Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como usar divisória de ambiente no apartamento? Confira! 

  • 22 de fevereiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como usar divisória de ambiente no apartamento? Confira!  Riva Incorporadora

Já instalou uma divisória de ambiente antes? Conheça as vantagens de usá-la no apartamento e as possibilidades de aplicação!

Muitas vezes, ter um cômodo com divisões é uma escolha interessante, principalmente para quem deseja personalizar o espaço de acordo com as suas preferências. Para isso, a divisória de ambiente pode fazer toda a diferença na composição e na decoração do seu apartamento.

Mas, afinal, como aproveitar as divisórias de ambiente da melhor maneira? Neste artigo, saiba como usar esse acessório no seu lar e criar um local estiloso, personalizado e prático!

Como utilizar divisória de ambiente no apartamento?

Uma divisória de ambiente é um acessório ou um objeto que pode ser aberto para dividir um cômodo em 2 ou mais partes. Desse modo, ocupa uma função semelhante a de uma 

parede, embora seja muito mais flexível, prática, portátil e fácil de ser instalada.

Ela serve, por exemplo, para separar o escritório ou home office da sala, criando uma nova ambientação para o espaço. Com isso, é mais fácil para se concentrar e não se entreter com as demais distrações do local.

Não para por aí! A divisória de ambientes pode ser utilizada nos mais variados cômodos, como quarto, sala, cozinha, banheiro, etc. O importante é definir o objetivo da separação de espaços para escolher o melhor material e o melhor modelo, seguindo o estilo de decoração que você planejou.

Além disso, para utilizar divisórias de ambiente no apartamento da melhor maneira, é necessário calcular as medidas do ambiente. Desse modo, fica mais fácil planejar como será a disposição dos móveis no cômodo e qual o tamanho do objeto que vai dividir o local.

O importante é saber que você pode criar novos cômodos sem precisar fazer uma reforma de apartamento. Com objetos e móveis fáceis de transportar, é possível dividir os ambientes e construir um novo espaço da forma que você desejar. 

Qual o melhor lugar para usar a divisória de ambiente?

Na realidade, o melhor lugar para usar a divisória de ambiente é o cômodo que precisa de privacidade ou de um cantinho mais isolado. Sendo assim, você pode usar o objeto na sala, no quarto e onde preferir.

Geralmente, no dormitório do casal, a divisória de ambiente é colocada com o objetivo de criar um trocador de roupas ou um closet. Outra função é separar o banheiro de uma suíte, deixando os ambientes mais privativos e delimitados.

Outro exemplo clássico de uso de uma na hora de separar a lavanderia da cozinha ao morar em apartamento. Além de ajudar na decoração, essa ideia é bastante funcional. Afinal, é excelente para evitar que o cheiro das receitas preparadas vão para as roupas no varal e vice-versa. 

Já na sala, ela pode ser utilizada das mais variadas maneiras. Por exemplo, é possível criar um espaço para refeições, ao posicionar o objeto atrás de uma mesa de jantar. Desse modo, você pode ter a sala de estar separada.

A estante como divisória de ambiente também é uma opção para fazer um escritório no apartamento. Para quem trabalha em home office ou gosta de estudar em casa, ter esse espaço faz toda a diferença para a concentração e a produtividade. 

Sala de Estar Decorado Influence Ipiranga Riva Incorporadora
Apartamento decorado no Influence Patriotas, empreendimento da Riva no bairro Ipiranga, em São Paulo, SP. 

O que pode ser usado como divisória de ambiente?

Você vai gostar de saber também que diversos materiais podem ser utilizados como divisória de ambiente. O que não faltam são opções de móveis e objetos que ajudam a separar um cômodo e construir um espaço novo no apartamento.

Os cobogós e os painéis ripados são os mais lembrados. No entanto, eles não são os únicos. Uma cortina também pode ser utilizada para separar um cômodo, principalmente em lugares maiores, transformando a iluminação do local.

Já para quem tem um apartamento pequeno, as mobílias e as bancadas são os objetos mais interessantes para dividir um ambiente. Isso porque têm mais opções de uso e se tornam móveis funcionais. 

Você também pode fazer instalações mais complexas, como é o caso de uma parede drywall, que é um material feito de gesso, ou uma divisória de vidro. Nesse caso, é preciso investir em mão de obra para garantir que a construção aconteça com uma boa finalização e técnica.

Para quem gosta de investir em criatividade, o uso de uma parede de plantas pendentes como divisória é uma excelente ideia. Os vegetais criam um ambiente mais rústico e fresco, sendo ótimo para áreas externas e varandas.

Vale a pena destacar que a divisória de ambiente de madeira e de MDF são usadas com frequência. Isso porque esses materiais se adaptam facilmente a diferentes estilos de decoração. Desse modo, é possível manter o apartamento decorado e funcional.

Apartamento decorado no Holistic Residence, empreendimento da Riva na Barra Funda, em São Paulo, SP.  
Apartamento decorado no Holistic Residence, empreendimento da Riva na Barra Funda, em São Paulo, SP.  

Qual é o melhor tipo de divisória de ambiente?

O melhor tipo é aquele que combina com o seu apartamento. Sendo assim, vale a pena planejar o que você deseja para o cômodo e observar a decoração local. Dessa forma, fica muito mais fácil escolher modelos, materiais e cores.

O importante mesmo é saber que desde os modelos mais caros ou mais baratos podem ser utilizados para dar um novo ar para os cômodos do seu apartamento. Essa ideia é sinônimo de otimização de espaço com estilo e tem de tudo para trazer mais praticidade e conforto para o seu lar.

Gostou da ideia de usar uma divisória de ambiente para imóveis pequenos? Conheça também as vantagens e dicas para montar um cantinho do café no seu apartamento!


Post Anterior
Como deixar a casa cheirosa? 5 dicas simples e criativas!
Próximo post
Drywall: o que é, para que serve e onde pode ser usado?