Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como decidir o tamanho ideal de apartamento?

  • 14 de fevereiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Como decidir o tamanho ideal de apartamento? Riva Incorporadora

A mudança para um novo imóvel é uma decisão importante que requer cuidados para não resultar em prejuízos. Saiba o que levar em conta ao decidir o tamanho ideal do apartamento!

A mudança para um novo apartamento pode ser um dos investimentos financeiros mais caros e importantes da sua vida. Por isso, a escolha de um lar pode ser um processo bem complicado para alguns, já que qualquer falta de cuidado pode resultar em prejuízos e dores de cabeça.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Já que esse tipo de processo demanda atenção, é preciso decidir o tamanho ideal de apartamento que você e sua família precisam. Porém, quem nunca passou por essa escolha antes pode sentir ainda mais insegurança.

Se esse é o seu caso, fique com a gente. Neste post, você vai encontrar muitas dicas importantes para não assumir riscos e conquistar o lar ideal. Boa leitura!

Por que pensar no tamanho do apartamento?

Quando nos mudamos para um lugar novo, a expectativa é de não ter problemas durante a sua estadia por muitos anos. Mas na prática, a nossa rotina e convivência não costumam ser as mesmas ao longo da vida.

Você pode preferir viver sem nenhuma companhia por anos, mas depois, precisar dividir um apartamento por questões financeiras com alguém. Talvez queira se casar ou começar a ter uma rotina de morar junto com seu parceiro ou parceira. Quem sabe, ter filhos? E será que o seu apartamento está preparado para isso?

Para decidir o tamanho ideal de apartamento você precisa levar detalhes (como a sua qualidade de vida) em conta. Por isso, é preciso elaborar um planejamento antes de começar a procurar um imóvel que atenda às suas necessidades.

Quais fatores devo analisar ao decidir o tamanho ideal do apartamento?

Ao definir alguns critérios antes de iniciar as suas visitas, você conseguirá filtrar suas opções com mais clareza. Confira abaixo os fatores que mais merecem a sua atenção.

Tamanho da família

O tamanho ideal de apartamento leva em conta uma característica fundamental: o número de pessoas prestes a morar nele. Também é preciso pensar no futuro, já que a tendência é que você continue a morar no mesmo lugar por muito tempo, certo?

Você pode optar por um imóvel mais compacto e minimalista, caso esteja sozinho ou com mais uma pessoa, mas se existe a possibilidade de a família aumentar em breve, lembre-se de que sobrar espaço é sempre melhor do que faltar.

Hábitos da família

Você gosta de receber visitas ou é uma pessoa mais reservada? As pessoas que moram com você também são assim? Alguém tem ou gostaria de ter pets? Vocês pretendem realizar celebrações, churrascos ou confraternizações? Também pode ser interessante analisar se o apartamento conta com uma área de lazer para isso.

Isso ainda pode ser levado em conta na hora de definir quantos cômodos serão necessários. Uma pessoa que trabalha em regime de home office, por exemplo, pode necessitar de um pequeno escritório para passar a maior parte do dia. Quem tem cachorros ou gatos pode preferir um espaço com varanda e por aí vai.

Estrutura interna

Alguns detalhes devem ser avaliados no momento das visitas, ou esclarecidos antecipadamente, caso esteja lidando com um imóvel na planta.

  • Os quartos, a cozinha e as áreas comuns devem ter janelas amplas, para garantir boa ventilação e iluminação durante o dia.
  • Se o local possui áreas de lazer, pense em quais delas você realmente utilizará e verifique se serão entregues equipadas e decoradas, pois a existência desses espaços pode elevar bastante a taxa de condomínio.
  • Confira as medidas de sua garagem com o auxílio de uma trena, e veja se elas condizem com as descrições documentadas do imóvel.

Analisar o acabamento do imóvel para ter conhecimento de todas as suas falhas e dos pontos fortes vai tornar a sua missão de decidir pelo apartamento ideal muito mais fácil.

Gostou do post? Então, aproveite para divulgar este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, você também pode ajudar seus amigos a escolher o apartamento perfeito.


Post Anterior
Crédito associativo imobiliário: entenda o que é e como utilizá-lo
Próximo post
Vale a pena investir em imóveis para alugar?