Como montar um cantinho de estudo no seu apartamento

  • 29 de março de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como montar um cantinho de estudo no seu apartamento Riva Incorporadora

Já pensou no seu cantinho de estudo? Ter um espaço dentro do apartamento dedicado apenas para uma determinada atividade ajuda a fazer com que a produtividade aumente, além de melhorar a organização diária.

Quando o assunto é estudo, um ambiente que favorece a concentração e permite seguir uma rotina de forma equilibrada faz toda a diferença. Sendo assim, que tal saber o que você pode fazer para preparar um espaço para isso dentro de casa?

Neste post, entenda por que vale a pena ter um ambiente de estudos e confira algumas dicas para montar o seu cantinho!

Por que ter um ambiente para estudo?

Para ter sucesso em uma tarefa, é preciso considerar os diversos fatores que estão relacionados a ela. No caso do aprendizado de qualidade, é fundamental contar com organização, atenção e conforto.

Dentro desse contexto, o ambiente em que você estuda está totalmente associado com os fatores que vão fazer com que as tarefas sejam concluídas com êxito e o conteúdo possa ser absorvido com mais facilidade.

Afinal, um espaço agradável permite uma boa organização, é livre de distrações e apresenta todos os recursos necessários para que você possa passar o tempo que precisar, sem abrir mão do conforto.

Ou seja, ao criar o seu próprio canto de estudo, você garante mais produtividade nas atividades acadêmicas, evita a procrastinação e desfruta de ótimos resultados, como maiores notas, otimização de tempo e mais aprendizado.

Como montar um cantinho de estudo?

Já que ter um ambiente próprio para estudo no apartamento é tão importante, vale a pena conferir algumas dicas para montar o seu cantinho da melhor maneira, não é mesmo? A seguir, veja as nossas sugestões!

Defina o espaço 

O primeiro passo é definir onde será o seu espaço de estudos. Quando falamos em cantinho, queremos dizer que qualquer ambiente é válido, independentemente do tamanho, desde que possa oferecer o conforto necessário para desempenhar as suas tarefas.

Separe os materiais necessários

Com o lugar definido, você consegue pensar mais no que precisa ter nesse ambiente e planejar os móveis que cabem perfeitamente no local. Assim, é possível evitar erros de medidas ou demais transtornos por falta de espaço na casa.

Agora, é hora de fazer a lista dos materiais que você vai precisar para montar o cantinho e personalizá-lo à sua maneira. Para isso, pense em todos os objetos que podem ser necessários na rotina de estudos, considere o tamanho de todos eles e reflita sobre como mantê-los organizados.

Dessa forma, é possível pensar melhor na sua escrivaninha, observando o tamanho que ela precisa ter, a quantidade de gavetas e demais funcionalidades para atender a todas as expectativas criadas.

Capriche na iluminação

A iluminação é um ponto muito importante para o conforto visual do seu ambiente. Lugares que apresentam uma boa entrada de luz natural apresentam mais vantagens, tendo em vista que são mais claros e dispensam a necessidade de gastos excessivos com energia elétrica.

No entanto, se você costuma estudar à noite ou se não consegue um espaço bem iluminado, é importante ir em busca de luminárias de mesa para garantir que você consiga enxergar tudo o que precisa durante os estudos.

Otimize espaço

Lembre-se de que o conforto é essencial para o seu ambiente. Desse modo, todo espaço livre pode ser aproveitado da melhor maneira. Para isso, é importante apostar em algumas estratégias de otimização.

Utilizar prateleiras e caixas de organização, por exemplo, é uma excelente ideia para não usar tantos espaços do chão, deixando o ambiente mais livre e aconchegante para a sua rotina de estudos.

Estilize

O próximo passo é deixar o cantinho com a sua cara. Aposte na decoração do ambiente para trazer um pouco mais da sua personalidade, dos seus gostos e das suas motivações nos estudos. 

Essa é uma das etapas mais estimulantes para as pessoas. Afinal, é possível se divertir bastante decorando a casa e colocando um pouco mais de você em cada coisa do seu cantinho.

Para caprichar na decoração, tire um tempo para refletir sobre o que mais gosta ou sobre os itens que mais representam você. A partir disso, é só deixar a criatividade fluir para criar um ambiente bonito e organizado.

Mantenha a organização

Quer uma dica para levar por toda a vida? Tenha uma mesa de estudos ou trabalho organizada. Um simples gesto de ajeitar os objetos dispostos tem um forte efeito na forma como lida com a rotina.

Fazer as atividades acadêmicas em um ambiente bagunçado só vai fazer com que você se estresse, tenha mais distrações e não consiga render direito. No entanto, organizar o espaço pode ser complicado no dia a dia.

Por isso, uma alternativa é limpar a sua mesa sempre que terminar um dia de estudos. Assim, você não acumula bagunça e deixa todo o ambiente pronto para o dia seguinte.

O que não pode faltar no canto para estudo?

Lembra que falamos para fazer uma lista com os materiais necessários para o seu canto de estudos? Se está com dificuldade de pensar o que precisa estar no ambiente, trouxemos as nossas próprias sugestões para ajudar, como:

  • tenha uma cadeira confortável;
  • aposte em uma mesa ou escrivaninha espaçosa;
  • conte com um apoio de pés — lembre-se de que passar muito tempo em uma posição desconfortável pode trazer prejuízos à coluna;
  • garanta um computador ou tablet;
  • compre o material escolar necessário, como canetas, folhas, régua e afins;
  • use os equipamentos e ferramentas que podem ajudar na sua rotina de estudos, como calculadora, relógio, bloco de anotações, pastas, entre outros.

Estas dicas encheram você de ideias de como criar o cantinho de estudos? Então, tire um tempo para planejar como gostaria de montar esse espaço e, em seguida, coloque em prática o passo a passo que demos neste post. Em pouco tempo, será possível notar os resultados positivos na rotina, como motivação, produtividade e sensação de bem-estar.

Gostou deste post? Então, aproveite a oportunidade e compartilhe o artigo nas redes sociais para que os seus amigos também entrem nessa jornada de criar um canto para estudar melhor.


Post Anterior
Mulheres na construção civil e no mercado imobiliário: há espaço para elas?
Próximo post
10 cuidados com a casa essenciais que você precisa conhecer agora mesmo

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.