mas sim, manchado.

Quais são os tipos de sujeira no rejunte?

Você sabe quais são as substâncias que acumulam nos rejuntes com mais frequência? É o que veremos, agora!

Gordura

Na cozinha, é mais comum acumular gordura de alimentos fritos nos rejuntes de azulejos, porcelanatos e cerâmicas, o que acaba facilitando a aderência de poeira, tornando o problema ainda pior. Nos banheiros, a gordura corporal (da pele) misturada aos produtos de higiene são a causa principal de sujeiras em rejuntes.

Mofo

O mofo e o fungo também constituem um tipo de sujeira orgânica que resulta da concentração de organismos vivos nos rejuntes.

Esse tipo de sujeira é típico de encardimento e é o mais comum, já que entra na casa pelo vento e acumula com o passar do tempo.

Como fazer a limpeza de rejunte?

Agora, com a ajuda de ingredientes constantemente presentes na maioria das casas brasileiras, você aprenderá como clarear rejunte de piso, de parede e de outros locais, sem precisar esfregar em excesso e, finalmente, ver resultado. Confira, a seguir!

1. Vinagre de álcool

Sem precisar de muita água nem excesso de sabão, você pode deixar os rejuntes branquinhos e novos. O vinagre de álcool é bastante eficiente para fazer esse trabalho, entretanto, tenha cautela, uma vez que esse tipo de ingrediente é muito potente e pode manchar porcelanatos. Por isso, não deixe o produto agir por muito tempo.

Aplique diretamente nos rejuntes e deixe agir por, no máximo, 15 minutos. Na sequência, use detergente e água para enxaguar e se, preferir caprichar mais, use uma escova de dentes. Se o cheiro do vinagre persistir, você pode usar um limpador multiuso no local para retirar o odor.

2. Bicarbonato de sódio e limão

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado na faxina e, junto ao vinagre, forma uma boa opção de mistura caseira. Para garantir uma limpeza completa, vale usar um pouco de desengordurante. Mas, para manter apenas ingredientes caseiros, use duas partes de água, uma de bicarbonato e acrescente algumas gotas de limão para potencializar a receita.

Em seguida, espalhe a mistura nos rejuntes sujos, deixando agir por aproximadamente 10 minutos. Depois disso, esfregue com uma escovinha (pode ser de dentes), finalize com água para enxaguar e um pano seco para secar.

3. Água oxigenada e bicarbonato de sódio

É uma receita muito parecida com a anterior, mas com água oxigenada, no lugar do limão. Então, você pode juntar uma parte de bicarbonato de sódio com duas de água oxigenada, volume 10.

Em seguida, espalhe a pasta nos rejuntes e deixe agindo por 5 minutos, apenas. Passado esse tempo, esfregue com uma escova de dentes, retire o excesso com pano úmido e finalize com um pano seco. A água oxigenada ajuda a clarear ainda mais.

4. Água sanitária

Para essa receita, você vai precisar de 25 ml de água sanitária diluída em 1 litro de água. Na sequência, passe a mistura nos rejuntes, com um borrifador, enquanto esfrega com uma escova pequena para retirar toda a sujeira.

Se preferir, pode acrescentar algumas gotas de detergente. Depois de terminar essa parte da limpeza, retire todo o excesso do produto com um pano úmido.

É importante destacar que essa receita deve ser seguida à risca. A tentativa de usar produtos diferentes pode apenas clarear, sem realmente eliminar a sujeira impregnada. Portanto, qualquer solução mais agressiva que a água sanitária tende a manchar o piso e não eliminar a sujeira.

Como manter o rejunte limpo?

Para manter os rejuntes sempre limpos, há alguns aspectos a se considerar no processo de higienização, que apresentamos aqui. Acompanhe!

Use os produtos adequados a cada tipo de sujeira

É muito comum a ideia de que limpar rejuntes de piso e paredes de azulejo é demorado e trabalhoso, mas isso não é verdade, se você souber adequar cada produto ao tipo de sujeira que está tentando remover. Ao fazer a escolha certa, nenhum sacrifício será necessário e a sujeira sairá facilmente.

No entanto, evite os produtos abrasivos, como acetona, soda cáustica e limpa pedras. Eles podem danificar alguns tipos de piso, como o porcelanato, de forma irreversível.

Conte com a ajuda de materiais de limpeza

Usar os produtos certos para ajudar a remover sujeira dos rejuntes é essencial. Porém, é sempre recomendável que se use os itens adequados para ajudar a otimizar o trabalho de forma a não danificar os revestimentos de banheiro, cozinha e outros locais.

Por isso, deixe de lado as escovas de cerdas duras e as palhas de aço. Elas podem provocar esfarelamento dos rejuntes e riscar a superfície dos pisos e das paredes revestidas com azulejos ou porcelanatos.

As vassouras também devem ser evitadas, até porque não alcançam os vãos menores. Assim sendo, prefira escovas pequenas e panos que atinjam o rejunte diretamente e contribuam com a retirada da sujeira sem muito esforço.

Organize a rotina de limpeza para não acumular sujeira

Embora as técnicas de limpeza, os materiais e os produtos sejam muito eficientes, nada é melhor do que criar o hábito de prevenção. Por isso, toda vez que você perceber pequenas manchas, respingos ou outros sinais de sujeira, procure limpá-los rapidamente. Uma ação simples e pontual evita que as manchas aumentem e se alastrem.

Da mesma forma, higienize os locais que apresentam uma concentração maior de gorduras, periodicamente, como na cozinha, onde os alimentos são preparados diariamente com uso de óleo. Nos banheiros, por exemplo, o ideal é fazer uma faxina pesada a cada 15 dias, dando mais atenção à área do box, onde a gordura fica mais concentrada.

Agora, você já tem algumas dicas de como limpar rejuntes de piso e outras áreas que levam azulejos e outros revestimentos similares. Ao aplicar uma rotina disciplinada, com os produtos e materiais corretos, a sua casa ficará sempre higienizada. Dessa maneira, você contribuirá com a qualidade e a durabilidade dos revestimentos.

Dicas de limpeza nunca são demais, não é mesmo? Saiba um pouco mais sobre como limpar janelas de vidro de apartamentos!


Post Anterior
Como funciona a compra conjunta de imóvel?
Próximo post
O que são móveis funcionais? Conheça as vantagens!

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.