Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Rooftop: o que é, tipos e principais vantagens desse espaço

  • 22 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Rooftop: o que é, tipos e principais vantagens desse espaço Riva Incorporadora

O rooftop oferece conforto, lazer, privacidade e contato com a natureza em um espaço exclusivo para os moradores do condomínio.

Os prédios com rooftop têm se popularizado, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas. E as incorporadoras imobiliárias, com o intuito de oferecer aos moradores serviços de lazer e comodidades dentro do próprio condomínio, estão incluindo mais esse espaço entre as áreas comuns do edifício. 

Assim, os moradores podem aproveitar os momentos de descanso e até mesmo de confraternização com os vizinhos, amigos e familiares com segurança, conforto e, ainda, uma vista panorâmica da cidade.

Entenda o que é rooftop, como esse ambiente pode ser aproveitado da melhor maneira e as vantagens de viver em um lugar com esse espaço de convivência.

O que é um rooftop?

Os rooftops são cada vez mais comuns em edifícios residenciais. O termo vem do inglês “telhado” e consiste em um ambiente do prédio projetado para que os moradores desfrutem de mais uma área comum no edifício.

Esses espaços surgiram em meados dos anos 1980, nas grandes cidades norte-americanas, com o propósito de aproveitar o topo dos edifícios para oferecer uma área de lazer comum com uma vista espetacular da cidade. 

É bem provável que você já tenha visto em filmes alguma cena com personagens em uma área aberta no topo do prédio, com plantas, flores e mesas com cadeiras, tomando um café ou simplesmente curtindo a paisagem incrível que esses espaços proporcionam.

Dessa maneira, na busca por entregar mais opções de lazer e descanso para os moradores, as incorporadoras têm aproveitado a cobertura dos prédios para incluir ambientes de convivência, como um rooftop gourmet, área de descanso, academia e até mesmo piscina.

Sem contar que eles são planejados com um toque de requinte e sofisticação. Assim, apresentam iluminação intimista, móveis elegantes e resistentes. Além disso, proporcionam conexão com a natureza por meio de hortas verticais, paredes verdes e um espaço ao ar livre que possibilita ouvir o canto dos pássaros e apreciar a paisagem, mesmo em meio à rotina intensa das grandes cidades.

Tudo isso melhora a qualidade de vida dos moradores e ainda valoriza o imóvel, ideal para quem pretende investir no mercado imobiliário.

Qual é a diferença entre terraço e rooftop?

O terraço é o espaço que fica na área mais alta do prédio. Na maioria das vezes, não tem cobertura e não é uma área frequentada pelos moradores. Em muitos casos, o terraço acomoda as antenas de TV e internet e as caixas d’água dos moradores. Mas, às vezes, pode ter um projeto de jardinagem, com hortas, flores e outras plantas. 

Já a proposta do rooftop, cada vez mais popular nos condomínios, engloba um espaço de convivência para os moradores que recebem, além de projetos paisagísticos, um ambiente com iluminação aconchegante, mesas, cadeiras e sofás. Em alguns projetos, ele pode acomodar um espaço gourmet com churrasqueira e até uma piscina com borda infinita.

Quais as vantagens de morar em um condomínio com rooftop?

São muitas as vantagens de viver em um condomínio com rooftop — principalmente para quem pretende morar na capital. Nas grandes cidades, os espaços de lazer e convivência, como parques e outros ambientes públicos, são cada vez mais disputados, principalmente no verão e férias escolares. 

Dessa forma, morar em um condomínio que oferece um espaço como esse exclusivo aos moradores é poder desfrutar de momentos de descontração e descanso com a família e os amigos.

Rooftop do Do It Perdizes, empreendimento da Riva Incorporadora em São Paulo - SP
Rooftop do Do It Perdizes, empreendimento da Riva Incorporadora em São Paulo – SP

Os empreendimentos imobiliários estão inovando a cada dia, oferecendo mais opções de lazer aos moradores, que podem desfrutar de um espaço aconchegante, exclusivo e seguro — seja só, com outros moradores do prédio ou até mesmo com a família e com os amigos. 

Assim, ter um espaço intimista, confortável e atrativo sem ter que deixar as dependências do condomínio é uma grande vantagem para os moradores, que cada vez mais buscam conforto e segurança em seus momentos de lazer.

Lazer e tranquilidade ao ar livre

E por falar em lazer, esse tipo de terraço moderno é projetado para oferecer uma sensação de liberdade e contato com a natureza em meio ao agito das capitais e das grandes cidades. Assim, são compostos por áreas verdes com plantas, flores e até mini hortas — o que também é um excelente recurso para refrescar o ambiente no verão, melhorando o conforto térmico e acústico. 

É a oportunidade de os moradores cultivarem hortaliças, verduras e até frutas, se aproximando ainda mais da natureza e desenvolvendo um novo hobby entre vizinhos.

Como são espaços abertos, os rooftops são mobiliados com itens resistentes a condições adversas, ou seja, aqueles móveis usados em casas de campo ou de praia, que trazem também aquela atmosfera de férias, lazer e descanso dentro do condomínio.

Vista panorâmica da cidade

Quem não quer desfrutar de uma vista panorâmica da cidade, não é? Em apartamentos com rooftop, até mesmo quem mora em um apartamento garden ou nos primeiros andares do prédio terá acesso à vista do bairro. 

Assim, poderão, por exemplo, curtir, eventualmente (e por que não diariamente?), um pôr do sol incrível para encerrar um dia de trabalho ou de descanso com muito estilo.

Rooftop do Do It Perdizes, empreendimento da Riva Incorporadora em São Paulo - SP
Rooftop do Do It Perdizes, empreendimento da Riva Incorporadora em São Paulo – SP

Rooftop: mais uma opção de lazer e conforto aos moradores!

As pessoas têm buscado tipos de moradia com opções de lazer e outras comodidades, para que tenham acesso a vários serviços a poucos metros de casa. Ele surge como um ótimo ambiente para fugir da rotina corrida do dia a dia e descontrair com os vizinhos ou, simplesmente, contemplar a vista panorâmica sem sair do condomínio.

Se você gostou da ideia de morar em um lugar seguro, confortável e com opções de lazer para toda a família, entre elas o rooftop, continue no blog da Riva Incorporadora e confira também as vantagens de morar em um condomínio fechado!


Post Anterior
Apartamento decorado: dicas para montar o seu novo lar
Próximo post
Decoração clean na sala: vantagens, dicas e inspirações para você