Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamento novo: 7 dicas imperdíveis para comprar o seu

  • 9 de abril de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Apartamento novo: 7 dicas imperdíveis para comprar o seu Riva Incorporadora

Entenda tudo o que você precisa considerar antes de comprar seu apartamento novo para fazer a melhor escolha para você e para sua família.

Comprar um apartamento novo é um passo importante para um investimento a longo prazo que, além de proporcionar segurança, conforto e bem-estar para você e sua família, é um bem que se valoriza ao longo do tempo. Dessa maneira, é essencial fazer uma escolha pautada em detalhes que não podem passar despercebidos, para que esse investimento valha a pena e você possa morar em um condomínio com toda a infraestrutura que você precisa para uma melhor qualidade de vida. 

Pensando nisso, a Riva preparou 7 dicas incríveis para você escolher seu apartamento novo e dar um importante passo. Confira agora mesmo!

Os benefícios de deixar o aluguel e comprar um apartamento

Há muitos benefícios em comprar um apartamento novo. O primeiro deles é que você vai investir seu dinheiro em um imóvel próprio, o que vai trazer segurança e estabilidade financeira para você e para a sua família.

Além disso, um apartamento novo tende a se valorizar ao longo do tempo. Isso porque a região pode atrair estabelecimentos importantes, como shoppings, redes de supermercados, estações de metrô, trem e ônibus, entre outros. Outra vantagem de comprar um apartamento é que você pode personalizá-lo como preferir, sem ter que depender da aprovação do locatário — vale fazer textura em algumas paredes, mudar o revestimento do banheiro, transformar a varanda em uma pequena área gourmet com churrasqueira e muito mais!

Confira 7 dicas para escolher um apartamento novo

Um apartamento novo é um investimento que demanda muita atenção a vários fatores, que vão desde o local ideal, as condições estruturais do imóvel e opções de lazer e serviços que vão tornar a rotina da família muito mais confortável. Confira as dicas imperdíveis e escolha o imóvel ideal para você.

1. Considere o local que você pretende morar

Escolher o local que você pretende morar vai muito além de apontar uma região no mapa. É importante considerar uma série de fatores, por exemplo, se você pretende morar perto dos seus familiares, se você tem mais disposição para deslocamentos de carro ou de transporte público até o trabalho, ou se prefere morar próximo da empresa que trabalha.

Dessa maneira, vale conferir os serviços de mobilidade do bairro: se tem vias de acesso a regiões importantes, se o transporte público é bem estruturado, entre outros. Essas são questões que influenciam na valorização de imóveis da região.

Também é essencial considerar as necessidades e as preferências de quem vai morar com você; se você tem filhos em idade escolar, por exemplo, é importante optar por um bairro com fácil acesso à escola em que eles estudam ou, ainda, conferir se há boas escolas na região que possam atendê-los.

2. Pesquise sobre a infraestrutura do local escolhido

Um bairro excelente é aquele que tem a infraestrutura ideal, com serviços essenciais como  supermercados, feiras livres, farmácias, clínicas e serviços de urgência e emergência. Também é relevante as opções de lazer, como parques, praças, centros culturais e outros. 

Outra questão importante é quanto à rotina do bairro, é visitar o local que você pretende morar em diferentes dias da semana e horários, como em uma terça de manhã e em uma sexta-feira à noite e no domingo, pois a movimentação local pode variar dependendo do horário. Vale também conferir a segurança e o policiamento do bairro, se há postos de polícia ou da guarda municipal nas redondezas.

guarita porto imperial riva
Fachada do Origem Porto Imperial, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro (RJ).

3. Avalie o tamanho do apartamento ideal para você e sua família

Após escolher o bairro e conferir a infraestrutura da região, é hora de entender como avaliar um imóvel, considerando as necessidades de quem vai morar nele. Os apartamentos em condomínio são uma ótima escolha, já que, além de aconchegantes, normalmente dispõem de portaria 24 horas e outras opções de lazer e de serviços para toda a família

Antes de escolher o apartamento, vale entender o tamanho adequado, se é interessante considerar um apartamento com dois ou três dormitórios e se uma suíte também seria uma boa alternativa. As opções de apartamento com varanda estão em alta, já que incluem um espaço que pode ser usado como área gourmet, como ambiente de brinquedos e até com uma piscininha das crianças ou simplesmente para ler um bom livro e apreciar a vista.

4. Pesquise sobre os serviços disponíveis no condomínio

Atualmente, os condomínios oferecem opções de serviços e de lazer que atendem a toda a família. Desde os espaços coworking, perfeitos para quem trabalha remotamente e precisa de um local devidamente equipado, playground e brinquedoteca para os pequenos, e academias, que eliminam a necessidade de enfrentar o trânsito para se exercitar. Sem contar com as quadras e as piscinas, que agradam pessoas de todas as idades. 

Piscina adulto Duet Barra Riva
Piscina do Duet Barra Residence, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro (RJ).

Alguns condomínios dispõem de um espaço para o bem-estar dos pets, com tudo que eles precisam para brincar e se exercitar.

Assim, vale entender o que você e sua família gostariam de ter em um condomínio, para que tenham que se deslocar menos para outras regiões da cidade e até mesmo para ter um espaço para receber a família e os amigos, em um salão de festas ou em um quiosque com churrasqueira.

Churrasqueira Influence Triunfo Riva
Área da churrasqueira do Influence Triunfo, empreendimento da Riva em São Paulo (SP). 

5. Considere as condições de pagamento

Comprar um apartamento novo, mesmo que o comprador não tenha o dinheiro para pagar à vista, tem sido cada vez menos complexo, graças às variadas condições de financiamento e programas do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida

Assim, é importante conversar com o corretor de imóveis da incorporadora para entender como funciona um contrato de financiamento e os tipos de parcelamento disponíveis, para que você escolha o ideal, aquele que vai se encaixar no seu orçamento sem comprometer a renda familiar mensal.

6. Apartamento na planta ou pronto: conheça as opções

Outra facilidade de comprar um apartamento novo em condomínio é que você pode comprar um imóvel que esteja prestes a ser entregue ou, ainda, optar pelo financiamento na planta, no qual você vai pagando as parcelas enquanto o apartamento está em construção.

Se você não tem pressa de se mudar para o novo apartamento, comprar na planta pode ser uma ótima alternativa, para você aproveitar as condições de lançamento do empreendimento, que normalmente incluem descontos e valores mais baixos para quem precisa de uma mudança rápida, os empreendimentos prontos também oferecem condições bastante atrativas, principalmente se o condomínio tiver sido entregue recentemente.

COZINHA INTEGRADA RESERVA JARDIM RIVA INCORPORADORA
Apartamento decorado do Reserva Jardim, empreendimento da Riva em Contagem (MG).

7. Escolha uma construtora confiável

Conhecer a construtora e incorporadora responsável pelo apartamento que você pretende comprar é essencial. Busque referências de outros empreendimentos já entregues pela empresa, converse com moradores para entender como foi o processo de entrega das chaves, se ocorreram atrasos ou outros contratempos. Assim, você escolhe uma empresa que vai cumprir com tudo o que foi combinado no fechamento do contrato e você não terá surpresas ao receber seu imóvel.

Seu apartamento novo está na Riva Incorporadora

A Riva Incorporadora é do Grupo Direcional, que está há mais de 40 anos entregando empreendimentos de qualidade com o conforto, a segurança e o bem-estar que você e sua família merecem, em diferentes estados do Brasil. A Riva está atenta a cada detalhe e entende que viver bem não deve ser um sonho distante, mas sim, uma condição alcançável por todos. 

Agora que você já conferiu dicas incríveis para escolher seu apartamento novo, conheça os imóveis da Riva Incorporadora e compre o seu com as melhores condições de financiamento!


Post Anterior
Como funciona um financiamento imobiliário? Guia completo
Próximo post
Imposto de Renda 2024: saiba quais são os prazos e como declarar