Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Drywall: o que é, para que serve e onde pode ser usado?

  • 27 de fevereiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Drywall: o que é, para que serve e onde pode ser usado? Riva Incorporadora

O drywall é uma solução prática e econômica para otimizar o layout do seu apartamento sem a sujeira e o entulho característicos de grandes obras.

Muito utilizado em outros países, o drywall está se popularizando no Brasil por ser uma solução prática, econômica e sustentável para apartamentos e casas — por exemplo, para projetos de iluminação, para favorecer o conforto termoacústico e até mesmo para dividir ambientes, sem a necessidade de grandes obras e sujeira. 

Nós, da Riva Incorporadora, preparamos este post para você entender o que é drywall e como essa pode ser uma excelente solução para o projeto de decoração do seu apartamento. Confira!

O que é drywall e para que serve?

Drywall é um tipo de material de construção usado para criar paredes internas e tetos. Também conhecido como gesso cartonado ou gesso acartonado, consiste em placas de gesso revestidas por papel cartão em ambos os lados. 

Por ser mais rápido e limpo de instalar do que as paredes de alvenaria tradicionais, o drywall é popular, principalmente para otimizar um apartamento decorado, devido à sua facilidade de instalação e versatilidade. Ele pode ser utilizado para:

  • Dividir espaços;
  • Criar tetos falsos;
  • Revestir paredes;
  • Entre outras aplicações na construção civil. 

O que é mais barato: parede de drywall ou alvenaria?

Uma das grandes vantagens da instalação das chapas de drywall é que ela é muito mais econômica que a construção de paredes de alvenaria. Isso porque sua instalação requer o uso de insumos mais baratos, dispensando a utilização de materiais para construção como argamassa, cimento e concreto, que também elimina toda a sujeira e entulho gerados pelos projetos de alvenaria.

Além disso, o drywall é melhor quantificado, ou seja, é mais fácil definir quantas placas serão utilizadas para determinado projeto, o que reduz drasticamente o desperdício. Além disso, o tempo de conclusão de uma obra com drywall é muito mais rápido.

Qual é a diferença entre o gesso e o drywall?

O gesso costuma ser comercializado em placas quadradas, de 60 cm x 60 cm, enquanto o drywall está disponível em placas maiores, normalmente de 120 cm x 180 cm ou 120 cm x 240 cm. Assim, o drywall proporciona mais economia e melhor aproveitamento do material.

Outra diferença é na geração de resíduos. O drywall produz menos sujeira e entulho, tanto na instalação quanto em eventuais reparos. Além disso, tem uma aplicação mais versátil na construção civil, podendo ser utilizado até mesmo como parede entre ambientes, enquanto o gesso tem uso limitado ao revestimento de tetos.

Onde o drywall pode ser usado?

Por ser um material multifuncional, é importante destacar que como suas placas tem a espessura menor, comparado à paredes de alvenaria, sua aplicação otimiza o espaço e é uma excelente opção para ambientes compactos. Confira algumas maneiras de utilizar o drywall para dar um upgrade no seu apartamento!

Drywall no teto

O drywall pode ser utilizado como forro diretamente no teto ou como sanca para o sistema de iluminação, escondendo fios e embutindo lâmpadas (favorecendo, por exemplo, uma decoração clean na sala). E o melhor, sem aquela sujeira comum na instalação de estruturas de gesso convencionais. 

Drywall como divisória

Excelente aliado para dividir ambientes, com o drywall é possível criar novos cômodos no apartamento sem projetos de alvenaria, com muito mais praticidade. Outro aspecto  interessante é que sua estrutura favorece a passagem de fios e dutos hidráulicos, deixando-os ocultos.

Paredes de drywall

Também é possível utilizar o drywall como uma espécie de revestimento para melhorar o conforto térmico e acústico do seu apartamento, já que as chapas são preenchidas com lã mineral. A eficiência desse isolamento pode ser otimizada incluindo materiais fibrosos entre as chapas, como lã de rocha ou lã de vidro.

Acabamento do drywall

Quanto à aparência do drywall no ambiente, é possível usar pinturas, texturas e outros formatos criativos, atendendo a diferentes estilos de decoração, deixando o espaço do jeito que você preferir. 

Também dá para aplicar revestimentos e acabamentos, mas é importante lembrar que o assentamento de cerâmicas, pastilhas e laminados deve ser feito com uma massa específica para a aderência adequada do produto.

Por falar em acabamento e decoração, no vídeo abaixo, você pode conferir dicas para instalar armários em paredes de drywall com segurança no seu apartamento:

Drywall e a sustentabilidade

A obra com drywall é mais limpa, já que gera menos entulho, além de resíduos 100% recicláveis. O material é considerado uma opção mais sustentável pelas seguintes razões:

  • O isolamento térmico, que favorece a economia de energia para resfriamento ou aquecimento do ambiente;
  • A durabilidade das estruturas feitas com drywall, que pode chegar a mais de três décadas se os devidos cuidados forem seguidos;
  • A matéria-prima das placas de drywall, que consiste em materiais reciclados como gesso de construções antigas e resíduos de processos industriais, reduzindo desperdício;
  • A facilidade de reciclagem do drywall, que reduz a quantidade de resíduos encaminhados para aterros;
  • A produção das lâminas de drywall, que emite menos carbono que a produção de tijolos e concreto.

Como escolher as placas drywall para a minha obra?

Há diferentes placas drywall para finalidades específicas. Por isso, é importante entender o seu projeto para adquirir as chapas adequadas.

A chapa drywall branca (ST) é padrão, a mais utilizada em paredes e teto de apartamentos, casas e escritórios para divisão de espaços ou isolamento termoacústico — ideal, por exemplo, para refrescar o ambiente no verão e mantê-lo com uma temperatura confortável no inverno. 

Já a placa drywall rosa (RF) é resistente ao fogo e ao calor (por conter fibra de vidro), e é muito utilizada em áreas expostas a altas temperaturas, como bancadas de cozinha que recebem fornos e cooktop.

E a chapa de drywall verde (RU) é resistente à umidade e contém componentes fungicidas que protegem a superfície contra respingos — por isso, é ideal para banheiros, lavanderias e cozinhas. 

É importante lembrar que as placas de drywall, mesmo as verdes, não são à prova d’água, assim, não podem ser utilizadas em áreas externas.

Drywall em apartamento: otimize ambientes com economia e praticidade

O drywall é uma opção prática, econômica e sustentável para otimizar o layout do seu espaço, favorecendo, inclusive, vários tipos de decoração, como a estilo industrial, sem a necessidade de grandes obras, e o melhor, sem poeira e entulho, com materiais reciclados, ajudando o meio ambiente.

Se você pretende fazer mudanças no seu imóvel e precisa de mais orientações, não deixe de conferir as dicas da Riva Incorporadora para o sucesso da sua reforma de apartamento!


Post Anterior
Como usar divisória de ambiente no apartamento? Confira! 
Próximo post
São Cristóvão (RJ): você vai se apaixonar por esse bairro!