Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Conceito aberto: vantagens e desvantagens de espaços sem paredes

  • 12 de agosto de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Conceito aberto: vantagens e desvantagens de espaços sem paredes Riva Incorporadora

O conceito aberto permite uma maior integração entre os cômodos. Contudo, é necessário ter um bom planejamento na hora de implementá-lo no seu lar.

Você já ouviu falar do conceito aberto em casas e apartamentos?

Ele se apresenta como uma forte tendência da arquitetura, pois fornece uma visão moderna e arrojada para os cômodos, além de garantir espaços mais amplos.

No entanto, antes de comprar um imóvel ou se mudar para um ambiente que adote esse estilo, é necessário saber os prós e contras de morar em espaços sem paredes.

Sendo assim, a Riva Incorporadora preparou este artigo para te mostrar as vantagens e desvantagens do conceito aberto em casas e apartamentos. Confira!

Afinal, o que significa conceito aberto em uma casa ou apartamento?

O conceito aberto se refere a uma forma de integrar os cômodos de uma casa ou apartamento sem o uso de paredes. Assim, se amplia o ambiente do imóvel.

Geralmente, esse estilo compreende a sala de estar, a cozinha e, se houver espaço, a sala de jantar. Na maior parte dos projetos, não se incluem quartos e banheiros.

Sua casa ou apartamento está preparado para um espaço sem paredes?

Para responder essa pergunta, é necessário considerar a estrutura física do imóvel. Em muitos ambientes, existem pilares que não podem ser removidos e isso compromete a aplicação do conceito aberto.

Por exemplo, esse estilo pode ser uma ótima opção para apartamentos pequenos, pois dá a sensação de haver mais espaço. Em ambientes com mais espaço, isso exige um planejamento adequado.

Antes de se decidir, procure por um arquiteto

Caso deseje fazer uma reforma para implementar o conceito aberto, consulte um arquiteto. Afinal, um bom profissional considera o seu perfil, o que você almeja e o espaço disponível.

Desse modo, você tem acesso a um trabalho profissional que não compromete a estrutura e ainda considera a funcionalidade do ambiente.

conceito aberto
Modelo de conceito aberto em apartamento no Reserva do Alto (Valinhos – SP)

Vantagens de ter conceito aberto na sua residência

Agora que você entendeu o objetivo do conceito aberto nas casas e apartamentos, vamos listar as principais vantagens desse estilo para as residências. Continue lendo para descobrir!

Conceito aberto: integrar ambiente é sinônimo de mobilidade

Com os cômodos integrados, fica mais fácil se locomover por eles e ainda fornece uma maior proximidade com outras pessoas, melhorando a relação entre moradores ou possíveis visitantes.

Outro aspecto positivo é que esse aumento na mobilidade também contribui para manter a casa arrumada todos os dias, visto que o acesso aos lugares é bem mais prático.

Melhoria na iluminação natural

Pensar em um conceito aberto significa utilizar a iluminação natural a favor da residência. Nesse sentido, há mais espaços para janelas que proporcionam visibilidade e trazem um maior contato com o exterior.

Em muitos ambientes, essa integração ocorre com varandas e terraços, espaços abertos que também oferecem esse contato bacana com a luz natural.

Temperatura mais amena

Outro elemento muito positivo se refere à circulação de ar nos cômodos. Com isso, a temperatura fica mais agradável e fresca para todos os moradores. Assim, a sensação de bem-estar aumenta de modo significativo.

Móveis planejados são aliados da organização

Móveis sob medida ocupam papel central no conceito aberto, pois se trata de um estilo que respeita as dimensões dos ambientes e visa otimizá-los.

Uma dica interessante é apostar em móveis funcionais para ambientes compactos. Afinal, essas peças de mobiliário oferecem mais versatilidade para os cômodos.

Pendure o que puder com o auxílio de ganchos

Você pode utilizar ganchos para pendurar diversos utensílios e objetos de decoração, conferindo um charme muito especial e único para a sua moradia.

Muitos objetos de cozinha, como panelas, podem ser suspensos. Em diversas casas, as pessoas penduram suas plantas. Como pode ver, opções não faltam!

conceito aberto em apartamento decorado
Modelo de conceito aberto no decorada do Estilo Sintonia (Belo Horizonte – MG)

Pontos de atenção sobre conceito aberto

Até agora, você conheceu todos os prós de ter uma residência baseada no conceito aberto. Entretanto, também listamos o que pode ser desvantagem ao adotar esse modelo em casas e apartamentos.

Ruídos e barulhos podem se intensificar

Um dos elementos negativos dos espaços abertos é que os ruídos não ficam contidos em um único lugar. Portanto, é necessário compreender que pode-se ouvir o barulho da cozinha na sala e vice-versa.

Com efeito, os barulhos podem se intensificar e acabar gerando reações negativas que afetam a convivência das pessoas.

Derrubar paredes pode fazer não sobrar espaço para armários

A ausência de paredes acarreta em pouco espaço para armários e isso pode ser um problema se a família possui um grande número de utensílios e objetos.

Por isso, considere o espaço disponível para armazenamento e utilize-o da melhor forma. Outra opção é investir em estantes e móveis planejados para minimizar essa perda.

Menos privacidade

Por fim, um dos principais problemas na ausência de paredes é a diminuição da privacidade.

Muitos apartamentos não contam com um espaço para estudo ou trabalho. Além de atrapalhar a rotina, pode prejudicar o relacionamento entre as pessoas da casa.

Diante disso, é muito importante analisar esses elementos antes de tomar qualquer decisão. Pense na sua felicidade em primeiro lugar, pois assim você irá escolher da maneira correta!

Quer conhecer apartamentos com os melhores espaços? Conte com a Riva Incorporadora!

De modo geral, o conceito aberto proporciona ambientes mais amplos e funcionais. Mas quer realmente ter acesso a apartamentos com os melhores espaços do mercado? Então, conheça a Riva Incorporadora!

O nosso principal objetivo é facilitar para você a conquista da casa própria. Para isso, oferecemos novas possibilidades de imóveis em localizações acessíveis e com o atendimento personalizado que você merece.

Portanto, encontre o imóvel dos seus sonhos agora mesmo! E continue navegando no Blog da Riva Incorporadora para ter acesso a mais conteúdos exclusivos.


Post Anterior
Apartamento garden: um espaço extra e diferenciado para o seu apê
Próximo post
Ideias para quarto de bebê: confira 7 dicas imperdíveis!