Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Salão de festas em condomínio: dicas para aproveitar ao máximo!

  • 2 de abril de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Salão de festas em condomínio: dicas para aproveitar ao máximo! Riva Incorporadora

O salão de festas é um dos espaços mais valorizados da área de lazer nos condomínios. Conheça todas as vantagens, regras e dicas de uso!

O salão de festas é excelente para confraternizar com a família, os amigos, ou mesmo com outros moradores do condomínio, compartilhando um ambiente seguro e privativo com tranquilidade. Por isso, os empreendimentos que contam com esse espaço na área de lazer tem sido cada vez mais valorizados por quem busca um lar com mais qualidade de vida.

Para conhecer todas as vantagens do salão de festas em condomínio, como funcionam as regras de uso e ainda ter algumas dicas para aproveitar esse espaço ao máximo, continue nesta leitura conosco!

Quais as vantagens do salão de festa em condomínio?

Morar em um condomínio com área de lazer que ofereça um espaço para comemorações é muito vantajoso. Confira, a seguir, os benefícios do salão de festas!

Estrutura

Ter um espaço preparado para eventos, ainda que seja um salão de festas simples, te oferece mais estrutura e tranquilidade do que uma festa no apartamento, por exemplo. Os salões de festa costumam ter, além de um espaço mais amplo para receber os convidados, com banheiros, copa e cozinha para facilitar a organização do evento.

Normalmente, esses ambientes são equipados com eletrodomésticos básicos, e alguns salões têm espaço gourmet e churrasqueira, para quem gosta de reunir família e amigos. Além disso, o salão costuma ter tomadas para equipamentos de som ou projeção e estrutura elétrica mais robusta até para criar uma pista de dança com luzes ou outros ambientes que exijam mais equipamentos. 

Festas Patio Central Direcional
Salão de festas do Pátio Central Matiz, empreendimento da Riva em São Paulo (SP).

Economia

Fazer o seu evento no salão de festas pode te gerar uma ótima economia, sabia? Ainda que em alguns condomínios a reserva do espaço seja paga, além de contar com taxas de limpeza, os valores costumam ser muito mais acessíveis do que alugar um espaço de eventos ou um buffet infantil, por exemplo.

Você tem mais autonomia para fazer escolhas mais baratas em uma festa no salão do condomínio, porque pode escolher contratar uma equipe que faça a comida, ou pode você mesmo preparar tudo. Também pode criar sua própria decoração, montar sua playlist de músicas e economizar muito sem ter que pagar um pacote de eventos em um local que cobra o espaço. 

Privacidade

Quem nunca esteve em aniversários e comemorações em restaurantes ou bares e mal conseguiu conversar com os convidados, não é mesmo? No salão de festas do seu próprio condomínio você não tem que passar por isso.

Se a ideia é passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama, com tranquilidade, privacidade e diversão, nada como ter um espaço que será reservado apenas para a sua festa. No salão de festas você não precisa dividir o espaço com outras comemorações e pessoas desconhecidas, o que aproxima os convidados e cria um ambiente descontraído.

8 Salão de festas Sky Raja Riva
Salão de festas do Sky Raja Residence, empreendimento da Riva em Belo Horizonte (MG). 

Segurança

Uma das maiores vantagens de morar em um condomínio fechado é ter maior segurança, já que todos os espaços só podem ser acessados por pessoas devidamente autorizadas. E isso acaba sendo uma grande vantagem na hora de usar o salão de festas.

Em geral, é preciso entregar na portaria uma lista de convidados que poderão entrar na festa, evitando que penetras indesejados apareçam. Além disso, você não precisa se preocupar com brigas ou confusões que são comuns em espaços públicos, podendo curtir o seu evento com muito mais tranquilidade.

Como funciona o salão de festa em condomínio?

Para usufruir de todos os benefícios do salão de festas, é importante conhecer e respeitar as boas práticas e normas de uso desse espaço. Cada condomínio tem regras próprias que podem ser consultadas na portaria ou administração. 

Ao respeitar essas normas, você coopera com a boa convivência  e garante o uso do espaço sem ficar restrito ou tomar multas. Conheça abaixo as regras básicas.

Reserve com antecedência

É importante fazer a reserva do salão de festas com certa antecedência, pois costuma ser um espaço bastante concorrido, especialmente aos finais de semana. Em geral, na própria portaria ou administração você tem acesso à agenda e disponibilidade, e pode fazer o agendamento sem dificuldades, ficando ciente também dos valores que precisam ser pagos pelo uso e limpeza, caso existam.

salão de festas apogeu barra Riva
Salão de festas do Apogeu Barra, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro (RJ).

Respeite o horário de uso

É muito importante não ultrapassar o horário estabelecido para o uso do salão de festas, especialmente para evitar perturbações aos demais condôminos. Esse horário pode variar conforme normas específicas do condomínio e você pode se informar na hora de fazer a reserva.

Não exceda o limite de convidados

A depender do tamanho do salão, há um limite determinado para o número de convidados que você pode chamar. Respeitar a capacidade máxima é importante para a segurança e conforto de todos.

Cuide bem do espaço

Ainda que você pague uma taxa de limpeza, é de bom-tom zelar pelo espaço, evitando desorganização e cuidando da conservação e limpeza, não apenas do ambiente, mas dos equipamentos e objetos que ficam no salão de festas. Caso algo quebre ou estrague, é importante informar à administração e arcar com os prejuízos.

Como organizar sua festa no salão do condomínio?

As festas em condomínio podem ser bastante versáteis, desde um almoço de família, aniversários infantis, churrascos de domingo ou festas mais animadas à noite, desde que seja respeitado os horários e regras.

Se o seu condomínio tem salão de festa com piscina, uma festa diurna, que comece na hora do almoço e vá até o fim da tarde, é uma excelente opção para ter um dia descontraído. Nesse caso, vale pensar no cardápio e, caso você não prepare a refeição e não contrate uma equipe para isso, pode pedir para que cada convidado leve um prato.

Quanto às bebidas, certifique-se de que o salão de festas tenha uma geladeira ou freezer que comporte a quantidade que você precisa. Uma boa opção é levar coolers com gelo, caso precise de mais espaço.

E, pensando na decoração de salão de festa, especialmente em aniversários ou festas temáticas, como festas juninas, vale usar a criatividade, pendurando bandeirinhas, cartazes nas paredes e investindo em jogos de mesa combinando com a decoração. Mas é importante lembrar de usar fitas adesivas que não estraguem as paredes ou teto, já que se trata de um espaço compartilhado por todos os condôminos.

Não deixe de visitar o salão antes do seu evento e analise a quantidade de tomadas e equipamentos disponíveis, assim você poderá investir em luzes e em equipamento de som adequados, criando o clima perfeito para a sua festa.

Salão de Festas Alto do Horizonte Riva
Salão de festas do Alto do Horizonte, empreendimento da Riva em Sobradinho (DF).

Com a Riva o lazer do seu condomínio está garantido!

Viver em um condomínio fechado que disponha de área de lazer completa é uma das características mais valorizadas por quem está buscando um novo lar. Pensando nisso, a Riva investe em empreendimentos com infraestrutura de qualidade e diversos espaços de lazer, incluindo salão de festas, espaço gourmet, academia, piscinas e muito mais.

Conheça nossos empreendimentos e trace agora mesmo o seu plano para ter um apartamento que vai te proporcionar tranquilidade e qualidade de vida que você busca!


Post Anterior
Tendências do mercado imobiliário em 2024
Próximo post
Como funciona um financiamento imobiliário? Guia completo