Controle financeiro: dicas para organizar seu orçamento de forma fácil
- 21 de maio de 2024
- Equipe Riva
- 7 minutos de leitura
O controle financeiro pode ser a chave para uma vida tranquila e próspera. Isso porque proporciona melhor planejamento de gastos e, assim, você poderá alcançar seus objetivos de curto e longo prazo, seja quitar dívidas, viajar, conquistar um imóvel ou realizar investimentos.
Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para dar o primeiro passo em direção ao controle financeiro, garantindo domínio sobre suas finanças. Continue com a gente para ficar por dentro das dicas de como organizar seu orçamento.
O que é controle financeiro?
O controle financeiro é um conjunto de práticas que visam organizar e gerenciar os valores em dinheiro de forma eficiente. Isso significa ter uma visão clara de seus rendimentos, gastos, dívidas e investimentos, além de definir metas e objetivos para o futuro.
Pessoas que não sabem ao certo quanto ganham ou quanto gastam mensalmente, podem ter no controle financeiro um importante aliado para:
Ter mais segurança financeira: um bom controle financeiro te dá a segurança de saber que você está no controle de suas finanças e que pode enfrentar imprevistos com tranquilidade.
Realizar sonhos: ao administrar suas finanças com sabedoria, você poderá realizar seus sonhos, como comprar uma casa, viajar pelo mundo ou se aposentar com mais conforto.
Evitar dívidas: com o registro de todo o gasto e recebimento mensal, fica mais fácil entender precisamente sua renda, analisando o padrão e frequência com que seu dinheiro sai da conta e o que pode ser poupado para o fim do mês, dessa forma, evitando surpresas desagradáveis com dívidas já que você saberá exatamente como funciona sua rotina financeira.
Passo a passo de como fazer um controle financeiro de forma fácil
O controle financeiro mantém suas finanças em ordem. Ao estabelecer um orçamento realista, acompanhar seus gastos, reduzir despesas desnecessárias, criar um fundo de emergência, pagar dívidas rapidamente e realizar investimentos, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Mas, antes de tudo isso, é preciso se organizar. Confira a seguir o passo a passo de como fazer um controle financeiro de forma fácil.
1. Liste as despesas fixas e as variáveis
Despesas fixas são aquelas que devem ser pagas mensalmente, em que o valor não muda, como internet, mensalidade da academia, assinatura de streaming, entre outras.
Já as despesas variáveis podem ou não ser pagas todo mês, mas o valor se altera, como conta de água e de luz, gastos com alimentação e transporte, entre outros.
Com essa visão completa de gastos, você identifica oportunidades para fazer cortes e ajustar seu orçamento, te aproximando cada vez mais dos seus objetivos financeiros.
2. Liste os ganhos com investimentos
Além de listar as despesas, é preciso ter na ponta do lápis os ganhos que você obtém por meio de investimentos. Esse acompanhamento permite compreender padrões de mercado para ser cada vez mais assertivo(a) na hora de investir.
3. Crie uma meta mensal
Ao conhecer as suas despesas e ganhos, é possível melhorar o controle financeiro ao estabelecer um orçamento a ser gasto no mês.
Calcule a renda familiar, verifique o que cada membro gasta para determinar o valor que precisa ser poupado para alcançar objetivos em comum, como uma viagem, a compra de um carro ou a compra de um imóvel, por exemplo.
4. Faça um corte de gastos
Analise seus gastos e identifique em que você pode economizar. Isso pode incluir cortar assinaturas não utilizadas, limitar refeições fora de casa, entre outras ações.
Cada pequena economia contribui significativamente para melhorar seu controle financeiro. Investir o valor economizado é uma excelente opção também para realizar seus objetivos futuros.
5. Crie um fundo de emergência
Um fundo de emergência é uma rede de segurança vital para enfrentar custos inesperados, como reparos de carro ou despesas médicas. Tente economizar pelo menos três a seis meses de gastos em um fundo de emergência para proteger suas finanças contra imprevistos.
6. Utilize aplicativos e planilhas de controle financeiro
Diversos aplicativos e/ou planilhas podem te ajudar a registrar seus gastos, criar orçamentos e acompanhar seu progresso.
Vale a pena pesquisar e ver qual atende suas necessidades. Seguem alguns exemplos de apps:
- Mobilis: você pode categorizar suas despesas e receitas, tem acesso a relatórios personalizados e define suas metas.
- Minhas economias: app de gestão financeira gratuito em que você separa seus gastos por categorias e planeja orçamentos. Além disso, o aplicativo também envia lembretes de pagamento de contas e fornece notícias sobre finanças.
- Meu dinheiro: além de realizar o controle financeiro pessoal, com esse app você também pode gerenciar o fluxo de caixa da empresa, caso seja empreendedor(a). O aplicativo também tem um módulo de investimentos para a gestão da rentabilidade dos principais ativos do mercado.
Como ter controle financeiro para comprar um imóvel
O caminho para comprar um imóvel exige disciplina e planejamento. Com o controle financeiro como seu guia, você estará no comando do seu futuro e cada passo te aproximará da conquista de um novo lar.
Saiba que aqui na Riva Incorporadora você tem à sua disposição uma excelente opção de investimento imobiliário, com empreendimentos em localizações privilegiadas, entregues com áreas de lazer totalmente equipadas e tudo isso por um preço que cabe no seu bolso.
Oferecemos apartamentos de qualidade com a experiência de quem é nossa inspiração: a Direcional, empresa com mais de 40 anos de atuação, referência em construção civil no Brasil, com mais de 200 mil imóveis entregues.
A Riva herdou esse legado de caminhos abertos. Acreditamos que viver bem não deve ser um sonho distante, pelo contrário, precisa estar ao alcance de todas as pessoas. Conheça nossas opções de imóveis ou fale com a gente pelo WhatsApp.